sexta-feira, 12 de agosto de 2011

RELATÓRIO DA REUNIÃO COM O GE - ESCOLA DE PARAGUAI






RELATÓRIO DA REUNIÃO COM O GE – GRUPO DE ESTUDO DA TEMÁTICA EDUCAÇÃO PARA A CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO
EEF JOAO EVANGELISTA DA CRUZ - PARAGUAI
SELO UNICEF - EDIÇÃO 2009 / 2012

11 de Agosto de 2011.

            Na tarde desta quinta - feira, dia 11 de Agosto, na EEF João Evangelista da Cruz estiveram reunidos a Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida – COMVIDA juntamente com a mobilizadora da Temática do Selo Unicef, Maria José para a formação do Grupo de Estudo – GE para a mobilização do Selo Unicef na referida escola que norteará as Ações e Atividades de Mobilização da temática Educação Para a Convivência com o Semi-árido nesta Edição 2009 / 2012.
            A reunião teve início às 15:30h com as boas vindas do Núcleo Gestor da Escola, apresentando a mobilizadora do Selo Unicef que estava presente para informar sobre as ações de mobilização da temática na escola e como abertura do encontro foi exibido um vídeo sobre a Campanha da Fraternidade deste ano. O vídeo apresentou o conceito de Sustentabilidade Ambiental e citou a Coleta de Lixo como um dos exemplos de sustentabilidade. A Coleta de Lixo é um dos tópicos que a escola desenvolverá trabalhos dentro da temática do Selo Unicef.
A mobilizadora da Temática Educação para a Convivência fez uma breve explanação sobre a importância do Selo Unicef e na seqüência informou as escolas municipais que estão sendo mobilizadas com a temática, sendo: EEF Filomena Martins dos Santos, do Bairro do Canema representando as escolas da zona urbana e as escolas Pedro Marques da Cunha da localidade de Solidão e João Evangelista da Cruz da localidade de Paraguai representando as escolas da zona rural do Município.


Foi destacada a importância da COMVIDA da escola em participar da Formação do Grupo de Estudo – GE que acompanhará as ações de mobilização do Selo Unicef na escola e comunidade dentro dos tópicos da temática, Coleta de Lixo e Horta Escolar.
Na seqüência explicou sobre o Plano de Ação que norteará nas atividades a serem realizadas e sugeriu que na primeira etapa dos trabalhos, que é a Pesquisa de Campo, a escola organizasse roteiros com entrevistas, vídeos com a comunidade sobre os tópicos abordados dentro da temática para assim coletar o maior numero possível de informações e, em sala de aula fazer o desdobramento das informações dentro do itinerário pedagógico da escola.
 Foi informado sobre a Formação dos Grupos de Trabalho das Temáticas do Selo Unicef: Educação para a Convivência; Cultura e Identidade e Esporte que juntamente com os Mobilizadores acompanharão as atividades e darão suporte as escolas envolvidas com o Selo.
            Os participantes da COMVIDA que assumirá o Grupo de Estudo – GE da Escola na mobilização do Selo discutiu sobre a coleta de lixo na comunidade e apresentou algumas sugestões para melhorar na prestação do serviço da coleta de lixo. A mobilizadora sugeriu que o Grupo de Estudo em reunião posterior estudassem o Plano de Ação da Temática Educação para a Convivência planejada pelos Grupos de Trabalho das Temáticas do Selo para que assim a escola organizasse a realização das atividades previstas no tempo programado.
            Por fim, o Núcleo Gestor agradeceu a participação da mobilizadora do Selo Unicef e dos integrantes da COMVIDA na reunião.
Dou por fim este relato.
 

Maria José de Farias                                                       
Mobilizadora da Temática                                                 
Educação para a Convivência com o Semi-árido.