EEF SANTA CECÍLIA – AROEIRA
RELATÓRIO
DAS ATIVIDADES VOLTADAS AO TEMA “CULTURA AFRO-BRASILEIRA”
Coordenadora: Cristiane Meire da
Rocha
Professor: José Alex Costa
Na E. E. F Santa Cecília no
período do dia 13 a 17 de maio, o professor Alex realizou nas turmas de 6º ao
8º ano atividades voltadas ao tema “Cultura Afro-brasileira”. Nas aulas foram
trabalhados assuntos pertinentes ao tema, como o período colonial, pois como
sabemos, quando os portugueses começaram a colonização do Brasil, não existia
mão-de-obra para a realização dos trabalhos manuais. Diante disso, eles
procuraram usar o trabalho dos índios nas lavouras, entretanto esta escravidão
não pode ser levada adiante, pois os religiosos se colocaram em defesa dos
índios, condenando-os a escravidão. Foi em 13 de maio de 1888, através da lei
Aurea que a liberdade total finalmente foi alcançada pelos negros no Brasil.
Lei assinada pela Princesa Isabel, que abolia de vez a escravidão no Brasil.
Durante a semana várias atividades
diferenciadas foram realizadas, promovendo a integração entre os alunos, dentre
elas, músicas que falam da escravidão, promoveu debates, colocando os alunos em
grupos, solicitou que fossem construídas paródias, redações, que posteriormente
foram apresentadas a turma, confecção de cartazes com o tema;” A contribuição
do negro para a formação do povo brasileiro ( Cultura, religião, culinária,
danças, trabalho escravo, etc..), no decorrer da semana também foram
construídos murais com ampliações do mapa do Brasil, com colagens de gravuras
retratando a cultura do negro, foi proposto que os alunos construíssem desenhos
que simbolizassem a libertação dos negros, retratando dessa forma sua
importante contribuição para a formação da cultura brasileira com danças, comidas,
ditos populares, músicas, costumes que vem sendo passados de geração e geração,
enriquecendo nossa história.
No decorrer das atividades
desenvolvidas pode-se perceber a integração entre os alunos, bem como o empenho
em desenvolver as atividades propostas, houve muito empenho para a realização
das atividades propostas, pois o lúdico favorece o contato com materiais
concretos. Os alunos aprenderam bastante e contribuíram muito para o
enriquecimento do processo de ensino e aprendizagem com as pesquisas feitas em
livros, revistas, como podemos ver nas fotos abaixo:
EEF PEDRO
MARQUES DA CUNHA - SOLIDÃO
Atividades realizadas no
auditório da Escola de Ensino Fundamental Pedro Marques da Cunha no dia
12/06/2013 referente a festa junina, a tarefa se deu através de uma gincana, na
qual foi trabalhado através da interdisciplinaridade.
Temática : Maria Bonita e Lampião
Total de participantes : 094
alunos
ANINGAS - CENTRO DE EDUCAÇÃO BASICA PAULO FREIRE
Ensinar Aprendendo
RELATÓRIO: Abolição da escravidão do Brasil
Prof: Lidiana Farias de Vasconcelos
No dia
14 de maio de 2013 a professora Lidiana Farias realizou uma aula sobre a
Abolição da escravidão no Brasil com o objetivo de conscientizar os alunos da
necessidade de se fazer a abolição da escravidão no Brasil e o envolvimento de
alguns membros da sociedade da época que ansiavam por esse fato.
A aula
teve inicio com a professora explicando que a Abolição foi um fato muito
importante dentro da nossa História e que deveríamos lembrar sempre desse
momento, o dia 13 de maio de 1888, dia em que nosso país aboliu essa mancha de
nossas vidas: a escravidão, logo após explicou como seria feito o estudo,
organizou a sala em quatro equipes e entregou aos grupos um pequeno texto para
que fizessem o estudo do mesmo e em seguida produzissem um cartaz com uma frase
a respeito do que foi estudado. Após a produção da frase cada equipe apresentou
para a sala a sua frase e os cartazes foram expostos na parede da sala de aula.
