quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Revisão dos Descritores de História - EF - 6º ano

No dia 05/10/2011, estiveram reunidos no auditório da Secretaria da Educação professores da rede municipal de Ensino de História - EF 6º ao 9º ano para iniciar a discussão da revisão dos descritores de História para o EF do 6º ao 9º ano, dando enfase aos conteúdos da história afro-brasileira e indígena além da história local, existente principalmente no Mapeamento cultural do Selo UNICEF.
Durante a primeira reunião ficou planejado os descritores para o 6º ano, assim definidos:


MATRIZ DE ESPECIFICAÇÃO DE HISTÓRIA
6º ANO – (2011)

1º PERÍODO: - Introdução – Reflexões sobre a História - 15 aulas
Unidade 1 – Primeiros agrupamentos Humanos
Fevereiro - Introdução - Reflexões sobre a História – 4 aulas
Março – Capítulos 1 – A Construção da humanidade – 4 aulas
Abril - Capítulos 2 – Os Primeiros Habitantes do Brasil – 5 aulas
Livro – História D'Aqui – Um lugar para nossa história na escola – 2 aulas
DESCRITORES (09)

D1 - Compreender a História como uma Ciência Social que analisa as sociedades humanas a partir de vestígios documentais. Obs. Complementar com Aula 01 do Livro história D'aqui;

D2 – Identificar a fonte histórica como uma representação do passado, caracterizada, por valores e interesses de seu autor e da época em que foi produzida, percebendo que os rastros deixados pelo passado condicionam uma interpretação possível dos fatos históricos.

D3 - Entender a periodização da História como um esforço dos homens para definir os períodos de aceleração de mudanças históricas, compreendendo os critérios utilizados por diferentes povos na confecção de calendários.

D4 – Compreender as mudanças nos modos de vida e nos primeiros agrupamentos humanos entre o Paleolítico e o Neolítico.

D5 – A partir de dados e vestígios arqueológicos, reconhecer a África como o lugar de surgimento da humanidade, percebendo e valorizando a importância do continente para o inicio da vida humana dando enfase a cultura desses povos;

D6 – Estabelecer relações entre nomadismo e sedentarismo, reconhecendo os fatores geográficos e climáticos como determinantes para o surgimento dos primeiros núcleos urbanos e cidades da História.

D7 – Reconhecer as teorias da ocupação humana na América a partir da analise dos vestígios e hipóteses criadas pelos arqueólogos;

D8 - A partir de dados e vestígios arqueológicos, reconhecer e comprovar as diferentes formas de organização e agrupamento humano no Brasil no período da Pré-história.

D9 - Entender a importância da diversidade de povos pré – históricos e seu modo de vida para compreensão da vida contemporânea.


2º PERÍODO: - Unidade 2 – Ásia, África e América – 12 aulas
Maio - Capítulos 3 – África: Egípcios e Núbios – 6 aulas
Junho - Capítulos 4- Ásia: Povos da Mesopotâmia, Hebreus e Chineses – 4 Aulas
Livro – História D'Aqui – Um lugar para nossa história na escola – 2 aulas

DESCRITORES (10)
D10 - Identificar a criação do Estado como necessária tanto à organização da vida em sociedade quanto à manutenção da dominação do homem pelo homem.

D11 - Estabelecer relações entre o processo de formação e desenvolvimento do Estado do Egito e a forma de organização social ao longo da História, suas características e funções, compreendendo como aconteceu a Consolidação desse Estado (causas e consequências).

D12 - Entender a importância da religião para os egípcios que levou à criação de religiões e de uma classe sacerdotal poderosa.

D13 – Compreender como ocorreu a formação do Estado da Núbia (atual Sudão) e o seu desenvolvimento ao longo da História, dando enfase as suas peculiaridades na forma de subsistência;

D14 - Entender que o desenvolvimento e a estruturação da linguagem, da escrita e, posteriormente, das leis, permitiram o crescimento das sociedades que se transformaram nas grandes civilizações da Antiguidade Oriental.
D15 – Reconhecer a importância do trabalho escravo para as sociedades antigas.

D16 - Compreender como era o modo de vida dos Hebreus, sua política, religião (diferenças entre politeísmo e monoteísmo) e sociedade e que contribuições deixaram para as próximas civilizações.

D17 – Reconhecer a divisão da história dos hebreus em 3 etapas: governo dos patriarcas, governo dos juízes e governo dos reis.

