quinta-feira, 5 de junho de 2014

Relatório -EEF Francisco das Chagas e Silveira

RELATÓRIO CULTURA AFRO-BRASILEIRO E INDÍGENA

1º BIMESTRE - POÇO DOCE II


Na E.E.F. Francisco das Chagas e Silveira durante o mês de março a temática afro-brasileiro, foi trabalhada nas turmas do 7° ao 9º ano, no turno da tarde, com dezesseis alunos do 7º, dezessete alunos do 8º e dezesseis alunos do 9º ano, todos declarantes de cor parda, houve aulas sobre o tema abordando A Libertação dos escravos no Ceará, a temática foi iniciada com exposição de tópicos na lousa e perguntas para debate em grupo. Logo após foi realizada a exploração do conteúdo com exposição do vídeo “Dia do Maracatu” e “Libertação dos Escravos no Ceará” e apresentação de palavras-chave, em seguida foi realizado um debate sobre o tema da aula, assim como do tema apresentado. Ainda na exploração do conteúdo foi realizado uma leitura sobre o tema. A parte das atividades foi bastante produtiva tendo em vista a participação dos alunos que realizaram trabalhos em grupos, trabalhando com poesia, danças e também com cartazes, estas atividades foram socializadas com a turma, assim os alunos tiveram mais uma oportunidade de demonstrar o aprendizado sobre o tema. 
 
Na turma do 6° ano, no turno da manhã, composta por dezenove alunos, a temática foi trabalhada no dia 24 de março, onde foi iniciada a aula com um debate em sala sobre a importância do dia e a contribuição de Dragão do Mar para que a abolição acontecesse. Foi exibido um vídeo contando a história de Dragão do Mar com o tema heróis de todo mundo, seguido de comentários. Dando continuidade foi feito uma dinâmica visando avaliar os conhecimentos adquiridos pelos alunos. Foi uma aula interessante, onde os alunos participaram com interesse das atividades propostas.



Relatório da EEF João Ladislau de Paulo Magalhães

Relatório Afro-brasileiro e indígena


Na Escola João Ladislau de Paulo Magalhães em Caiçara, trabalhamos o projeto afro-indígena nas aulas de história. As aulas de maior aprofundamento foi a aula do dia vinte cinco de março, onde todos os professores iniciaram sua aula debatendo sobre a libertação dos escravos no Ceará. No dia dezenove de abril foi relembrado em todas as turmas o dia do índio com atividades diversificada e caracterização dos alunos das turmas da educação infantil e fundamental I. Também trabalhamos em uma de história, a resistência indígena na época do ouro no Brasil, formando álbum de frase e desenho, questionamentos, paródias e jogo de palavras.
Sempre que trabalhamos esse projeto buscamos valorizar a cultura indígena e africana tão importante e presente no nosso meio nos dias atuais.

E.E.F. JOÃO EVANGELISTA VASCONCELOS – CAJUEIRINHO I

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES SOBRE A TEMÁTICA CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA REALIZADAS NO 1° SEMESTRE DE 2014

A temática cultura afro-brasileira e indígena é uma constante no dia a dia da escola. As datas alusivas ao tema tem uma atenção especial pelos professores não deixando de discutir o tema em sala de aula. A prioridade é mudar uma visão pejorativa, principalmente do negro, que ainda se percebe nas relações sociais entre os alunos e mesmo na sociedade. Embora, ao longo dos anos têm-se conseguido diminuir consideravelmente tais atitudes, é percebível ainda, alguns focos de atitudes preconceituosas, muitas vezes, até sem intenção, mas por uma cultura já arraigada no povo e que aos poucos precisa ser desmistificada. Assim, é procurado formar uma ideia de igualdade entre todos ressaltando principalmente as ações de destaque desenvolvidas por pessoas que representa a classe dos negros e índios.
No dia 25 de março, dia da abolição da escravatura no Ceará. O tema foi discutido nas salas através de estudos de textos e exibição e discussão de vídeos. Foi realizado um estudo do texto Pioneirismo cearense na abolição da escravidão negra em todas as salas do fundamental II e exibido o0s vídeos Cidade de Redenção e A invenção do Ceará, disponíveis no youtube.
O livro didático de geografia do 7° ano trouxe o tema “Brasil: A diversidade cultural e os afro-brasileiros”. Foi feito discussões com vídeos, análise da história 'Menina bonita do laço de fita' e realizado um debate sobre a influência dos negros na cultura brasileira.
O dia 13 de maio, dia da abolição da escravatura no Brasil, o tema abolição de escravos voltou a ser debatido em todas as salas a partir da realização de um trabalho sobre as leis que antecederam a Lei Áurea, discussão sobre o vídeo 'Princesa Isabel', preenchimento de caça-palavras, dinâmica da caixinha com perguntas sobre o tema, atividade de pesquisa sobre os abolicionistas José do Patrocínio, Joaquim Nabuco e Zumbi dos Palmares. O trabalho foi finalizado com a confecção de cartazes baseados na pesquisa.
Todos esses trabalhos tiveram uma boa aceitação dos alunos que se envolveram nas atividades e apresentação dos trabalhos propostos provocando consequente avaliação positiva dos resultados alcançados.