terça-feira, 10 de junho de 2008

Entrevista filmada em Caiçara de Baixo - Comunidade Afro-Descendente de Cruz

A EEF João Ladislau de Paulo Magalhães realizou uma entrevista com Dona Cleonice conhecida como Cléa, da localidade de Caiçara de Baixo, com a equipe do Selo Unicef: Andreza, Graziele, adolescentes do grupo, Janaina, Evaldo e Branco. A mesma foi realizada no dia 04 (quatro) de junho de 2008 ), com o tema: Cultura Afro-descendente.
Em seguida, Dona Cléa fez uma outra reportagem com Dona Socorro Rios a representante mais antiga da comunidade.

Elas falaram de suas vindas para esse lugar que permanecem até hoje. De seus antecedentes e de toda sua cultura no geral. A comunidade é composta por 03 (três) famílias de origem negra que formam uma só família dentro da comunidade local.

Esse trabalho ainda falta ser concluído com o mapeamento das manifestações culturais desse povo. É uma ação para a realização da conquista do Selo Unicef, que já é, a 3ª (terceira) edição com essa edição de 2008.

Caiçara de Baixo onde estamos desenvolvendo um trabalho de pesquisa cultural, é onde está inserida a maior população do povo negro do município de Cruz, com costumes e atividades sociais puramente afro-brasileiros.
Portanto, esse trabalho é de fundamental importância para nosso conhecimento e valorização da cultura negra.
ESCOLA JOÃO LADISLAU DE PAULO MAGALHÃES - CAIÇARA
Caiçara, 05 de Junho de 2008

Produção Textual - Cultura e Identidade - Cedro

CULTURA E IDENTIDADE AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA

Para começar você sabe o que é cultura? Cultura é um conjunto de tradições como: a culinária, as danças, as manifestações folclóricas, as lendas, as brincadeiras, o artesanato etc. Enfim, cultura é todo tipo de conhecimento, costumes e valores que se transmite de geração a geração. Se nós pararmos para observar as pessoas que vivem em nosso município e as que aparecem na televisão iremos notar uma variedade de tipos físicos, brancos, louros, negros, indígenas e por que nós temos preconceito? Se somos todos filhos de Deus para que isso? Se somos todos irmãos temos é que viver com alegria e saber respeitar o próximo, ou seja, um afro-descendente.

Aluna Representante do GT de Adolescentes do tema Cultura e Identidade
Géssica Bruna Silveira
Turma: 9º ano
EEF Artidouro Mendes de Sousa - Cedro

Relatos - Cadê a Terra e a Vegetação do Semi-Árido? Escola de Canema

RELATOS DE ADOLESCENTES SOBRE O TEMA DO QUARTO ROTEIRO:

1.Cadê a Terra e a Vegetação do Semi-árido?


Cruz é um lugar muito bom de se viver. Para começar temos vários tipos de plantas e os animais são diversificados. Nossa cidade é um lugar com muitas árvores interessantes como, por exemplo: a goiabeira, que nos beneficia com goiabas e com elas podemos fazer doces e sucos.

Nossa vegetação é muito boa. Pessoas possuem vários tipos de plantas e temos muitas em comum, uns possuem pé de Nim Indiano, mas outros preferem plantar árvores que realmente dêem algum benefício que sirva para nós seres humanos, plantam plantas nativas.

Vegetação do semi-árido. O que você entende sobre esse tema? A vegetação do semi-árido é tudo o que Cruz tem de plantas, animais e os cuidados que as pessoas devem ter através de muitas árvores existentes em suas casas e cada vez mais fazendo com que Cruz fique um lugar muito bem cuidado pelo nosso meio ambiente.

Aluna: Cilmara Amanda Nascimento
EEF Filomena Martins dos Santos – CANEMA


2. CADÊ A TERRA E A VEGETAÇÃ DO SEMI-ÁRIDO?

No município de Cruz predomina o Semi-Árido que é exatamente o que está sendo trabalhado no Selo Unicef – Edição de 2008.