A aula
foi muito proveitosa, pois a turma é composta por 24 alunos e apenas um não
quis participar da apresentação, totalizando 95% de envolvimento na atividade
proposta, realizando o estudo do texto a produção e apresentação dos cartazes.
EXPOSIÇÃO DO TEMA / TRABALHO EM EQUIPE
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DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO / APRESENTAÇÕES
EEF FILOMENO FREITAS VASCONCELOS
– TUCUNS
RELATÓRIO
DAS ATIVIDADES REALIZADAS SOBRE A CULTURA AFRO BRASILEIRA E INDÍGENA
De acordo com as datas sugeridas para serem trabalhadas sobre as datas
comemorativas da cultura afro brasileira e indígena relatamos neste as
atividades relacionadas ao primeiro e segundo bimestres letivos realizadas
por esta escola.
As atividades desenvolvidas foram oportunas nas disciplinas de arte,
educação religiosa e história por contemplar temáticas relacionadas ao
conteúdo destas disciplinas.
Os alunos envolvidos nas atividades foram referentes as turmas do 6º
ao 8º ano e as atividades desenvolvidas foram sobre as datas, 25 de março de
1884, dia da abolição da escravatura
no Ceará, 15 de abril de 1839, dia do Dragão do Mar, em comemoração aos seus
174 anos e 13 de maio, dia da abolição da escravatura no Brasil.
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Ressaltamos ainda que os alunos envolvidos nas atividades do 6º Ano
foram 17 de cor parda e 06 de cor branca; na turma do 6º Ano B foram 22
alunos de cor parda e 01 e cor branca; na turma do 7º Ano A, 23 alunos de cor
parda e 05 de cor branca; no 7º Ano B, 23 pardos e 4 alunos de cor branca e
no 8º Ano, 30 alunos de cor parda e 03 de cor branca, somando um total de 115
alunos de cor parda e 19 alunos de cor branca envolvidos nas atividades
relacionadas à temática, e ainda que dentre dos alunos das turmas, percebe
-se alunos de cor negra, mas que não
são declarados em suas certidões de
nascimento.
Sobre a data comemorativa, 25 de março, dia da abolição das
escravatura no Ceará e dia 15 de abril, dia do Dragão do Mar, foram
trabalhadas atividades diversificadas nas aulas das disciplinas já
mencionadas neste, como: pesquisas sobre as datas comemorativas e sobre a
figura histórica do Dragão do Mar, com relação a sua contribuição pela
abolição da escravatura no Ceará, foram realizados estudos de textos, com o
apoio do livro de História do 5º ano, História do Ceará e ainda o estudo de
uma poesia sobre Francisco José Nascimento, vulgo Dragão do Mar.
No momento da disciplina que sempre são realizadas nas segundas –
feiras, a data 13 de maio foi lembrada no momento de acolhida dos alunos pela
coordenadora do Fundamental II, que abordou sobre o tema com a leitura de um
texto e explanou sobe a importância da temática para a nossa História. Nas
aulas de arte foram confeccionadas pelos alunos cartazes e poesias sobre a
data 13 de maio. Nas aulas de História
foram exibidos vídeos, como o Vídeo Vida em Senzala e após feita uma
reflexão sobre a Escravidão no Brasil Hoje.
Os alunos também realizaram estudos direcionados nos livros de apoio e
didático e assim concluímos as atividades alusivas a temática Cultura Afro
Brasileira e Indígena e em anexo segue fotos e outros registros como prova
das atividades realizadas por esta escola.
