quarta-feira, 28 de junho de 2006

Poço Doce II - Mapeamento Cultural 2006

Texto da Ficha 1
MANIFESTAÇÕES CULTURAIS E EVENTOS



“FESTA JUNINA”


Nome da Manifestação Cultural ou evento: Quadrilha


A Escola de Ensino Fundamental Francisco das Chagas e Silveira , localizada em Poço Doce II, tem como tradição realizar todo ano no mês de junho uma quadrilha. Na ocasião reúnem toda a comunidade local, especialmente os alunos, professores, diretoria e pais para estas comemorações, onde tem início com um ensaio diário até o dia da quadrilha.
Na noite da comemoração, que acontece no pátio da escola, são utilizados para a festa: som, músicas juninas, roupas estampadas, enfeites juninos e comidas típicas.
A dança da quadrilha é feita com 12 pares onde dançam com muita animação, contagiando as pessoas que vão lá para assistirem. Além da quadrilha os alunos, crianças, jovens e adolescentes, apresentam outras danças típicas como forró, onde são resgatados os valores culturais da comunidade.


Autor – Carlos Augusto do Nascimento
Data - 10/06/2006
Idade - 10 anos


Texto da Ficha 1
MANIFESTAÇÕES CULTURAIS E EVENTOS



“FESTA NOSSA SENHORA DE NAZARÉ”


Nome da Manifestação Cultural ou evento: Festa da Padroeira


A capela de Nossa Senhora de Nazaré teve o início de sua construção em 1999, onde o casal Raimundo Daniel da Silveira e Maria Nazaré Silveira fizeram uma promessa e ao alcançarem a graça desejada realizaram a construção da mesma.
As famílias se reúnem para a realização da festa da padroeira de 05 a 14 de setembro. É um grande momento de oração e alegria para as famílias de Poço Doce II e das comunidades vizinhas.
Todas as noites aproximadamente 200 pessoas entre crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos se reúnem na capela para assistirem as novenas e no momento são discutidos diversos temas como pregações específicas às crianças, jovens e adolescentes.


Autor – Carlos Augusto do Nascimento
Data - 15/05/2006
Idade - 10 anos


Texto da Ficha 1
MANIFESTAÇÕES CULTURAIS E EVENTOS



“O REISADO”


Nome da Manifestação Cultural ou evento: Reisado


O reisado é uma manifestação cultural desenvolvido na comunidade de Poço Doce II, onde um dos participantes é um idoso de 77 anos de idade.
A manifestação acontece anualmente e dura no mínimo seis horas. Os participantes são oito pessoas que se fantasiam de velha, cavalo marinho, boi, caburé, caçador, burra, bode e outros animais. Utilizam um pandeiro e no meio de um círculo cantam versos e dançam alegremente com muita animação.
O reisado hoje na comunidade não é muito valorizado pelos mais jovens e é preciso que se resgate esses valores culturais, principalmente incentivando os jovens e adolescentes a participarem dessas manifestações e passarem às gerações futuras.


Autor – Carlos Augusto do Nascimento
Data - 15/05/2006
Idade - 10 anos

Texto da Ficha 2
OFÍCIOS E MODOS DE FAZER



“ARTESANATO COM FIO E LINHA”



Na comunidade de Poço Doce II uma das principais ocupações as mulheres é a varanda feita para redes de dormir.
Em suas próprias casas as mulheres utilizam para o feitio, fio e lã feitas de algodão e agulha. Uma das artesãs mais velhas da comunidade lembra que começou a trabalhar aos onze anos de idade, onde as primeiras agulhas utilizadas eram confeccionadas por ela própria. Feita de palito de coqueiro depois com arame. Agora já se compra agulhas fabricadas especialmente para este fim.
Apesar da não valorização do produto, pois custa muito barato depois de pronto, é uma fonte de renda onde as mulheres ajudam no sustento da família. E esse ofício vai sendo ensinado pelas mães às filhas, garantindo assim o aprendizado aos jovens e adolescentes da comunidade local. Confeccionam além de varandas, chapéus, bolsas e sapatinhos para crianças.