No clima Semi-Árido há várias vegetações, dependendo também da quantidade exposta excessivamente ao sol. No município de Cruz o clima é ameno, por isso, há várias vegetações, tais como coqueiros, nim, carnaúbas, juazeiros, mangueiras, entre outras. Na pesquisa que realizamos podemos perceber a enorme quantidade de coqueiros e pés de benjamins encontrados em quase todas as casas.

Ao andar pelo município percebemos que o mesmo é bastante arborizado, devido a isto é merecedor do Selo Município Verde que já vem ganhando alguns anos consecutivos.

ALUNA: BRENA BEATRIZ NASCIMENTO - 9º ANO

PROFESSOR: AFONSO HENRIQUE MUNIZ NASCIMENTO
ESCOLA: EEF FILOMENA MARTINS DOS SANTOS


3. CADÊ A TERRA E A VEGETAÇÃ DO SEMI-ÁRIDO?

Meio Ambiente não é só a natureza, é também nossa casa, onde estamos vivendo brincando e crescendo. Ele é nosso planeta terra, plantas, mar, bichos, serras, árvores e tudo que está ao nosso ponto de vista.


É uma pouca vergonha, aliás, pouca não, muita vergonha digo assim, o que estão fazendo com nosso meio ambiente, as queimadas, destruição de árvores, desde cortes ilegais e até a venda de nossa Amazônia.

Em um mês a Amazônia perdeu área equivalente à do município do Rio. Foram desmatadas em abril, 1. 123 km2 de nossa floresta. Precisamos conscientizar a população em geral, é incrível, mas ainda hoje há pessoas que desconhecem o valor do nosso meio ambiente, por falta de informação, simplesmente ignoram muitas ações que trariam benefícios a todos. Através de murais, cartazes criativos e muitas outras formas podemos mobilizar crianças, jovens e terceira idade sobre essa importância.
Faça sua parte! Eu já comecei a fazer a minha.

ALUNA: BIANCA RÉGIA SILVA - 9º ANO
PROFESSOR: AFONSO
ESCOLA: EEF FILOMENA MARTINS DOS SANTOS

Relatório Poço Doce I - Semi-Árido

Relatório do tema Semi-Árido - Selo Unicef

Estivemos reunidos na Escola de Poço Doce I, já foram cinco encontros realizados, na 4ª vez teve a participação do coordenador e professores para ajudar na hora da pesquisa, com quatro dias depois saímos eu e meus colegas para responder os roteiros.


Respondemos o primeiro e o segundo roteiro em quatro comunidades que tem alunos estudando nesta escola e o terceiro roteiro respondemos na escola mesmo.
Na quinta reunião, falamos e fizemos o jornal mural para as demais pessoas verem que a escola está tendo esforço para conquistar o selo unicef. E que para mim foi muito legal este trabalho de pesquisa, pois tiramos fotos e filmamos em algumas casas na hora das entrevistas.

Aluno: Silvano Gean
Escola: Poço Doce I

Produção Textual - Corrégo da Poeira - Semi-Árido

POESIA SOBRE A ESCOLA EM RESPOSTA AS PESGUNTAS DO TERCEIRO ROTEIRO DO TEMA EDUCAÇAO PARA A CONVIVÊNCIA COM O SEMI-ÁRIDO

Minha escola tem carteiras
Onde posso me sentar
Tem água encanada
Para os alunos usar.

Lá também tem torneiras
Que funcionam com facilidade
Todos podemos usar
Com muita tranqüilidade.

Os banheiros são pequenos
Mas dá para usar
As descargas funcionam
E não podemos quebrar.

Têm pias, mas são pequenas
Mas dá pra utilizar
Isso não é um problema
Pois dá pra solucionar.

A energia nós temos
Mas pouco vamos precisar
Pois a luz do sol
Está sempre a clarear.


A merenda é servida
Em todas as semanas
E é muito diversificada
Pois isso achamos bacana.

Todos têm livros didáticos
Para melhor estudar
Os professores também têm
Para muito ensinar.

Tem espaço para brincar
Na nossa recreação
Brincamos todos juntos
Com muita satisfação.