D18 - Compreender e entender o modo de vida Chinês, sua política, religião e sociedade e que contribuições deixaram para as novas civilizações.
D19 – Compreender e entender o modo da cultura cruzense com destaque a religiosidade, artesanato, festas populares, linguagem (Aula 10 – Livro História D'aqui). Ver destaques da cultura cruzense contidos no Mapeamento Cultural do Selo UNICEF de sua escola.



3º PERÍODO: - Unidade 2 – Ásia, África e América4+6+3= 13 aulas
Agosto – Capítulo 5 – América: Povos do México e do Peru – 4 aulas
Unidade 3 – O Mundo Grego
Setembro – Capítulo 6 – A Democracia Grega – 6 aulas
Livro – História D'Aqui – Um lugar para nossa história na escola – 2 aulas
DESCRITORES (10)

D20 - Reconhecer as teorias da ocupação humana na América,

D21 - Compreender como era o México Antigo sua história, sua política, religião e sociedade e que contribuições deixaram para as civilizações contemporâneas, identificando as principais civilizações do México.

D22 – Estabelecer relações entre a história, a política, a religião, a sociedade e a economia dos povos do Peru, reconhecendo-os como indígenas de nosso continente com organização social e técnicas elevadas, além das habilidades existentes nos povos guaranis - indígenas brasileiros (estabelecer relação através de pesquisa do professor);

D23 - Conhecer as características das diversas formas de organização do poder existentes no mundo greco-romano e seus vínculos com as atuais.

D24 - Entender os conceitos clássicos de cidades-estado, cidadania e democracia a noção de cidadania em Atenas e estabelecer comparações com a cidadania tal como entendida hoje.

D25 - Entender que a conquista e a ampliação dos direitos no mundo greco-romano resultaram das lutas sociais dos setores menos favorecidos.

D26 – Compreender os períodos da Grécia antiga e as mudanças sociais, econômica e política que marcaram esses períodos.

D27 – Compreender, a sociedade ateniense, relacionando as classes sociais às funções sociais exercidas – refletindo sobre os limites do estabelecimento da democracia ateniense.

D28 – Compreender a sociedade Espartana, as suas classes sociais e a diferença entre a democracia ateniense e a oligarquia Espartana;

D29 - Estabelecer relações entre as diferentes definições de democracia, entre as formas clássicas da democracia grega e as características atuais das sociedades democráticas, fazendo ligação sobre como ocorreu a emancipação política de Cruz (Aula 06 - Livro História D'aqui)



4º PERÍODO: - Unidade 3 – O Mundo Grego 4+9+2=15 aulas
Outubro – Capitulo 7 – Formas de Pensar e Ver o Mundo – 4 aulas
Unidade 4 - Roma
Novembro - Capítulo 8 – A República Romana – 3 aulas
Capítulo 9 – Império Romano – 3 aulas
Dezembro – Capítulos 10 – A Crise no Império Romano – 3 aulas
Livro – História D'Aqui – Um lugar para nossa história na escola – 2 aulas
DESCRITORES (10)

D30 – Identificar as fontes sobre os povos mediterrâneos: as Olimpíadas, a construção de monumentos, os aquedutos, as palavras da política e do direito etc.

D31 - Compreender a construção dos mitos e das religiões e sua importância na tentativa de se entender o mundo, relacionando a criação da humanidade segundo o povo Tupari (Originários de Rondônia e Acre ), e ainda segundo a visão de algumas personalidades negras. Obs. Caso necessário realizar pesquisa pelo professor;

D32 - Perceber a diferença entre escravidão moderna e a escravidão clássica, constatando que a escravidão foi um dos elementos fundamentais para a manutenção do sistema clássico greco-romano.

D33 – Reconhecer os principais filósofos gregos.

D34 - Identificar as principais características da republica romana, e compreender como era a divisão da sociedade romana.

D35 - Compreender o mundo mediterrâneo como referência para entender as origens da cultura ocidental.

D36 - Compreender a importância da localização estratégica do Mar Mediterrâneo para o desenvolvimento do comércio.
D37 - Entender que o Império Romano se constituiu através da conquista e submissão de povos.
D38 – Compreender os conflitos políticos e sociais ocorridos no período de formação do Império Romano e como aconteceu sua consolidação;

D39 - Entender as noções de direito construídas pelos romanos.

D40 – Compreender e refletir sobre as causas que levaram os Cristãos a serem perseguidos pelos romanos.

D41 - Conhecer o conceito de crise, identificando suas características e consequências sociais ontem e hoje, estabelecendo relação da crise do Império Romano com a queda do mesmo.

D42 – Realizar estudo de figuras populares a partir do Mapeamento Cultural do Selo UNICEF;