quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Cajueirinho II - Mapeamento Cultural

Manifestações Culturais e Eventos da EEF Maria Filomena Sousa (ficha 01)

No dia 28 de maio de 2008 pela manhã, fomos fazer a nossa quarta entrevista, a pessoas entrevistada foi a Sra Geralda Maria do Nascimento, antes das perguntas explicamos o motivo da nossa ida a sua residência e explicamos também a importância do Selo Unicef no nosso município. Depois pedimos para que ela registrasse como é a dança chamada drama de cantar um pouco da historia dessa dança ao acabar as perguntas a dona Geralda por ternos dado á sua atenção.

Identificação do Entrevistado:
Nome: Geralda Maria do Nascimento
Ocupação: Domestica
Idade: 58 anos


Manifestações Culturais e Eventos da EEF Maria Filomena Sousa (ficha 01)

No dia 06 de junho de 2008 pala tarde, fomos entrevistar o Sr. Manuel Pedro da Cunha e pedimos para ele que registrasse os passos de reisado inclusive ele nos mostrou uma de suas mascaras que ele usa para dança, no dia 19 de junho teve um tarde cultural cujo reisado era para ter se apresentado, mas teve um improviso e não deu certo ele se apresentar.

Identificação do Entrevistado:
Nome: Manoel Pedro da Cunha
Ocupação: Agricultor
Idade: 59 anos

Oficio e modo de Fazer da EEF Maria Filomena Sousa (ficha 02)

No dia 20 de maio de 2008 as 07:30 da manhã chagamos a residência do Sr. José Pereira da Silva a fim de que ele relatasse um pouco sobre o processo da farinhada. Antes de fazermos as perguntas, explicamos sobre a causa da nossa visita. Como não tínhamos mais nada a esclarecer demos inicio as perguntas, onde ele nos respondeu com segurança sobre o oficio e mapeado. Não havendo mais perguntas a fazer, finalizamos a mesma as nove horas da manhã e assim, mapeamos mais uma família .

Identificação do Entrevistado:
Nome: José Pereira da Silva
Ocupação: Aposentado
Idade: 83 anos


Oficio e modo de Fazer da EEF Maria Filomena Sousa (ficha 02)

Após 14 dias do mês de maio de 2008 pela manhã, visitamos mais uma casa de família da localidade de Cajueirinho 2 para fazer outra entrevista. Falamos um pouco a respeito da nossa ida as suas casa para esclarecermos o assunto, afim de que ela pudesse entender melhor o objetivo da nossa visita. Desde então começamos a entrevistar a senhora Maria do Livramento Nascimento que Falou coisas em relação os objetivos confeccionados pelo trançado da palha da carnaubeira. Nada mais a falar finalizamos mais uma pesquisa mapeada que terminou as 10:00 horas da manhã.


Identificação do Entrevistado:
Nome: Maria do Livramento do Nascimento
Ocupação: Dona de Casa
Idade: 45 anos


Brincadeiras e Brinquedos Infantis da EEF Maria Filomena Sousa (ficha 05)

No dia 13 de maio de 2008as 03:00 horas da tarde, saímos para fazer uma das primeiras entrevistas sobre o Selo UNICEF. A primeira pessoa entrevistada foi o Sr. Paulo Augusto Silveira Filho.Chegando lá pedimos alguns minutos de seu tempo para explicarmos o objetivos da nossa visita a sua casa. Após, demos inicio fazendo algumas perguntas ao entrevistado que relatou vários aspectos em relação ao jogo, brincadeira de peteca. Foi ai que realizamos a nossa primeira entrevista acompanhada pela professora Vacilda Maria de Sousa,que está nos apoiando na realização dessas pesquisas.

Identificação do Entrevistado:
Nome: Paulo Augusto Silveira Filho
Ocupação: Agricultora
Idade: 30 anos