Não tem campo e nem quadra
Mas jogamos futebol
Em um espaço pequeno
Que dá pra fazer um gol.

Tem jardim, mas é pequeno
Porque não tem um lugar
Também tem uma horta
Que muito vai precisar.

Aluno: Natanael Leandro Vasconcelos Nascimento
Idade: 11 anos
Série: 6º ano
Professora: Maria Josineuda dos Santos
Escola: EEF Raimundo Luis da Silveira (Córrego da Poeira, Zona Rural do Município

RELATO DE UM ADOLESCENTE - MEIO AMBIENTE - ESCOLA DE CANEMA

O Município de Cruz tem uma vegetação rica com várias espécies de plantas nativas, todas essas plantas têm benefícios e malefícios. Os benefícios são: elas dão sombra, frutas, moradias para os pássaros, etc. Os malefícios é que algumas dessas plantas, as raízes racham calçadas e chegam a derrubar paredes. As frutas que elas dão não servem só pra nós seres humanos comermos, mas também para os pássaros.

Mas para o meio ambiente ter ar fresco e puro não basta só ter muitas plantas, precisa ser limpo, sem lixo nas ruas, também temos que reaproveitar os lixos, devemos ser conscientes que lugar de lixo é no lixo, e não nas ruas poluindo o meio ambiente.

Se você está com lixo e não tem onde colocar, não jogue nas ruas, guarde, quando você encontrar algum lugar para jogar, alguma lixeira que você ver, coloque na lixeira, pois assim estará fazendo sua parte. Procure não derrubar árvores para o ambiente ficar mais verde, bonito e saudável, deve também evitar queimadas, pois cada um fazendo sua parte e mundo ficará melhor.

Aluno: Henrique Magno de Freitas Nascimento
Escola: EEF Filomena Martins dos Santos – CANEMA

"Relatório da Paródia" - Escola de Lagoa Salgada

Essa paródia é baseada na musica:

É preciso saber viver do cantor Roberto Carlos.

A primeira parte dessa paródia foi feita com a ajuda da professora Esmeralda, ela pesquisou de um livro, para fazer a letra. E a segunda, por mim, eu li o livro: Selo UNICEF - Município Aprovado: Cultura e Identidade Afro-Brasileira e Indigina. Mas para nós termos inspiração, usamos nossa consciência, pois como eu disse, discriminação é burrice, somos todos iguais braços dados ou não.
Cada um de nós temos nosso valor, ninguém é melhor do que ninguém. Como eu falo na paródia, a cultura dos negros e Indígina pode ser vista em todos os momentos de nosso cotidiano. E os Negros e Indiginas, quem já estudou ou estuda ainda, sabe que eles fazem parte de nossa história. Então nós temos o direito de respeitar todas as raças e culturas, pois quem quer respeito, deve respeito.

E lembrar que cantar é uma arte, e devemos cantar a vida com muita alegria começando a respeitar a força das culturas .

EEF Raimunda Elvira Brandão
Aluno: Érica Marques de Sousa
14 Anos
9° Ano
Lagoa Salgada
Cruz-CE
Parodia - E preciso saber viver.
Quem estuda nessa vida
tem guardado na memória
Sabe que o Índio e o Negro
faz parte da nossa história,
Eles são seres humano
não importa a sua cor
È preciso paz e amor
x x x
Todo sangue é vermelho
Todo sangue é um só
aceite as diferenças
A humanidade e uma só
Tanto o índio como o negro
tem sua cultura, seu valor
cuide da vida,
cuide do amor
È preciso paz e amor (3x)
A força da cultura
De Negros e Indígenas
pode ser vista em todos os momentos
cotidiano de nossa vida
Nós seus modos diversos
De falar, anda, comer, ouvir,
celebrar e brincar. pra valer...
x x x
Tudo ao nosso redor
Faz parte dessa cultura
Devemos concientizar, as gerações futuras
Discriminação é burrice
Cada um tem seu valor
È preciso paz e amor (3x)
Fim