Autor – Carlos Augusto do Nascimento
Data - 06/06/2006
Idade - 10 anos


Texto da Ficha 2
OFÍCIOS E MODOS DE FAZER



“A FARINHADA”



A farinhada é um trabalho desenvolvido na comunidade de Poço Doce II pelos agricultores locais. Apesar da não valorização dos produtos da agricultura, é ainda a principal fonte de renda das famílias, já que vem desde os mais antigos da comunidade.
A farinhada acontece sempre no início do verão e numa casa de farinha com tanques, motor, prensa e um forno para secar a farinha e a goma. Tudo acontece em várias etapas. Iniciando com o plantio da mandioca e no ano seguinte, após muitos andados com a plantação, a mandioca é arrancada e carregada em animais para a casa de farinha na qual passa por um processo de raspagem da casca da mandioca. Em seguida é realizado um processo de serragem onde é obtido uma massa grossa e mistura-se com água para a retirada da goma. Após a secagem da massa em uma prensa é peneirada e levada ao forno de lenha no qual obtém-se o produto final: a farinha e a goma.
Essa prática acontece principalmente para o sustento das famílias. Todo esse processo é de grande importância para a criança e o adolescente, onde passa de geração em geração.


Autor – Carlos Augusto do Nascimento
Data - 08/06/2006
Idade - 10 anos


Texto da Ficha 2
OFÍCIOS E MODOS DE FAZER



“ARTESANATO COM PALHAS DE CARNAUBEIRA”



Na comunidade de Poço Doce II as pessoas mais idosas tem como ocupação o artesanato em palhas de carnaubeira. Fabricam tranças, chapéus, vassouras e sacas para guardar.
A palha é retirada da carnaubeira com foices de cabo grande feito de bambu para alcançar as palhas. Por serem produtos muito baratos, as pessoas da comunidade se interessam por essas profissões. Só algumas pessoas mais velhas que já sabem o ofício e que fazem somente para seu consumo. A palha atualmente está sendo cortada com máquina onde corta em pedacinhos chamados baganas, que são usados como adubo para a agricultura local e é também aproveitado o pó da palha para fazer a cera onde na sede do Município é comercializado.


Autor – Carlos Augusto do Nascimento
Data - 12/06/2006
Idade - 10 anos

Texto da Ficha 3
LUGAES, PRÉDIOS E CONSTRUÇÕES



“EEF FRANCISCO DAS CHAGAS E SILVEIRA”



Localiza-se na localidade de poço Doce II. Foi fundada em dezembro de 1988 e logo entrou em atividade, sendo inaugurada em março de 1989. Hoje está bem estruturada após ter sido reestruturada diversas vezes.
Com o surgimento da escola mudou muito a situação da localidade, pois em anos anteriores escola não havia e hoje já é uma prioridade para as crianças carentes, ou que moram em locais afastados, facilitando a elas o livre acesso à educação, um direito de toda criança.
A importância do objeto mapeado é que traz grandes benefícios às comunidades de um modo geral, oferecendo qualidade de ensino desde à Educação Infantil (Alfabetização à 4ª Série), Ensino Fundamental (5ª a 7ª Série) à EJA (Educação de Jovens e Adultos).


Autor – João Mendes de S. Filho
Data - 06/06/2006
Idade - 15 anos



Texto da Ficha 3
LUGAES, PRÉDIOS E CONSTRUÇÕES



“IGREJA SANTA NAZARÉ”



Localiza-se em Poço Doce II, Cruz - Ceará. Foi por meio de uma promessa que surgiu a necessidade de ser construída a capelinha, permitindo-nos a possibilidade de nos aproximarmos mais de Deus.
Foi algo de grande relevância a criação da Igreja para a vida cultural do Município, pois trouxe uma prioridade muito importante, que é conhecermos o plano de Deus.
A importância principal é aproximar crianças e jovens da nossa comunidade para que todos possam se engajar na vida religiosa e conhecer melhor através de seres humanos a Palavra da Salvação.


Autor – João Mendes de S. Filho
Data - 22/06/2006
Idade - 15 anos


Texto da Ficha 3
LUGARES, PRÉDIOS E CONSTRUÇÕES



“AÇUDE DA PRATA”


Localizado em Poço Doce II. Na região antes só havia mata e foi feito pique para o início da obra. A construção começou em 1954 e só terminou em agosto de 1955. Pois durante este período houve suspensão na obra.
Foram trabalhadores manuais na obra: Francisco de Melo, Francisco das Chagas, Daniel José, Raimundo Pinto, Ermeto Tomás de Sousa, Francisco e Pedro Cunha e os Pereiras. A construção do açude era difícil, os animais carregavam barro e piçarra em barris de madeira. Duca Albano foi o responsável pela construção e ficou com o restante do serviço.
Atualmente o açude beneficia a comunidade em vários aspectos como: diversão, lazer, alimentação e beleza natural. Carrega em sua história uma boa lembrança na vida de seus antepassados.