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Momento na Disciplina –
Sensibilização da Temática 13 de Maio
Produção de Cartazes
Apresentação do Vídeo –
Vida em Senzala
Estudo de textos sobre as
datas comemorativas
ESUTDO DE POESIA SOBRE FRANCISCO JOSÉ DO NASCIMENTO
DRAGÃO DO MAR DO CEARÁ
DRAGÃO DO MAR DO CEARÁ
Poesia de Homenagem a Francisco
José do Nascimento, o Chico da Matilde o Dragão do Mar, Herói do
Ceará que conduziu o movimento que fez a paralisação do porto de Fortaleza em
1884 que impediu aos Dominadores, de exportarem Escravos do Ceara para o Sul do
Brasil. E, com o Movimento vitorioso, Paralisando todo o porto, tiveram de lhes
conceder a Liberdade, e no Ceará é Proclamado o fim da Escravidão, quatro anos
antes do fim da escravidão no Brasil, que foi em 1888 e, que um ano depois
chegou ao fim do Império. A Ação do Herói Dragão do Mar do Ceará desencadeou um
movimento que mudou o Brasil, com o fim da escravidão e o Nascimento da
República. Francisco José do Nascimento, Dragão do Mar do Ceará.
OBS: Poesia pesquisada
pelos alunos e estudada em sala de aula, nas aulas de História.
EEF RAIMUNDA
ELVIRA BRANDÃO - LAGOA SALGADA
RELATÓRIO DA
TEMÁTICA AFRO-BRASILEIRA
PROFESSORA: LEIANE NASCIMENTO
DATA: 21.05.13
Tema: Abolição da escravatura no Brasil
Objetivo: Reconhecer os principais aspectos
responsáveis pela abolição da escravatura;
Reconhecer a
cultura que nos foi deixada pelos negros.
Introdução: No dia 13 de maio de 1888 a
escravatura no Brasil foi abolida, quatro anos depois de já ter acontecido no
Ceará, isso só foi possível pela Lei Áurea, lei essa assinada pela Princesa
Isabel, A lei marcou a extinção da escravidão no Brasil, o que levou à libertação de
750 mil escravos, a maioria deles trazidos da África pelos portugueses.
A
decisão desagrada aos fazendeiros, que exigem indenizações pela perda de seus
"bens". Como não as conseguem, aderem ao movimento republicano como
forma de pressão.
Ao
abandonar o regime escravista e os proprietários de escravos, o Império perde a
última coluna de sustentação política.
O fim
da escravatura, porém, não melhora a condição social e econômica dos
ex-escravos. Sem formação escolar nem profissão definida, para a maioria deles
a simples emancipação jurídica não muda sua condição subalterna, muito menos
ajuda a promover sua cidadania ou ascensão social.
Metodologia:
Ao preparar a
aula para trabalhar a cultura afro-brasileira (abolição da escravatura no
Brasil) procurei capítulos no livro que tivesse conteúdo relacionado ao tema,
no 6º ano os capítulos do livro não possuem quase nada relacionado, devido
estar trazendo mais sobres as civilizações, mas, como tava trabalhando o Egito
Antigo e um dos grupos sociais presentes eram escravos relacionei um pouco, já
no sétimo ano quase todos os capítulos dá pra se trabalhar a cultura
afro-brasileira, mas, tinha um capítulo bem detalhado sobre a época da
colonização no Brasil onde se deu para trabalhar bastante o capítulo
14-Colonização portuguesa e no 8º ano também tem alguns, tava trabalhando o
capítulo 5 e quando finalizei iniciamos o 6 que trata também sobre o tema
abordado: América Portuguesa sociedade mineradora.
Iniciei as aulas nas
três turmas da mesma forma,primeiro coloquei um vídeo sobre a forma como os
escravos eram trazidos: tráfico negreiro e outro sobre a cultura
afro-brasileira, fiz também algumas perguntas orais como por exemplo: se sabiam
o que era comemorado o dia 13 de maio, se sabiam como eram as condições de vida
dos escravos e diversas outras para instigar o interesse e participação dos
alunos, no 6º ano como o livro não trazia quase nada apenas ficamos discutindo
sobre os vídeos e sobre um conteúdo que eu trouxe de casa, no 7º ano fizemos
também leituras em partes do texto e discussão sobre os mesmos, e no 8º também
da mesma forma.
