quinta-feira, 21 de junho de 2012

Projeto Tocando o Jovem



PROJETO TOCANDO O JOVEM
PARCERIA: BANDA DE MÚSICA / PRÓ-JOVEM ADOLESCENTE/ COORDENAÇÃO DE CULTURA

  
APRESENTAÇÃO

O presente projeto surgiu a partir da parceria das Secretarias Municipais de Ação Social e Cultura do município de Cruz-CE; com o intuito de divulgar as atividades e os instrumentos utilizados pela Banda Municipal Pe. Valdery junto ao Pró-Jovem adolescente para adolescentes nele inseridas. Tendo em vista que até então este serviço não ofertava atividades que abordassem o tema da música, instrumentalidade de uma forma geral, bem como pelo interesse oriundo de algumas crianças e adolescentes do Serviço, em aprender a tocar instrumentos. Como também pelo reconhecimento do valor da música como instrumento de transformação social.
Alguns estudos relatam a influência da música na formação da identidade, com ênfase especial na fase da adolescência, por esta ser a fase mais propícia à mudanças. De acordo com Moura (2008), a música possui diversas funções, dentre elas as sociais; com o intuito de inserir/integrar o indivíduo na sociedade.
Existem trabalhos sociais apoiados nas mais diversas culturas, cujo objetivo principal é retirar das ruas crianças e adolescentes que apresentem interesse pela música; ou que consigam enxergar nesta uma oportunidade de melhoria de vida.
O Projeto será executado pela equipe da banda de música em parceria com a equipe do CRAS. O mesmo será abordado por duas etapas. A primeira será caracterizada por um momento de aproximação, apresentação dos instrumentos por parte da equipe da banda e o outro pela culminância final com a participação dos diversos envolvidos.
As apresentações acontecerão semanalmente (uma vez por semana) no período noturno. Cada encontro contará com discussões dinamizadas sobre o instrumento e apresentação do mesmo. Os encontros acontecerão no Polo de Atendimento do Pró-Jovem, localizado na Rua 7 de setembro, S/N, Centro, Cruz – CE.
O Projeto pretende contribuir na construção de espaços de socialização da música e alguns instrumentos, com intuito primordial de despertar o interesse das crianças e adolescentes pela música como forma de inserção na sociedade.

JUSTIFICATIVA

       O processo de construção da cidadania das crianças e adolescentes inseridos no Pró-Jovem adolescente para que se torne cada vez mais eficaz deve ser constituído por iniciativas em outras áreas, além do social, como a educação, saúde, cultura, esporte. Fazendo uso de todos os instrumentos possíveis para consolidar os objetivos do referido serviço.

OBJETIVO GERAL

Desenvolver o gosto musical nos alunos por meio da apresentação dos diversos instrumentos musicais da banda de música Pe. Valdery para as crianças e adolescentes do Pró-Jovem adolescente da sede do município de Cruz, com o intuito de despertar o interesse das crianças e adolescentes pela música oportunizando o acesso à arte musical visando proporcionar alternativas de melhoria de comportamento, de convivência familiar e comunitária e integração social.




OBJETIVOS ESPECIFÍCOS

·                    Contribuir, de forma lúdica, para o desenvolvimento psicológico das crianças e adolescentes inseridos no serviço;
  • Desenvolver ações que promovam a socialização de informações sobre os instrumentos utilizados pela banda municipal;
  • Favorecer o conhecimento relacionado a arte musical.
  • Estimular o interesse pela música instrumental.

PÚBLICO ALVO

Crianças e adolescentes do Pró-Jovem adolescente (turno noturno), da Sede do Município de Cruz - CE.

METODOLOGIA

A partir do Equipamento cultural de Cruz, a Banda de Música Pe. Valdery, estabelecer parceria com o Centro de Referência da Assistência Social -CRAS no sentido de levar o conhecimento musical dos músicos da banda municipal  para as crianças e adolescentes em forma de oficinas com carga horária de 1h/a.
Os músicos da Banda se responsabilizam em apresentar um pequeno histórico do instrumento bem como suas partes e uso no equipamento cultural, e ainda realizar exibição musical tendo como foco o aprendizado dos ouvintes. O músico fica apto a responder questionamentos possíveis, que acontecerá no final de cada encontro. As perguntas devem ser previamente planejadas pela coordenação do grupo de adolescentes, além de produzir produções textuais, desenhos, cartazes ou mesmo pronunciamento destes para o dia da culminância a ser realizada na sede da Banda no dia programado.


CRONOGRAMA DE ATIVIDADES

DATA
hs
Atividades
Local
16/04

Planejamento de ações com a Coordenação de Cultura, Coord Banda, Coord Pró-Jovem e Músicos participantes do Projeto.
Polo de Atendimento
Abril

Preparação de material didático para oficinas (Responsável – Michele e Érica)
Polo de Atendimento
08/05
18:30h
Abertura do projeto - Wemerson  apresenta Bombardino
Polo de Atendimento
15/05
18:30h
Dieckson apresenta a Trompa / Sax horn
Polo de Atendimento
22/05
18:30h
Izailton apresenta o Trompete
Polo de Atendimento
29/05
18:30h
Renato e Rodrigo apresentam o Clarinete Sax
Polo de Atendimento
05/06
18:30h
Wemerson apresenta o Tuba - Jânio apresenta o Trombone
Biblioteca Pública
19/06
18:30h
Percussão
Biblioteca Pública
21/06
18:30h
Culminância final do Projeto na Sede da Banda com apresentação geral da Banda de Música e dos alunos do pró-jovem.
Sede da Banda de Música
Participação dos alunos dos monitores da Banda em cada dia de apresentação.

AVALIAÇÃO
            A avaliação acontecerá ao término do projeto através de um diálogo aberto entre a equipe, o qual dará origem a um relatório. Esta acontecerá em conjunto com as orientadoras do programa, as crianças e adolescentes envolvidos no projeto; a equipe do CRAS e a banda municipal e coordenação de cultura.