Autor – João Mendes de S. Filho
Data - 12/06/2006
Idade - 15 anos


Texto da Ficha 4
LENDAS, CAUSOS, SUPERSTIÇÕES E CURIOSIDADES



“BICHO-PAPÃO”



Esta lenda acontece à noite, principalmente em quarto de criança. Trata-se de um monstro peludo e de cabeça grande, que adora roubar crianças que não querem dormir. E nas canções de ninar observamos que as mães cantam: “Dorme, filhinho do coração, não tenha medo do bicho-papão”.
O monstro é tão amedrontador que chega a tirar o sono das crianças, mas não faz nada sem ter motivo, isto é, se a criança não insistir e dormir logo, o bicho não ataca. As crianças hoje em dia o temem, mas não como antigamente, pois com o passar do tempo, as histórias do bicho-papão se tornaram mais divertidas e menos assustadoras.


Autor – Francisca Isabel do Nascimento
Data - 10/05/2006
Idade - 16 anos


Texto da Ficha 4
LENDAS, CAUSOS, SUPERSTIÇÕES E CURIOSIDADES



“IARA”



Esta lenda acontece à beira dos rios. Trata-se de uma sereia que atrai os pescadores para o mundo do rio, onde os mata afogados. É conhecida também como mãe d’água.
Um pescador que se encontra pescando á tardinha, foi atacado pela sereia e nunca mais voltou, pois foi morto.
As crianças mais travessas ainda temem a mãe d’água, principalmente as que moram na zona rural, que não olham para o poço de água com medo de serem atacadas.


Autor – Francisca Isabel do Nascimento
Data - 16/06/2006
Idade - 16 anos


Texto da Ficha 4
LENDAS, CAUSOS, SUPERSTIÇÕES E CURIOSIDADES



“VITÓRIA-RÉGIA”



Esta lenda aconteceu há muito tempo à beira de um rio. Conta-se que certa vez uma índia apaixonou-se pela lua, o guerreiro branco assim chamado por ela, quando aparecia refletida na água a lua. Certa noite ela não resistiu ao ver o reflexo branco e resolveu fugir com o guerreiro, mas ao pular na água morreu afogada.
Iara, a índia, transformou-se por obra da lua numa flor, que ainda hoje é encontrada flutuando nos rios. A lenda não é apenas uma simples história inventada, pois desperta muito interesse pelo romantismo contido.


Autor – Francisca Isabel do Nascimento
Data - 16/06/2006
Idade - 16 anos


Texto da Ficha 4
LENDAS, CAUSOS, SUPERSTIÇÕES E CURIOSIDADES



“CURUPIRA”



Esta lenda acontece nas matas brasileiras. Trata-se de um índio com cabelo de fogo e pés virados para trás, que ajuda a despistar os caçadores, que se perdem seguindo as pegadas esquisitas.
Tudo que ele faz é por bem, por amor á natureza, a quem defende. Ele habita em florestas, protegendo os animais que moram nela, pois se não fizer isso é provável que desmatadores e queimadores destruam as árvores e ponham os bichos em extinção, já que muitas espécies se encontram ameaçadas.
Mais que uma lenda, o curupira é um exemplo de responsabilidade e preservação da mãe natureza.


Autor – Francisca Isabel do Nascimento
Data - 12/06/2006
Idade - 16 anos


Texto da Ficha 4
LENDAS, CAUSOS, SUPERSTIÇÕES E CURIOSIDADES



“TOMAR BANHO APÓS UMA REFEIÇÃO FAZ MAL”



É uma superstição bastante antiga, inventada pelas mães que se preocupam com a segurança dos filhos, não permitindo que eles tomassem banhos sozinhos e distantes de casa para não se afogarem.
Hoje em dia foi comprovado que não se pode fazer exercícios físicos como nadar, surfar, pois isto desvia o sangue do estômago para os músculos, dificultando a digestão dos alimentos. Na verdade, não se pode tomar banhos muito quentes após as refeições. Esta superstição não é muito acreditável hoje em dia, visto que há muito absurdo.


