quinta-feira, 5 de junho de 2008

Relatório de Atividades - Cajueirinho I

Na EEF JOão Evangelista Vasconcelos está sendo trabalhado alguns temas para a terceira conquista do Selo UNICEF. Os alunos estão participando com construções de jornais com o tema - Participação Política.Sendo um dos objetivos, incentivar os jovens de 16 anos a tirar seu título eleitoral e a votar.

Os jovens também estão fazendo pesquisas de campo com o tema Semi-Árido. Os alunos, juntos com os professores fizeram grupos e com esses grupos foram para algumas casas de famílias da comunidade, com o objetivo de entrevistar as mães para saber como está indo o dia-a-dia das crianças.

Os professores, a coordenadora do Selo e o diretor estão contribuindo, explicando e acompanhando as pesquisas de campo e a construção dos jornais para a divulgação das atividades realizadas.

Os professores também estão levando os temas Cultura Afro-Brasileira e Indígena, Semi-Árido, Participãção Política e Esporte e Cidadania às salas de aula para explicar melhor os temas aos alunos para um maior entendimento, facilitando a realização das pesquisas. É assim que a escola está ajudando o nosso município a ganhar o Selo UNICEF 2008.

Escrito por:
Jéssica Marques de Freitas, 6º ano
Leonel Marques de Moraes, 9º ano
Tadeu Marques de Freitas Filho, 8º ano
Irani Maria de Sousa, 7º ano
EEF João Evangelista de Vasconcelos

Implantação do Grupo de Capoeira em Cajueirinho I

O projeto de Capoeira foi implantado pela Secretaria de Educação e pela Secretaria de Ação Social na escola para atender aos alunos e pessoas da comunidade. Esse projeto já faz algumas semanas que foi implantado e os alunos estão gostando, pois a prática da capoeira é muito importante para deixar o corpo leve e exercitado.

Capoeira não é uma luta e sim uma dança que foi criada pelos africanos: tornou-se uma dança popular que está fazendo sucesso por todo o Brasil. Quando as pessoas estiverem bem treinadas poderão ser escolhidas, as que se destacarem melhor. Onde irão participar de campeonatos disputando com outras escolas que também foi implantado o projeto.

A gente nao está participando da capoeira só por diversão e sim pela cultura. Num gesto de solidariedade, estamos participando da arrecadação de alimentos para famílias de baixa renda de Cruz. Em participar do grupo de capoeira a gente está conhecendo melhor a cultura e podendo ajudar mais ainda, as familias carentes. Estar num grupo desse é exercer um pouco da nossa cidadania.

Escrito por:
Rafael de Vasconcelos Sousa, 7º ano
Maria Rosita Moraes de Freitas, 8º ano
Leonardo Santos Menezes, 9º ano
Maria Vanúsia do Nascimento, 9º ano
EEF João Evangelista Vasconcelos
02 de junho de 2008.

Paródia (Música Asa Branca) - Aroeira

Os escravos foram trazidos
lá da África para o Brasil
Sofriam muitos sufocados
Nos porões até morriam.

Os escravos trabalhavam
nos engenhos de açúcar
morriam de fome e de castigos
dados a eles por seus patrões.

Os escravos trabalhavam
quando não obedeciam
eram queimados,chicoteados
pelos patrões enfurecidos.

Os escravos eram vendidos
para as fazendas dos patrões
que trabalhavam pela comida
dados a eles sem opções.

Nós vivemos num país
de preconceitos e violências
por isso nós queremos paz
para viver com dignidade.

Equipe Cultura e Identidade da EEF Santa Cecilia - Aroeira.
Ionara, Élio, Arnon, Ana Alice e Renato.

Cultura e Arte - Aroeira



Hábitos e afazeres de origem afro-brasileira podem ser retratados através do desenho produzido pela aluna Juliana Rodrigues de Sousa, do 8º ano.

