quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Esporte e Cidadania - Paulo Freire

Temática: Esporte e Cidadania
Coordenador: Edson Muniz

No dia 26 de junho de 2008, o grupo de trabalho, mobilizadores do Selo UNICEF, Edição 2008, temática Esporte e Cidadania, juntamente com os gremistas do Centro de Educação Básica Paulo Freire, realizaram uma tarde esportiva envolvendo os alunos do turno da tarde e alguns do turno da manhã. Nesse evento, participaram aproximadamente 280 alunos, entre esses alguns apresentavam deficiência física, deficiência essa que não os impediram de participar das brincadeiras e jogos. Foram realizadas várias brincadeiras como: a corrida do ovo, a corrida do saco, o cabo de guerra, passar por dentro do bambolê e passar a bola. No evento enfatizou-se a importância da prática esportiva educativa, pois boa parte do trabalho foi desenvolvida com dois grupos e outras em grupos separados como: pular de corda, pular de elástico, amarelinha e jogar de bila. Houve também os jogos de rendbol feminino e o futsal masculino envolvendo os alunos do 6º ao 9º ano. Entre as brincadeiras mencionadas, uma teve destaque pela aceitação dos alunos que foi pular de corda. Esse jogo despertou nas crianças e adolescentes um grande interesse, até mesmo aqueles que pouco participava de eventos como esse, se envolveram nessa atividade. Foi uma tarde alegre e prazerosa, pois, a participação foi satisfatória.

Relatório da Quadrilha – Matutão do CERU


Relatório da Quadrilha – Matutão do CERU


O Centro de Educação Básica Paulo Freire, tradicionalmente, realiza a festa junina intitulada “Matutão do CERU”. Após planejamento com todos os funcionários para decidir tema, data, confecção de convites e lembranças, decoração, culinária e objetivo do dinheiro arrecadado, reúne amigos da escola, todos os organismos colegiados e os pais, para de forma participativa e interativa, colaborar na realização do evento.
A oitava edição do Matutão do CERU, homenageou o povo Afro-brasileiro, com o tema:A Cultura Afro-brasileira no VIII Matutão do CERU, os ensaios começaram no mês de abril, reunindo e convidando os alunos e amigos da escola para organização da apresentação, que aconteceram constantemente no turno vespertino das 15:00h às 17:00h, no Auditório municipal Cônego Manoel Valdery da Rocha e também na quadra esportiva desta escola.. Todos os ensaios ficaram sob a responsabilidade dos amigos da escola e gestores.
Mediante o tema escolhido, o grupo de capoeira “Filhos de Cruz”, foi convidado para abrilhantar o evento (visto que esta atividade caracteriza bem a cultura negra), ensaiando sua apresentação diariamente no recinto escolar das 17:00h às 18:00h, sob a coordenação de Rubenildo, conhecido por Ligeirinho.Os convites, as lembranças, as faixas, painéis decorativos e toda a culinária foram confeccionados na própria escola por todos que a compõe.
O Conselho Escolar teve seu destaque, tanto na organização do evento quanto na arrecadação de recursos através de um leilão oculto. Já os organismos colegiados se envolveram na organização e decoração do ambiente. Os pais dos alunos deram sua parcela de colaboração doando materiais para a preparação das iguarias e prestando serviço.
O VIII Matutão do CERU, valorizando a cultura afro-brasileira, foi realizado no dia 07 de julho de 2008 e contou com a participação de 90 pessoas no seu elenco. Teve início com o grupo de capoeira “Filhos de Cruz”, seguido do pronunciamento da diretora geral, Maria de Lourdes Vasconcelos e desfile das rainhas caipiras. Como abertura da quadrilha, foi apresentada uma sinopse sobre as lutas e conquistas do povo Afro, escrita pela professora Gleiciane Freitas. A decoração do ambiente foi bastante rústica envolvendo jogos, brincadeiras infantis, barraca com uma variedade de comidas típicas. A participação popular foi bastante expressiva com resultado satisfatório e todo recurso arrecadado foi em prol da aquisição de armários e birôs para as salas de aula, realizando assim, o objetivo deste evento.