Autor – Francisca Isabel do Nascimento
Data - 19/06/2006
Idade - 16 anos


Texto da Ficha 4
LENDAS, CAUSOS, SUPERSTIÇÕES E CURIOSIDADES



“SACI PERERÊ”



Esta lenda acontece o interior do Brasil. Trata-se de um negrinho de uma perna só, que fuma cachimbo e usa gorro vermelho e vive fazendo brincadeira de mau gosto, mas não faz mal a ninguém.
Ele faz tudo sem ser visto. O que ele mais gosta de fazer é trançar o rabo do cavalo, esconder coisas na hora que a gente mais precisa, queimar o feijão. Para pegá-lo é só usar uma peneira e uma garrafa com uma cruz na rolha.
Embora a lenda seja antiga, atrai muito as crianças de hoje.


Autor – Francisca Isabel do Nascimento
Data - 20/06/2006
Idade - 16 anos


Texto da Ficha 4
LENDAS, CAUSOS, SUPERSTIÇÕES E CURIOSIDADES



“SEXTA-FEIRA 13”



Esta superstição existe devido à morte de Jesus Cristo, que foi numa sexta-feira, quando ele foi injustamente morto. Também porque na última ceia havia treze pessoas à mesa e uma delas (Judas) foi quem traiu. Dizem que esta ata é amaldiçoada por Jesus.
A superstição é feita na mente e parece não haver muita relação entre a superstição e a história. As únicas semelhanças são os números 13 e a sexta-feira.


Autor – Francisca Isabel do Nascimento
Data - 10/06/2006
Idade - 16 anos


Texto da Ficha 4
LENDAS, CAUSOS, SUPERSTIÇÕES E CURIOSIDADES



“LOBISOMEM”



Nas noites de lua cheia, sempre nas encruzilhadas é bem possível que você encontre o lobisomem. Cona a lenda que o monstro é um lobo em forma de gente e isso só acontece com um filho que nasce depois de sete filhos.
O monstro aprecia comer esterco, principalmente de galinha, uiva para a lua e sete cemitérios durante a noite, como se a visita de cada cemitério fosse para cada uma de suas irmãs. Suas vítimas são idosos, crianças e mulheres que esperam bebê. Para evitar seu ataque é só usar um objeto de prata ou desenhar na porta uma estrela de seis pontas.


Autor – Francisca Isabel do Nascimento
Data - 10/06/2006
Idade - 16 anos


Texto da Ficha 4
LENDAS, CAUSOS, SUPERSTIÇÕES E CURIOSIDADES



“MULA SEM CABEÇA”



Na noite escura do interior próximo à mata, costuma sempre aparecer a mula sem cabeça. Conta-se que uma mulher levou coice de mula há muito tempo atrás e se transformou em uma mula, que em vez da cabeça tinha fogo.
Conta-se também que de dia o monstro é uma mulher e nas noites sempre de quinta para sexta-feira, transforma-se em mula e sai atacando as mulheres, revoltada por ter se transformada em monstro. O seu relincho e as faíscas assustam muito, mas para evitar seu ataque basta esconder unhas e dentes.


Autor – Francisca Isabel do Nascimento
Data - 10/06/2006
Idade - 16 anos



Texto da Ficha 5
BRINCADEIRAS E BRINQUEDOS INFANTIS



“BONECA DE PANO”



É um brinquedo confeccionado em casa, de baixo custo, que ainda hoje é utilizado pelas crianças.
Muitas crianças ficam curiosas para conhecer esse tipo de brinquedo e saber como foi produzido. Principalmente as meninas quando conversam com as mães sobre os brinquedos de seu tempo.
Conceição, uma senhora de 42 anos, don-de-casa, utiliza tecidos, meias, linhas, botões, algodão, agulha e fabrica lindas bonecas de pano para seus filhos e netos. E algumas vezes para as crianças da localidade.
Para Conceição fabricar bonecas de pano é recordar sua infância e os tipos de brinquedos com os quais se divertia muito.