Ao finalizar a aula
pedi que elaborassem algumas atividades em casa para que pudéssemos apresentar
para toda a escola os trabalhos realizados com o tema,durante a disciplina que
acontece na sexta-feira algo mesmo em torno de 15 a 20 minutos só para
demonstrar a cultura afro-brasileira no 6º ano pedi que elaborassem uma paródia
e um cartaz, já no 7º ano pedi que elaborassem um teatro e um poema e no 8º
elaboraram também um cartaz, um poema e uma dança com as meninas das três
turmas(samba).
Participaram em torno de 51 alunos, onde
22 eram brancos, 9 eram negros e 20 eram pardos, a disciplina envolvida nessa
atividade foi apenas a de história, aula foi realizada no dia 21 de maio e as
apresentações foram na sexta seguinte no dia 24 de maio, as apresentações
aconteceram no auditório da escola, logo após a exposição das atividades, os
alunos cantaram o Hino Nacional como já de costume e voltaram para suas salas
de aulas.
Avaliação e
conclusão:
A aula foi muito proveitosa, senti que os
alunos se interessaram pelo tema e ficaram entusiasmado em participar das atividades,
até mesmo alunos que muitas vezes não gostam de se apresentar, é um assunto
muito bom de se trabalhar, por que a partir do estudo desse tema podemos ter
conhecimento e reconhecimento da nossa cultura afro-brasileira, afinal de
contas nós brasileiros somos uma miscigenação de culturas seja ela negra,
indígena, branca...espero que tenha contribuído na construção do conhecimento
desses alunos acerca dessa cultura.
Fotos :
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EEF MARIA FILOMENA SOUSA - CAJUEIRINHO II
RELATÓRIO DE ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELA
EQUIPE DE PROFESSORES.
CULTURA AFRO INDÍGENA
CAJUERINHO Il, 30 de MAIO/2013
Relatório de atividades – Cultura Afro-Indígena.
Alunos, Professores, Equipe Pedagógica, do colégio E. F. Maria
Filomena Sousa, durante o mês de maio envolvido com a temática cultura indígena
comidas típicas e danças, por meio de pesquisa pelo professor e alunos da
instituição, foi se aprofundando nos conceitos sobre a culinária indígena e
danças, onde realizamos atividade praticas, envolvendo a comunidade de
Cajueirinho II, culminando os trabalhos diversificados, construído pelos alunos
que se empenharam nos ensaios e apresentações de danças e exposição das comidas
típicas. Havendo produção de poesia,
poema, textos, cruzadinha, entrevista.
Para continuar o trabalho desenvolvido na
escola e comunidade, foi com a turma do 6° ano na disciplina de história, ao se
deslocar da escola até a residência de seu Raimundo Doca, uns dos primeiros habitante da localidade,
nos deu a honra de falar sobre o casal de portugueses que ao chegar no
cueirinho II trazia alguns escravos para
ser seus servos tanto na lavoura como em casa, onde deixou suas tradições tanto nas danças como
na culinária, seu Raimundo conta que até hoje existe descendente indígenas na
comunidade. Voltando para a sala de aula foi realizado debate entre os grupos.
Onde teve a participação de nove alunos sendo, três de cor negra, três pardos,
e o restante branco.
Já na disciplina de ensino religioso na turma
do 7º ano, abordamos as danças de origens indignas, pois, foi trabalhado em
sala, os tipos de moradias indígenas antes e hoje, vídeo gravado sobre a
entrevista, pesquisas em livros e na internet, em seguida cada grupo escolhe
sua dança, peneira e capoeira e dramatiza no salão da escola, tendo como
participantes seis meninas de cor negra e parda.
Na mesma turma na disciplina de educação física houve leitura de
um texto abordando a lei Aurea e a abolição dos escravos e debate em grupos.
