quarta-feira, 9 de julho de 2008

Relatório de Frei Jorge

Relatório

No dia 13 de junho de 2008, a EEF Manuel Antônio da Silveira, realizou uma manhã diferente. Com todos os alunos dos turnos da manhã e tarde desde o 1° ao 9° Ano, em prol do selo UNICEF que é constituído com as seguintes temáticas: Esporte e Cidadania, Cultura e Identidade Afro-Brasileira e Indígena , Educação para o Convivência com o Semi-Árido e Participação Política.


Para início, os alunos do 8° ano promoveram uma exposição cultural, a qual, foi debatido os seguintes temas: Culinária, Danças, Artesanato e Religião.


Foi apresentada muitas outras apresentações, relacionadas ao SELO UNICEF e a escola teve como convidado o mobilizador do esporte e cidadania , Edvaldo Edson Muniz.
Terminada as apresentações como danças, paródias e poesias. O Edson realizou várias brincadeiras.

Eu tive um amplo conhecimento sobre a culinária do nosso povo, que já vem de muitos anos atrás e sobrevive até hoje. Também que a nossa cultura não está no passado, e sim no presente dentro de cada um de nós.

Aluno: Andréia Mairara da Cunha
EEF Manuel Antônio da Silveira
Frei Jorge
Cruz-Ce


Relatório do Festival de Cultura de Paraguai

Relatório
Apresentação no IX Festival de Cultura da EEF João Evangelista da Cruz


A EEF João Evangelista da Cruz com a intenção de trabalhar a cultura local baseada nas raízes de nossos antepassados e aproveitando os temas do Selo Unicef programou alguns números artísticos para está apresentando no dia do seu IX Festival de Cultura. Foram envolvidos alunos do ensino fundamental I e II, professores e alguns voluntários da comunidade.
· Apresentação sobre a cultura afro-brasileira – para organizar esta apresentação precisou fazer pesquisa sobre danças afro, músicas de acordo com cada apresentação, vestuário ligados a cultura e muitos ensaios.

Estamos envolvendo alunos, ex-alunos da escola, no total de vinte e dois (22) componentes. Na apresentação mostrou a baiana representando um pouco da religiosidade herdada dos negros, os capoeiristas fazendo uma pequena demonstração da capoeira, as passistas representando o samba de roda que hoje conquistou o Brasil inteiro, e o grupo de meninas apresentando a dança afro. Como abertura entraram duas crianças com o mapa da África. No final da apresentação duas adolescentes entraram com uma faixa que dizia “ Dentro da Cultura Africana encontramos o Brasil” e por ultimo uma criança, caracterizada de africana, com a bandeira do Brasil confirmando que o Brasil está dentro da África assim como a África esta dentro do Brasil. Na entrada estavam dois adolescentes negros com suas lanças representados os guardiões. Todos os participantes negros ou brancos estavam caracterizados de africanos. As meninas todas de trancinhas. E o curioso é que ninguém se recusou a se caracterizar assim, pelo contrário, até gostaram.

· Dança da Ciranda – esta apresentação era composta por seis (6) pares de adolescentes. Para organizá-la foi preciso buscar em outras fontes músicas do ritmo que combinava com o tipo de dança, organizar as roupas de acordo e claro, ensaiar bastante. O objetivo de apresentar esta dança foi para mostrar um pouco das danças folclóricas do Semi-Árido que por sinal são belas. Pois a ciranda é uma dança folclórica de Recife (PE) pertencente à região do semi-árido :

· Apresentação de Drama – o Drama que é um evento típico do semi-árido foi apresentado para mostrar o humor dos nordestinos bem como resgatar esta cultura (DRAMA) que está um pouco esquecida. O mesmo foi apresentado por um grupo de quatro (4) pessoas: três professores da escola e uma aluna do 9° ano.

· Rainha – precisando arrecadar fundos para a escola professores e núcleo gestor tiveram a idéia de escolher quatro (4) rainhas da escola (alunas) cada uma representando um tema do Selo Unicef para estarem pedindo contribuições na comunidade. Cada uma vendia símbolo que lhe representassem. A rainha do esporte vendia bolinhas, a do semi-árido o milho, a da participação política bonequinhas e a da cultura afro-brasileira cochas e búzios. No dia do evento todas se apresentaram caracterizadas com o tema que representava. A vencedora foi a rainha do semi-árido a que arrecadou mais dinheiro para a escola. Pois este era o critério avaliado.

Incluindo os preparativos, pesquisas e ensaios até o dia do evento. (22 de Junho) precisou de um mês para que todo ficasse pronto. Foi uma experiência que exigiu esforço e dedicação, mas que valeu a pena.

Parodia da EEF Leopoldo Manoel de Medeiros

Esta rua
Eu já sei respeitar meu coleguinha
Eu conheço, eu conheço muito bem
Sua cor, foi Deus que fez assim
Por isso, não critique a ninguém.

Por que Deus ama todos as pessoas
Não importa a cor que ela é
Tem o preto, tem o loiro e o branco
Mas Deus ama todos elas como é

Esta paródia foi apresentada por um grupo de alunos do 3° ano, da EEF Leopoldo Manuel de Medeiros, da professora Maria Gorete Silveira.

Estudo para pesquisas de Campo - Paulo Freire

Na luta pela conquista de mais um Selo Unicef para o município, a escola Paulo Freire esta se mobilizando promovendo eventos culturais como quadrilhas juninas e capoeira, realizando trabalhos em sala de aula e fazendo pesquisas de campo. Já foram várias entrevistas sobre a cultura afro-brasileira e indígena nas localidades de Anigas, Maçaranduba, Poços e Jenipapeiro.

Entre elas citamos: Bumba-meu-boi, cantoria, cordel, quadrilhas juninas, capoeira, artesanato de palha, crochê, cerâmica, cestaria, espressões e vocábulos, mitos contos e lendas, pesquisou-se também sobre lideranças e personalidades da localidade. Esse trabalho trouxe muitos conhecimentos, pois, através do mesmo os alunos passaram a conhecer melhor sua origem, seus costumes e, enfim, sua história.

Centro de Educação Básica Paulo Freire