Autor – Maria Leida dos Santos
Data - 05/05/2006
Idade - 12 anos


Texto da Ficha 5
BRINCADEIRAS E BRINQUEDOS INFANTIS



“PEGA-PEGA”



Eu me chamo Fabíula, tenho 10 anos, estudo a 5ª Série na EEF Francisco das Chagas e Silveira, de Poço Doce II. Desde que nasci moro nesta localidade.
Gosto muito de brincar o pega-pega no pátio da escola com os colegas durante o recreio ou nas aulas de Educação Física. Várias crianças se reúnem e orientam sobre as regras da brincadeira. Todos correm mas apenas uma criança tem a função de pegar. Aquele que for pego passará a ser o pegador.
A maioria das crianças de Poço Doce II gostam do pega-pega. Enfim, é a brincadeira que a gente mais gosta.


Autor – Maria Leida dos Santos
Data - 10/05/2006
Idade - 12 anos


Texto da Ficha 5
BRINCADEIRAS E BRINQUEDOS INFANTIS



“ESCONDE-ESCONDE”



Brinca-se à noite ou ao dia com quantas crianças quiserem. Uma procura e as outras se escondem, quem for encontrado por último passará a ser o caçador. As crianças gostam de brincar na escola, em casa, ou na casa dos colegas.
Ivani, uma estudante de 16 anos, adora a brincadeira e fala que esconde-esconde é uma brincadeira que desenvolve os laços de amizade, de afetividade uns com os outros.



Autor – Maria Leida dos Santos
Data - 12/06/2006
Idade - 12 anos



Texto da Ficha 5
BRINCADEIRAS E BRINQUEDOS INFANTIS



“ATIREI O PAU NO GATO”



É uma brincadeira de roda, que envolve de 08 a 10 crianças. É uma brincadeira muito animada que as crianças brincam no terreiro das casas ou no pátio da escola.
Para todos nós, crianças e adolescentes, a brincadeira é uma coisa que faz parte da vida do nosso bem-estar.
Angelita é uma das crianças que brinca “atirei o pau no gato-to-to, mas o gato-to-to não morreu-re-reu...” ela diz que adora a brincadeira.


Autor – Maria Leida dos Santos
Data - 09/06/2006
Idade - 12 anos


Texto da Ficha 5
BRINCADEIRAS E BRINQUEDOS INFANTIS



“CIRANDA CIRANDINHA”



No pátio da casa onde mora Izabel, uma adolescente de apenas 16 anos, estudante, nascida na localidade de Poço Doce II, acontece a brincadeira “Ciranda, cirandinha”.
A brincadeira pode ser desenvolvida com quantas crianças quiserem. Ela costuma brincar com seus irmãos, ou quando alguns colegas aparecem à noite.
Izabel gosta da brincadeira porque é muito divertida para as crianças e também para porque faz parte da nossa cultura.


Autor – Maria Leida dos Santos
Data - 09/06/2006
Idade - 12 anos


Texto da Ficha 5
BRINCADEIRAS E BRINQUEDOS INFANTIS



“AMARELINHA”



Leida é uma garota de 12 anos, nasceu em Acaraú, mas desde que nasceu mora na localidade de Poço Doce II, município de Cruz. Gosta muito de brincar de amarelinha.
A brincadeira acontece no pátio da casa ou da escola, juntamente com seus colegas. Ela diz: “Pode brincar o número de pessoas interessadas, só não pode brincar sozinha. Esta é uma brincadeira conhecida por todas as crianças e todos gostam, pois ela desperta a memória e a atenção da criança que brinca”.



Autor – Maria Leida dos Santos
Data - 10/07/2006
Idade - 12 anos


Texto da Ficha 5
BRINCADEIRAS E BRINQUEDOS INFANTIS



“CARRO DE LATA”



Uma lata de leite usada, cheia de areia, com dois furos nas laterais e um cordão para puxar, serve de carro para o menino Edinho, que brinca juntamente com seu amigo Marcelo.
Os dois constroem uma estrada de areia por onde passam cm o carrinho. Sua maior felicidade é ver os trilhos que ficam no chão. E também pode fabricar seus próprios brinquedos.
O carro é construído com material simples, é muito prático, mas não deixa de ser importante para estas crianças.



Autor – Maria Leida dos Santos
Data - 12/07/2006
Idade - 12 anos


Texto da Ficha 5
BRINCADEIRAS E BRINQUEDOS INFANTIS



“CAVALO DE QUENGA”



O cavalo de quenga é um brinquedo fabricado com duas quengas de coco, de preferência as do lado do olho, e um cordão, que serve de cabresto.
Esse brinquedo é mais utilizado pelos meninos. As quengas são os pés do cavalo e o cordão que é colocado no furo da quenga é considerado as rédeas que servem para apoiar as mãos, pois o mesmo é colocado entre os dedos da criança que dirige o cavalo. E sua utilidade é competir uns com os outros.