Dando continuidade com os educando do 8º ano
com exposição das comidas de origem afro- indígenas, que foi trazida pelos
próprios alunos no intuito de resgatar alimentação do povo sofrido pela
desigualdade social, mas que nos deixou suas riquezas naturais, crenças e
tradições, nas atividades realizadas tiveram como participantes doze alunos de
cor, negro, pardo e branco. Através de pesquisa, debate entre os grupos,
cruzadinha, vídeo, incluindo as disciplinas de geografia com roda de conversa
sobre os subtemas trabalhados em sala de aula com orientações da professora.
EEF MANOEL
ANTONIO DA SILVEIRA - FREI JORGE
E.E.F.Manoel Antônio as Silveira-Frei Jorge - Educar para Construir.
13 de Maio dia da Abolição da Escravatura no Brasil
Na época em que os portugueses
começaram a colonização do Brasil, não existiam mão de obra pararealização dos
trabalhos manuais. Diante disso, eles procuraram usar o trabalho dos índios nas
lavouras. Entretanto, esta escravidão não pode ser levado adiante, pois os
religiosos se colocaram em defesa dos índios condenando sua escravidão. Assim
os portugueses passaram a fazer o mesmo que os demais europeus daquela época.
Eles foram à busca de negros na África para submetê-los ao trabalho escravo em
sua colônia. Deu-se assim, a entrada dos escravos no Brasil.
Em 1888, no dia 13 de maio, através da
Lei Áurea, os negros do Brasil conseguiram finalmente a “liberdade”. Esta Lei,
assinada pela Princesa Isabel, abolia de vez a escravidão no Brasil.
O Ceará foi à primeira província a
libertar seus cativos, quatro anos antes da promulgação da Lei Áurea. Em 25 de
Março de 1884, o Ceará decidiu extinguir o sistema escravista em seu
território, fato que lhe rendeu o título de ”Terra da Luz”. O pioneirismo do
Ceará inflamou em todo território nacional o movimento abolicionista,
incentivando várias outras províncias a seguirem seu exemplo
a abolirem o regime escravocrata,
porém, o fato da província cearense ter sido a precursora na abolição se deu
devido a importantes fatores, sobretudo os de cunho sociais e econômicos.
Sabendo da importância desta data, foi
trabalhado na E.E. F Manoel Antônio da Silveira nas turmas de 6º a 8º Anos, na
disciplina de História, Geografia, Educação Física e Arte Educação nos dias 13
e 14 de Maio do referido ano. A temática pautada foi à Abolição da Escravidão no Brasil. Aquantidade de alunos participantes
foi no total de 47 alunos, sendo que desses existiu uma variação de raças entre
meninos e meninas.
Meninos
|
Negros
|
10
|
Pardos
|
06
|
Brancos
|
09
|
Meninas
|
Negras
|
07
|
Pardas
|
05
|
Brancas
|
10
|
A metodologia utilizada foi:
·
Leitura
e discussão de textos;
·
Construção
de acrósticos e poesias;
·
Execução
de vídeos sobre o tema;
·
Confecção
de cartazes;
·
Publicação
na rádio recreio da escola.
As aulas foram bastante proveitosas, pois os alunos ficaram atentos durante
a execução das mesmas participando ativamente na realização das atividades (ver
anexo)propostas.
Daiane Kelle de
Freitas
Francisca
Edilene de Freitas
Lucelio Cezar Vasconcelos
Professoras.
Coordenador.
Anexo
Poesia
Escravidão na Terra da Luz.
Há alguns
séculos atrás,
Em nosso Ceará
querido,
Chamado Terra da
Luz,
Popularmente
conhecido,
Negros eram
escravizados,
Por senhores
brancos malvados,
E bastante
convencidos.
Eles eram trazidos
da África,
Para serem
maltratados
Apanhar feito
animal
E isso por
simples atos,
De quererem
fugir,
E buscar longe
dali,
Apoio contra os
malvados.
Mas quando eles
fugiram
Eram
recapturados,
Iam apanhar no
tronco,
Seminus e
amarrados,
E ate por outros
negros,
Com atitude de
gregos,
Eles eram
açoitados.
