segunda-feira, 22 de julho de 2013

Relatório Afro - Indígena - 2º Bimestre - Escolas Municipais de Cruz



EEF SANTA CECÍLIA – AROEIRA

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES VOLTADAS AO TEMA “CULTURA AFRO-BRASILEIRA”

Coordenadora: Cristiane Meire da Rocha
Professor: José Alex Costa

Na E. E. F Santa Cecília no período do dia 13 a 17 de maio, o professor Alex realizou nas turmas de 6º ao 8º ano atividades voltadas ao tema “Cultura Afro-brasileira”. Nas aulas foram trabalhados assuntos pertinentes ao tema, como o período colonial, pois como sabemos, quando os portugueses começaram a colonização do Brasil, não existia mão-de-obra para a realização dos trabalhos manuais. Diante disso, eles procuraram usar o trabalho dos índios nas lavouras, entretanto esta escravidão não pode ser levada adiante, pois os religiosos se colocaram em defesa dos índios, condenando-os a escravidão. Foi em 13 de maio de 1888, através da lei Aurea que a liberdade total finalmente foi alcançada pelos negros no Brasil. Lei assinada pela Princesa Isabel, que abolia de vez a escravidão no Brasil.
Durante a semana várias atividades diferenciadas foram realizadas, promovendo a integração entre os alunos, dentre elas, músicas que falam da escravidão, promoveu debates, colocando os alunos em grupos, solicitou que fossem construídas paródias, redações, que posteriormente foram apresentadas a turma, confecção de cartazes com o tema;” A contribuição do negro para a formação do povo brasileiro ( Cultura, religião, culinária, danças, trabalho escravo, etc..), no decorrer da semana também foram construídos murais com ampliações do mapa do Brasil, com colagens de gravuras retratando a cultura do negro, foi proposto que os alunos construíssem desenhos que simbolizassem a libertação dos negros, retratando dessa forma sua importante contribuição para a formação da cultura brasileira com danças, comidas, ditos populares, músicas, costumes que vem sendo passados de geração e geração, enriquecendo nossa história.
No decorrer das atividades desenvolvidas pode-se perceber a integração entre os alunos, bem como o empenho em desenvolver as atividades propostas, houve muito empenho para a realização das atividades propostas, pois o lúdico favorece o contato com materiais concretos. Os alunos aprenderam bastante e contribuíram muito para o enriquecimento do processo de ensino e aprendizagem com as pesquisas feitas em livros, revistas, como podemos ver nas fotos abaixo:
    










EEF PEDRO MARQUES DA CUNHA - SOLIDÃO

Atividades realizadas no auditório da Escola de Ensino Fundamental Pedro Marques da Cunha no dia 12/06/2013 referente a festa junina, a tarefa se deu através de uma gincana, na qual foi trabalhado através da interdisciplinaridade.
Temática : Maria Bonita e Lampião
Total de participantes : 094 alunos






















ANINGAS - CENTRO DE EDUCAÇÃO BASICA PAULO FREIRE
Ensinar Aprendendo

RELATÓRIO: Abolição da escravidão do Brasil
Prof: Lidiana Farias de Vasconcelos

No dia 14 de maio de 2013 a professora Lidiana Farias realizou uma aula sobre a Abolição da escravidão no Brasil com o objetivo de conscientizar os alunos da necessidade de se fazer a abolição da escravidão no Brasil e o envolvimento de alguns membros da sociedade da época que ansiavam por esse fato.
A aula teve inicio com a professora explicando que a Abolição foi um fato muito importante dentro da nossa História e que deveríamos lembrar sempre desse momento, o dia 13 de maio de 1888, dia em que nosso país aboliu essa mancha de nossas vidas: a escravidão, logo após explicou como seria feito o estudo, organizou a sala em quatro equipes e entregou aos grupos um pequeno texto para que fizessem o estudo do mesmo e em seguida produzissem um cartaz com uma frase a respeito do que foi estudado. Após a produção da frase cada equipe apresentou para a sala a sua frase e os cartazes foram expostos na parede da sala de aula.
A aula foi muito proveitosa, pois a turma é composta por 24 alunos e apenas um não quis participar da apresentação, totalizando 95% de envolvimento na atividade proposta, realizando o estudo do texto a produção e apresentação dos cartazes.
EXPOSIÇÃO DO TEMA / TRABALHO EM EQUIPE
 