Autor – Maria Leida dos Santos
Data - 13/07/2006
Idade - 12 anos


Texto da Ficha 5
BRINCADEIRAS E BRINQUEDOS INFANTIS



“PULA-CORDA”



Elaine, uma menina de 12 anos, filhas de pais naturais de Poço Doce I, nasceu em Fortaleza, mas há 5 anos mora nesta localidade.
Pular corda pé uma de suas brincadeiras preferidas. Principalmente na escola, onde se encontra com suas amigas.
Utiliza-se uma corda e duas crianças para manejar, e as demais para pular.
A brincadeira exige muita atenção e habilidade. As crianças têm mas facilidade. Esta brincadeira é muito usada pelas crianças desta localidade.


Autor – Maria Leida dos Santos
Data - 12/07/2006
Idade - 12 anos


Texto da Ficha 5
BRINCADEIRAS E BRINQUEDOS INFANTIS



“FUI À ESPANHA”



É uma brincadeira de roda com um número ímpar de pessoas. No final da cantiga todos se juntam em pares, quem sobrar vai ser o vovô. Ex.: “O roupão era de seda, camisinha de filó e agora vamos ver quem fica de vovó!”
Para as crianças é uma brincadeira que exige muita atenção de cada um, durante a letra da música, com muito medo de ficar vovó.
É uma brincadeira que nunca deixou de ser realizada pelas crianças de todas as idades, é muito animada e todos gostam.



Autor – Maria Leida dos Santos
Data - 13/07/2006
Idade - 12 anos


Texto da Ficha 6
FIGURAS POPULARES



“RAIMUNDO VIEIRA”



Poço Doce II – Cruz – Ceará, Raimundo Antônio de Sousa, Raimundo Vieira, 61 anos, natural de Lagoa dos Caboclos. Reside na localidade há 45 anos.
Raimundo Vieira, figura popular muito conhecido em todo o Município e outros lugares vizinhos.
É uma pessoa comunicativa e presta serviço a todos que lhe confiam e vem prestando benefícios às pessoas da comunidade.
Nestes 45 anos, Raimundo Vieira continua prestativo à toda população, tato na animação da vida social e cultural.
Espera-se que Raimundo Vieira continue desenvolvendo em nossa comunidade função que é ser uma pessoa popular e querida por todas.



Autor – Francisca Nayara Sales
Data - 12/07/2006
Idade - 11 anos


Texto da Ficha 6
FIGURAS POPULARES



“FRANCISCO DAS CHAGAS E SILVEIRA”



Em pOço Doce II, município de Cruz, morava o Sr. Francisco das Chagas e Silveira, que nasceu em Carrapateiras aos 09 de outubro de 1903. era muito religioso e dedicado à educação, pois sempre teve vontade de construir uma unidade escolar em sua localidade, pois este era seu maior sonho.
Mas que pena, não foi possível a realização deste sonho em vida. Porém seu filho Manoel Livino, que tinha conhecimento da história, doou para a Prefeitura o terreno e hoje temos nossa escola para tornar mais fácil as crianças estudarem, pois antes seu Francisco pagava professores para ensinar em suas próprias casas.
E mostrando assim sua preocupação com a educação de nossas crianças, seu sonho foi realizado e guardamos em nossa memória esta grande figura popular.



Autor – Francisca Nayara Sales
Data - 12/07/2006
Idade - 11 anos


Texto da Ficha 7
EXPRESSÕES E VOCÁBULOS LOCAIS E REGIONAIS



“VAI TE CATAR”



“Vai te catar”, segundo o entrevistado, um dizer muito falado hoje em dia.
Esta expressão surgiu há pouco tempo, só não se sabe de onde veio, mas é nova.
“Vai te catar” é usado em conversas onde as pessoas se desentendem e xingam umas às outras. Significa o mesmo que “sai pra lá”, “não quero mais conversa contigo”.