As pobres negras
sofriam,
Uma humilhação
parecida,
Eram postas como
empregadas,
Varrer casa,
fazer comida,
E abusos sexuais
Algumas vezes
coisas mais,
Faziam parte de
suas vidas
E aí de quem
reclamassem
E a voz ousasse
erguer
Era tanta
humilhação,
Que é melhor nem
dizer
Mas falando de
bondade,
O gosto da
liberdade
Enfim poderão
ter
Há 25 de maio
Na atual
redenção
Os escravos
foram libertos,
Por um bondoso
cidadão
Isso é o que se
diz
Sei que quem não
ficou feliz,
Foi a mulher do
patrão.
Antes tão
acostumada
À ser simples
servida,
A ter a roupinha
lavada,
Ter comida e
bebida
Sempre às suas
mãos,
Sem gastar nem
um tostão
Este mal
agradecida
Sou da Terra da
luz
Uma das
pioneiras,
Em acabar com a
escravidão,
Libertar e dar atenção,
Os irmãos da
“Alma Negra”.
Sueli
Freires-8ºAno.
EEF FILOMENO
FREITAS VASCONCELOS - CANEMA
E.E.F FILOMENA MARTINS DOS SANTOS
RELATÓRIO SOBRE A CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA
A
escola é uma das instituições responsáveis pela promoção de conhecimentos
voltados para as relações étnicos culturais e é ainda de sua competência
respeitar matrizes culturais e construir identidades, visando à dignidade da
pessoa, respeitando as especificidades da herança cultural inclusa na infinita
diversidade que constitui a riqueza humana. Nesse contexto é imprescindível
abordar aspectos de nossa herança cultural africana e indígena tão presentes no
nosso cotidiano como nas comidas típicas de nossa região, nas músicas e danças
culturais, nas lendas, no dialeto e em nossos costumes.
A
E.E.F. Filomena Martins dos Santos durante este segundo período de 2013, teve
como objetivo principal contribuir na formação de educandos conhecedores de sua
história e de seu papel na sociedade, para que mestiços, brancos, indígenas e
negros formem uma sociedade de homens
livres com uma visão de mundo aberta ao novo numa tendência de superar as
violências implantando uma sociedade onde impere a paz.
Os
professores durante a explanação de suas aulas abordaram conteúdos referentes a
cultura africana e indígena. Dentre essas atividades desenvolvidas, podemos
destacar as pesquisas realizadas pelos alunos, que juntamente com os
professores envolvidos, resgataram as culinária africana e indígena tão
presente no nosso dia-a-dia. Aulas com o estudo de letras de músicas que
retratam a imagem do negro e do índio no Brasil; Exibição de documentários,
visualizando a construção de conhecimentos para a formação das mentalidades,
assim como políticas de controle social, principalmente sobre índios e negros;
Estudo sobre diversidade e identidades étnicas, e a luta pela igualdade de
oportunidades, de direitos e combate ao racismo na infância, com debate e
produção escrita sobre o tema; abordagem expositiva do educador sobre a
influência da cultura áfrica e indígena na formação do povo brasileiro, com
momento privilegiado de interação educador/educando; Apresentação em PowerPoint
sobre a legislação brasileira: Lei Federal Nº 11.645/08; leitura em grupo de
textos selecionados para posterior discussão em sala. Dentre as metodologias
utilizadas destacam-se debates, exposições dialogadas, pesquisas, documentários,
slides e músicas.
A
escola na nossa sociedade tem uma função primordial na proliferação da
valorização da cultura africana e
indígena na construção de nossa identidade, ressaltando que essas culturas
possuem um imenso universo de informações a serem estudadas e que compete a
escola como instituição formadora
permitir com que seus professores planejem ações voltadas para a associação
da cultura indígena e africana ao conteúdo que está sendo vivenciado pelos
alunos, resultando em um rico processo de aprendizagem para eles,
proporcionando o contato com as tradições do país e conseqüentemente o saber histórico e o poder de transformação social,
diante da aquisição de novos conhecimentos.