Herança índígena, o hábito de dormir de rede também foi vivenciado pelos escravos ao levarem os senhores "brancos" em seus passeios. Desenho produzido pelo aluno Benedito Queuton Brandão de Oliveira, do 9º ano da Escola.

Desenho retratando o vaqueiro, típica figura nordestina do sertão, que sai em busca do gado. Autor: Felipe Ribeiro Albuquerque, 6º ano.

Mobilização do Museu para temática do Selo UNICEF




Em comemoração a Semana dos Museus, o Museu de Som e Imagem, realizou uma tarde Cultural recebendo o Museu Itinerante Dom José de Sobral.

No evento tivemos a honra de receber a Dra. Giovana S. Mont’Alverne, Coordenadora do Museu de Sobral e Pró-Reitora de Cultura de Sobral, além de Universitários da UVA, que realizaram o trabalho como monitores, explicando a origem e o valor histórico de cada peça ali exposta.

O museu é referência no Ceará, por ser o maior pelo número de peças e valor histórico, e o quinto do Brasil pela grande quantidade de peças em Arte Sacra. As peças eram de herança indígena e da área da Paleontologia. Durante toda à tarde, recebemos alunos das escolas públicas, particular e estadual, além da presença brilhante de nosso Cônego Manoel Valdery da Rocha, que muito contribui para essa exposição, fazendo o contato com o Museu para que ele viesse até nossa cidade.

Neste evento as crianças participantes puderam aprender um pouco mais sobre a cultura indígena, uma das temáticas trabalhadas pelo Selo UNICEF.

Divertindo e Resgatando a Cultura - Brinquedoteca de Cruz


A brinquedoteca, por sua vez, também trabalha a cultura e identidade afro-brasileira e indígena. Em seus cantos possui uma diversidade enorme, mas de modo geral é possível identificar algumas características bastante apresentadas. Trata-se do canto do brincar que, no seu acervo tem várias bonecas negras para que desde de cedo seja trabalhado o preconceito racial, que futuramente essas crianças vejam os negros como sendo também pessoas importantes na sociedade.

Ainda no canto do brincar, temos os jogos, a grande maioria de origem africana e indígena, destacamos: Hex, mancala, fanorona, bao e onweso, bagha-chall, yoté, chroma 4, quadrilha. São jogos, na maioria, antes jogado apenas pelos nobres somente depois é que expandiu-se. Exigem raciocínio, atenção e boas estratégias.

Já no canto da leitura, dentre os livros, podemos encontrar vários que abordam essa temática, como por exemplo: O aleijadinho de Légia Rego e Ângela Braga; Que cor é a minha cor? de Martha Rodrigues; O Neguinho do Pastoreio de Elias José; Meninas negras de Madu Costa; Clara-como-sol, Escuro-como-a-noite, de José Bartoline e outros.

Cidadania e Lazer - Brinquedoteca de Cruz


Na Brinquedoteca Pública Municipal uma das atividades desenvolvidas é o esporte. Crianças e jovens se reúnem nas tardes, usufruindo do espaço ao ar livre para brincarem visando lazer e diversão e isso acontece não só na semana, nas tardes de sábado o número de freqüentadores aumenta, pois buscam entretenimento e alegria nos momentos livre.


A brinquedoteca faz entender o verdadeiro espírito do esporte e os benefícios deste para o desenvolvimento físico e intelectual das crianças e jovens. Cabe ao educador brinquedista, intermediar e motivar práticas saudáveis que possibilitem alcançar esses objetivos e que fortaleçam a cidadania através da convivência com regras, do trabalho em equipe, da superação de limites, do equilíbrio emocional e físico.

Assim como o esporte, outras atividades que desenvolvem a motricidade são realizadas no espaço da brinquedoteca tais como as brincadeiras ao ar livre, a exemplo de gincanas, brincadeiras de roda, pula corda, amarelinha, corridas de cavalo de talo dentre outras.

O espírito esportivo desenvolve no ser a coletividade, solidariedade, cooperativismo e a conquista do bem-estar social .