quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Relatório - Grupo Batucan - Escola de Canema



O grupo Batucan, criado sobre a coordenação do professor de música Lidonildo Costa, na escola Filomena Martins dos Santos ou, mais conhecida como Escola de Canema, tem sido uma grade idéia na relação entre aluno, professor e comunidade. Isso, por que todos vem mostrando um papel significante na relação deste, que também é capacitado por um músico local, o percursionista Arnóbio.


A construção de um grupo de batucada, era um dos sonhos que o professor Lindonildo tinha desde quando se viu na necessidade de engaja os demais alunos da escola em um projeto inovador. Todavia, tais instrumentos saíram impossibilitado de se adquirir, o melhor jeito foi apelar para outra idéias criativa. O “Lixo”


Contudo com apoio da Secretaria de Educação e Cultura e da Secretaria de Meio ambiente, logo foi possível ter acesso a inúmeros tipos de materiais recicláveis do Centro de Triagem, o qual é supervisionado pela Sec de Meio Ambiente. Logo baldes de limpeza, latas, garrafas de agua mineral, cabos de vassoura, esponjas, e etc. Foram trazidos junto as escolas e confeccionados para formar o devido grupo.


A seleção dos alunos ficou por meio de testes, dos quais foi possível identificar quais seriam ritmados. Porém, restava ainda um detalhe. O nome do grupo.


A professora Claudinha, que também trabalha na escola, contribuiu dando a ideia da junção de dois nomes. Batuque e Canema, e não demorou muito até se chegar a BATUCAN.


Ritmos como Oludum, Axé, Samba, pagode e outros são tocados extremamente bem por estes alunos, que se apresentaram em outras cidades (inclusive Fortaleza, representando o Município na Entrega do Certificado Município Verde) e localidades vizinhas do Município.


Sendo assim, sabe-se a importancia de um projeto inovador, aquele que prende a atenção dos alunos, ajuda na relação entre a comunidae e evita que a criança fique na rua aprendendo o oposto que é ensinado na escola. Tudo como um simples dilema: “Uma ideia inovadora resulta em um bom clima escolar?”.