Autor – Antônia Ereneuda do Nascimento
Data - 10/06/2006
Idade - 11 anos



Texto da Ficha 7
EXPRESSÕES E VOCÁBULOS LOCAIS E REGIONAIS



“ROMBORA RAPAZ”



“Rombora rapaz” era, segundo o entrevistado, um dizer muito popular nos tempos passados.
Esta expressão surgiu há muito tempo, pois veio de sua família, passou de geração em geração e os filhos e netos incorporaram em seu vocabulário.
“Rombora rapaz” é usado quando os pais convidam seus filhos para trabalharem rápido ,então eles falam assim: “Rombora, rapaz e deixa de massada”.
É importante por ser uma expressão gerada da família.


Autor – Antônia Erneuda do Nascimento
Data - 10/06/2006
Idade - 11 anos



Texto da Ficha 7
EXPRESSÕES E VOCÁBULOS LOCAIS E REGIONAIS



“A PAI”



“À pai”, é, segundo o entrevistado, um dizer muito popular nos tempos atuais.
Esta expressão surgiu há pouco tempo, pois é bastante conhecida. Surgiu de um personagem da TV chamado Padilha. “À pai” ,sempre é usado em momentos de angústia, nervosismo e preocupação.
É importante por ser uma expressão usada na TV e as pessoas incorporaram em seu vocabulário.



Autor – Antônia Erneuda do Nascimento
Data - 12/06/2006
Idade - 11 anos



Texto da Ficha 7
EXPRESSÕES E VOCÁBULOS LOCAIS E REGIONAIS



“CUIDADO BICHO”



“Cuidado bicho” era, segundo o entrevistado, um dizer muito popular nos tempos passados e ainda hoje.
Esta expressão surgiu há muito tempo, só não se sabe de onde veio, mas a mesma é usada até hoje. Sempre é usado em conversas e significa que a pessoa precisa tomar cuidado, ter cautela para o que vai fazer.


Autor – Antônia Erneuda do Nascimento
Data - 18/06/2006
Idade - 11 anos



Texto da Ficha 7
EXPRESSÕES E VOCÁBULOS LOCAIS E REGIONAIS



“TÁ RICO”



“Tá rico” era, segundo a entrevistada, um dizer muito popular nos tempos passados e também atual.
Esta expressão surgiu há muito tempo, apesar de não saber de onde veio, a mesma é usada hoje, com menos freqüência, é claro.
“Tá rico” é usado quando uma pessoa quer fazer o impossível, então as pessoas falam “tá rico” (ironia).
É importante por ser uma expressão conhecida e falada por nossa comunidade.



Autor – Antônia Erneuda do Nascimento
Data - 18/06/2006
Idade - 11 anos



Texto da Ficha 7
EXPRESSÕES E VOCÁBULOS LOCAIS E REGIONAIS



“Ô COITADA”



“Ô coitada” é ,segundo a entrevistada, um dizer muito popular hoje em dia.
Esta expressão surgiu há pouco tempo, pois é muito conhecida. Surgiu de uma personagem da TV, chamada Filomena. “Ô coitada” sempre é usado em conversas, situações de comportamento estranho e com pessoas mal educadas e gente que quer ser da alta sociedade.
É interessante, pois é uma expressão bastante conhecida pelas pessoas que se divertem falando umas com as outras.


Autor – Antônia Erneuda do Nascimento
Data - 12/07/2006
Idade - 11 anos

Texto da Ficha 8
HISTÓRIAS LOCAIS



“POÇO DOCE II”



A 15 metros de altitude, com área de 250 Km², população de aproximadamente 104 famílias. Poço Doce II localiza-se a 15 km de Cruz. Poço Doce surgiu a partir de um poço cavado, a água deu doce, então a partir daí surgiu o nome de Poço Doce.
Ao passar dos tempos, foi desenvolvendo, ou melhor, crescendo e repartiram em Poço Doce I e Poço Doce II.
O sr. Manoel Osmar Silveira, conhecido popularmente como Mané Livino, deu continuidade a este trabalho que vinha sendo exposto pelo seu pai ,Francisco das Chagas e Silveira, Chaga Livino, doando os terrenos para a escola,chafariz e outros.
Os aspectos econômicos de fontes de renda são a agricultura e a castanha. Na sociedade todos trabalhamos juntos para garantir um futuro melhor.


