quarta-feira, 17 de agosto de 2016

PERFIL DA COMUNIDADE Cruz CE Poço Doce II


Perfil da Comunidade - Frei Jorge - Origem do NOme


ORIGEM DO NOME DA COMUNIDADE DE FREI JORGE
A comunidade de Frei Jorge, está localizada aproximadamente a 24 quilômetros da sede do município de Cruz, tendo como comunidades vizinhas, a leste Canafístula, a norte Pitombeiras do Cajueirinho, a oeste Aroeira e ao sul Cambota. Tendo como atividades econômicas, a agricultura e a pecuária. Dos produtos agrícolas se destacam o plantio do milho, feijão, mandioca, castanha de caju e a venda do caju para a produção de suco.
Segundo a história contada por um de seus habitantes que reside a bastante tempo na comunidade por nome de Francisco Jasmil da Silveira, conhecido como Chico Nel, que por muitas vezes ouviu de seu pai o senhor Manoel Antônio da Silveira, que na referida comunidade onde reside nos dias atuais havia muitas plantas de nome Frei Jó. Dessa forma ficou o chamado Frei Jorge e que nos dias atuais consta apenas poucos exemplares dessa planta como símbolo do nome devido ao desmatamento desordenado para dar lugar ao desenvolvimento local com suas construções, como acontece em todas as regiões sem a preocupação da extinção da floresta nativa. Como sempre as próximas gerações conhecerão a história apenas pelo relato sem que haja uma única planta que deu origem ao nome.
Atualmente em Frei Jorge, há 66 famílias, totalizando 238 habitantes (segundo dados fornecidos pela agente de saúde local). Na parte social, destaca-se o Quiosque do Dão, onde promove eventos que reúne os moradores da comunidade e de localidades circunvizinhas, no campo espiritual, a igreja local fortalece a fé dos habitantes através dos catecismos, missas e festas dedicadas a padroeira da comunidade.

Entrevistada: Dona Marlene Ex agente de Saúde da Comunidade.
Pesquisador: Lucélio César.
Data: Junho de 2016.