EEF JOAQUIM
JOSÉ MONTEIROS - MONTEIROS
Relatório da Cultura Afro-Brasileira
Durante este 2º
bimestre, a EEF Joaquim José Monteiro trabalhou atividades diferenciadas nas
turmas do 6º ao 8º anos.
A turma do 6º
ano discutiu acerca das festas juninas. Foi realizado o estudo de um texto
abordando a história do surgimento destas festas. O trabalho em sala de aula enfatizou
também as crendices sobre Santo Antônio, São João e São Pedro, além de outras
crenças em diferentes regiões brasileiras. Outro assunto destacado foi sobre as
diversas comidas típicas que caracterizam este período em vários cantos do
país, bem como na comunidade em que escola está inserida.
Os alunos do 7º ano discutiram sobre a
resistência indígena e negra. A exploração do tema foi feita através do vídeo
“Senzala e vida escrava”. Após assistir ao vídeofoi realizada a leitura de
algumas imagens relacionadas com o tema, seguida de questionamentos.
Na turma do 8º
ano, trabalhou-se o vídeo Zumbidos Palmares.Foi realizada a leitura de textos
sobre as revoltas populares com apresentação dos alunos interpretando o vídeo e
o texto.
EEF LUIS
ALBANO DA SILVEIRA – POÇO DOCE I
Relatório
Cultura Afro-Brasileira
No mês de Maio foi trabalho diversas
temáticas referente a Cultura Afro- Brasileira. No decorrer do mesmo foram realizadas
várias atividades envolvendo as turmas do 6°, 7° e 8° ano, contando com um
público alvo de 52 alunos.
Mediante a isso vale ressaltar que foi
trabalhado nas três turmas no dia 13 de Maio a Abolição da Escravatura no
Brasil, destacando os principais pontos desse acontecimento, desconhecido na
maioria das vezes pelo os nossos alunos, daí a importância de apresentar o
outro lado da História.
È importante mostrar os alunos os interesses
por parte de alguns para esse acontecimento histórico, ressaltando para os
mesmos o papel da Princesa Isabel na assinatura da lei Áurea, foi discutido
ainda as dificuldades encontradas pelo os escravos após sua libertação.
Na turma do 8º ano durante o mês de Maio foram
enfatizados temas referentes ao livro “Novo História’’, sobre a sociedade
mineradora, bem como a organização do trabalho escravo e sua participação na
história”. No 7° ano, os alunos participaram de estudos sobre a resistência
indígena com invasão dos Portugueses na America, no qual foi desenvolvido
várias atividades.
Portanto o trabalho realizado foi
satisfatório, visto que os discentes se empenharam nas discussões feitas,
sempre opinando e tornando assim cidadão críticos capaz de atuarem em uma sociedade
democrática.
Prof. Gléucia Silveira
EEF LEOPOLODO MANOEL DE MEDEIROS - PREÁ
RELATÓRIO –
LEOPOLDO
A escola
Leopoldo Manoel de Medeiros durante o mês de março nas aulas de Historia
trabalhou na terceira semana sobre o tema Abolição da Escravidão no Ceará. O
estudo em sala ocorreu em pequenos grupos, onde cada um iria estudar o texto
proposto pelo professor e depois cada
grupo apresentaria para a sala, nas
turmas de 8º anos. Já no 6º e 7º anos
trabalhamos com alguns textos e debatemos no grupo. No 9º ano a turma
foi dividida em grupos para pesquisa
sobre o tema e no final a turma
apresentou trabalho escrito. Cada grupo
elaborou cartazes, produção textual, poesias, etc. em um dia marcado os
grupos se apresentaram na sala.
Durante o mês
de maio a temática, Abolição da
escravidão no Brasil ,foi trabalhado nas aulas de História. O estudo se deu por
meio de estudo de textos, trabalho em grupo, apresentação de seminário, onde os
alunos abordaram de forma criativa e simples. O grupo responsável por esse tema fizeram cartazes , slides,
poemas e produção de texto. As apresentações aconteceram dentro da sala, com
alunos , professor e a coordenadora.
Por. Evaldo Vasconcelos