Autor – Francisca Nayara Sales
Data - 12/07/2006
Idade - 11 anos


Texto da Ficha 8
HISTÓRIAS LOCAIS



“COMUNIDADE DE PRATA”



A 24 metros de altitude, com área de 250 km², população de aproximadamente 380 habitantes.
Prata localiza-se a 24 km de Bela Cruz. Ela surgiu a partir um poço cavado. Deu água limpa, transparente e daí alguém (um dos primeiros moradores de Prata/ família Medeiros) deram este nome devido à cor da água, que foi cor de prata.
Prata é distrito de Bela Cruz, ela que tem como data muito importante a Festa de Nossa Senhora do Livramento que comemora-se no mês de agosto, onde participa muitas outras comunidades durante os dez dias de festa.


Autor – Antônia Erneuda do Nascimento
Data - 12/07/2006
Idade - 11 anos


Texto da Ficha 9
GRUPOS ÉTNICOS ESPECÍFICOS



“A FAMÍLIA DE NORTE-AMERICANOS”



O Pastor Zé Stuck e família chegaram em Poço Doce em meados de 1970. em princípio compraram, com a ajuda de igrejas americanas, um terreno e construíram uma casa para morarem. Como não tinha energia elétrica em sua casa ele usava lampiões a gás.
Após a construção da casa, arrecadaram junto a igrejas americanas e brasileiras recursos e compraram em Poço Doce outro terreno: “uma ilha”, onde construíram um local de adoração a Deus denominado Acampamento Jóia, onde se fazia e ainda acontece anualmente retiros anualmente sem fins lucrativos.
Sendo uma família de crentes, gostavam de visitar famílias da comunidade. Muitas vezes ofereciam trabalho para os moradores mais carentes. Comemoravam seus aniversários em família sem convidar pessoas da comunidade. Raramente iam à igreja para fazerem e assistirem cultos.
Vale ressaltar que em meados da década de 1990 essa referida família mudou-se para uma cidade do Estado do Rio Grande do Norte.


Autor – João Batista Nascimento
Data - 12/06/2006
Idade - 22 anos

Texto da Ficha 10
INSTITUIÇÕES E ENTIDADES LOCAIS



“ASSOCIAÇÃO DOS MORADORES DO POÇO DOCE”



A Associação dos Moradores do Poço Doce II é uma entidade fundada em 26 de março de 1994 pelo sr. Francisco Diassis Silveira morador desta comunidade. Atualmente atende mais ou menos 80 famílias entre funcionários, pais e professores com água da CAGECE. Tem como Presidente Francisco Juscelino Vasconcelos e Vice-Presidente Vilmar de Fátima Vasconcelos, sendo estes os componentes da referida Associação.
Inicialmente foi fundada visando a instalação de uma fábrica de castanha bem como um local para criar porcos. Porém somente a fábrica de castanha funcionou. Mas como não teve o retorno esperado, teve suas atividades interrompidas após um mês de funcionamento.
A Associação teve uma avanço notável depois da construção da CAGECE, que hoje já abastece uma grande parte dos moradores dessa comunidade com água tratada. Vale ressaltar também que os associados objetivam em um futuro próximo atender quase todos os moradores locais em energia elétrica e água da CAGECE.
A entidade não desenvolve projetos diretamente com o universo da criança e do adolescente.


Autor – João Batista Araújo
Data - 12/07/2006
Idade - 22 anos


Texto da Ficha 10
INSTITUIÇÕES E ENTIDADES LOCAIS



“APM”



A Associação de Pais e Mestres é uma entidade fundada em 01 de abril de 2005 pelos professores, funcionários e pais de alunos da Escola de Ensino Fundamental Francisco das Chagas e Silveira. Desenvolve um trabalho de conciliação minimizando os problemas da escola de caráter moral e financeiro.
Em princípio foi fundada porque sentia-se a necessidade de recursos financeiros direto na escola, dando maior autonomia para os componentes da mesma escolherem os materiais a serem comprados visando o melhor funcionamento da referida instituição, sendo composta por 18 membros atuantes, além dos associados. Tem como atual Presidente João batista Araújo.
Considerando seu pouco tempo de fundação e os recursos que chegaram até o momento, já foram comprados: 04 cadeiras, 01 ventilador e um liquidificador como material permanente, sendo isso visto como um grande avanço.
A APM almeja atender melhor à criança e ao adolescente com projetos voltados para esta clientela.


Autor – João Batista Nascimento
Data - 12/07/2006
Idade - 22 anos

Nenhum comentário: