segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Relatório Outubro - Tucuns - Proj Música na Escola

EEF FILOMENO FREITAS VASCONCELOS

PROJETO MÚSICA NA ESCOLA
RELATORIO DO ALUNOS
MÊS OUTUBRO

Ao longo do mês de outubro o coral cantou a missa das crianças, após teve um lanche para nós, e para as outras crianças.

No dia 12 de outubro nós nos apresentamos no show de talentos, uma parodia: “Ser criança é muito bom”.

O professor Baltar participou da Conferência Municipal de Cultura, e foi escolhido para representar o município de Cruz na Conferencia Estadual em Fortaleza.

E atualmente estamos ensaiando as músicas: Somente do Amanhã, Amanhã e Era uma Vez, para apresentar no final do ano, e também a música Luar do Sertão


Grupo:
Daniel Marcos do Nascimento 9 anos 4º ano
Evane Beatriz Furtado 10 anos 4º ano
Sávio Hercules Farias 12 anos 7º ano
Raimundo Carmo Filho 13 anos 4º ano

Relatório Outubro - Canema - Proj Música na Escola

EEF FILOMENA MARTINS DOS SANTOS
PROJETO MÚSICA NA ESCOLA
RELATORIO DO PROFESSOR
MÊS NOVEMBRO


As aulas de violão e teclado deste mês, continuaram a seguir como tal desejado. Para obter resultados significativos, foi de grande importância complementar as aulas com exercícios de digitação, tanto no teclado como principalmente no violão, onde encontravam-se mais dificuldades a serem só-lecionados.


A digitação é um exercício do qual os alunos sentem as notas, trocando e tocando dedo por dedo ou nota por nota, igual na computação. É um processo do qual proporciona ao aprendiz uma mobilidade mais ágil e segura. Muitos dos alunos que fazem estes exercício, sentem a dificuldade na hora, como é o caso dos que praticam teclado.


Já os que praticam violão, sentem um pouco mais de dificuldade, pois além de encachar os deve-se acochar e segura-los bem, para que o acorde tenha uma sonoridade adequada.


Uma das preocupações encontradas daqui para frente, é em manter as aulas de música junto com os ensaios que acontecerão para o concurso anual de teclado. Muitos dos alunos que irão participar ensaiam dentro de seus próprios horários, o que significa que deixam de seguir as músicas que estão estabelecidas exentro do nivelamento, isso é preocupação, pois interfere de fato em sua aprendizagem. Para solucionar tal desencontro, foi viável educar os ensaios fora do horário dos alunos e também fora da sala, para que não haja confusão de horário.


Ressalto a importância do nivelamento para o aprendizado destes alunos, este serve como controle de avanços existente entre os demais, possibilitando a diferença entre os mudanças de níveis de cada um.


Espera-se que neste últimos meses de aula do ano, tais alunos matriculados atinjam o topo do conhecimento, adquiram experiencia e no futuro revelem novos talentos como hoje está sendo revelado.

Professor: Lidonildo Costa Perreira



EEF FILOMENA MARTINS DOS SANTOS
PROJETO MÚSICA NA ESCOLA
RELATORIO DO ALUNO
MÊS NOVEMBRO

Neste mês aprendi varias coisas como acochar os acordes corretamente e encacha-los no tempo certo acompanha a melodia e desenvolver meu conhecimento em relação as teorias, com o acompanhamento do meu professor pude aperfeiçoar minha prática no violão e desenvolver minhas habilidades auditivas. Também trabalhei muito exercícios de digitação onde o professor pede para digitar nota por nota na escala de violão.


O projeto música na escola é ótimo, pois é onde o aluno temos primeiros contatos com a música, e esse projeto vem revelando vários talentos como cantores, compositores e ótimos alunos demostrando o que aprenderam no teclado e no violão, fazendo belas apresentações.


Espero que nos próximos meses de curso posso me desenvolver mais ainda e deixar as dificuldades de lado adquirindo novos conhecimento que me possibilite passar de nível, para me tornar um bom músico.


Espero que a escola de canema revelando talentos no qual teve a oportunidade de me destacar, e que no concurso que a escola irá promover o qual vence no ano passado, possa revelar novas duplas e quem sabe ótimos artistas.

Aluno: Henrique Magno de Freitas Nascimento

Relatório Outubro - Preá - Proj Música na Escola

EEF LEOPOLDO MANOEL DE MEDEIROS
PROJETO MÚSICA NA ESCOLA
RELATORIO DO PROFESSOR
MÊS OUTUBRO


O mês de outubro apresentamos melhores resultados na música. Recuperei alguns alunos que já haviam desistidos e ganhei novos.


Tive um pouco de dificuldade, em fazer relembra-los, tudo que eles já tinham estudado, e também com aqueles que são novos. Mas ganhei os livros da funarte que é um guia prático de Heitor Vila-Lobos e tem me ajudado muito.


Tenho como experiência tudo que tenho ensinado, e aprendido com lutar e vontade de vencer!
O resultado é gratificante! Pois tenho alunos responsáveis e que já tocam qualquer música cifrada.
Estamos organizando um show de talentos, pra mostrar o que eles já aprenderam e o prazer que temos de mostrar!




Professora: Vera Muniz

Relatório Outubro - Lagoa Salgada - Proj Música na Escola

EEF RAIMUNDA ELVIRA BRANDÃO

PROJETO MÚSICA NA ESCOLA
RELATORIO DO PROFESSOR
MÊS OUTUBRO


Iniciamos o mês de outubro com um pouco de correria, já que no anterior tivemos os festejos em nossa cidade, a tão conhecida festa de São Francisco. Nela os alunos do projeto se apresentaram mostrando um pouco do talento que existe dentro de cada um deles. Nossos pequenos artistas não pararam, pois logo depois já tivemos que nos organizar para um festival de talentos que ocorreu na Brinquedoteca de Cruz, onde por lá tivemos apresentações em dupla e individuais onde se destacou o aluno de nossa escola Ronaldo Felipe Oliveira cantando a música Farol do grupo Limão com Mel tirando o primeiro lugar nos apresentações solos. Todos ficaram encantados com o talento do aluno.

Logo depois já retornamos as nossas aulas com o pensamento no próximo show de nossos pequeno artistas, pois junto com a direção da escola estamos planejando a realização de um festival de talentos na mesma. Já estamos chegando a mais um final de ano e junto com ele a certeza de um bom trabalho realizado, pois grande parte dos alunos já concluíram o curso e alguns estão por apresentando um ótimo desempenho. E olhando nos rostinho de satisfação de cada um deles posso ver que tudo está valendo a pena.


Professor: Marcelo Freitas