 
 













DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO / APRESENTAÇÕES







EEF FILOMENO FREITAS VASCONCELOS – TUCUNS

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES REALIZADAS SOBRE A CULTURA AFRO BRASILEIRA E INDÍGENA

            De acordo com as datas sugeridas para serem trabalhadas sobre as datas comemorativas da cultura afro brasileira e indígena relatamos neste as atividades relacionadas ao primeiro e segundo bimestres letivos realizadas por esta escola.
        As atividades desenvolvidas foram oportunas nas disciplinas de arte, educação religiosa e história por contemplar temáticas relacionadas ao conteúdo destas disciplinas.
       Os alunos envolvidos nas atividades foram referentes as turmas do 6º ao 8º ano e as atividades desenvolvidas foram sobre as datas, 25 de março de 1884,  dia da abolição da escravatura no Ceará, 15 de abril de 1839, dia do Dragão do Mar, em comemoração aos seus 174 anos e 13 de maio, dia da abolição da escravatura no Brasil.
       Ressaltamos ainda que os alunos envolvidos nas atividades do 6º Ano foram 17 de cor parda e 06 de cor branca; na turma do 6º Ano B foram 22 alunos de cor parda e 01 e cor branca; na turma do 7º Ano A, 23 alunos de cor parda e 05 de cor branca; no 7º Ano B, 23 pardos e 4 alunos de cor branca e no 8º Ano, 30 alunos de cor parda e 03 de cor branca, somando um total de 115 alunos de cor parda e 19 alunos de cor branca envolvidos nas atividades relacionadas à temática, e ainda que dentre dos alunos das turmas, percebe -se alunos de cor negra, mas que não  são declarados em suas certidões de  nascimento.
          Sobre a data comemorativa, 25 de março, dia da abolição das escravatura no Ceará e dia 15 de abril, dia do Dragão do Mar, foram trabalhadas atividades diversificadas nas aulas das disciplinas já mencionadas neste, como: pesquisas sobre as datas comemorativas e sobre a figura histórica do Dragão do Mar, com relação a sua contribuição pela abolição da escravatura no Ceará, foram realizados estudos de textos, com o apoio do livro de História do 5º ano, História do Ceará e ainda o estudo de uma poesia sobre Francisco José Nascimento, vulgo Dragão do Mar.
           No momento da disciplina que sempre são realizadas nas segundas – feiras, a data 13 de maio foi lembrada no momento de acolhida dos alunos pela coordenadora do Fundamental II, que abordou sobre o tema com a leitura de um texto e explanou sobe a importância da temática para a nossa História. Nas aulas de arte foram confeccionadas pelos alunos cartazes e poesias sobre a data 13 de maio. Nas aulas de História  foram exibidos vídeos, como o Vídeo Vida em Senzala e após feita uma reflexão sobre a Escravidão no Brasil Hoje.
             Os alunos também realizaram estudos direcionados nos livros de apoio e didático e assim concluímos as atividades alusivas a temática Cultura Afro Brasileira e Indígena e em anexo segue fotos e outros registros como prova das atividades realizadas por esta escola.


Momento na Disciplina – Sensibilização da Temática 13 de Maio

Produção de Cartazes
Apresentação do Vídeo – Vida em Senzala
Estudo de textos sobre as datas comemorativas


ESUTDO DE POESIA SOBRE FRANCISCO JOSÉ DO NASCIMENTO
DRAGÃO DO MAR DO CEARÁ

Poesia de Homenagem a Francisco José do Nascimento, o Chico da Matilde o Dragão do Mar, Herói do Ceará que conduziu o movimento que fez a paralisação do porto de Fortaleza em 1884 que impediu aos Dominadores, de exportarem Escravos do Ceara para o Sul do Brasil. E, com o Movimento vitorioso, Paralisando todo o porto, tiveram de lhes conceder a Liberdade, e no Ceará é Proclamado o fim da Escravidão, quatro anos antes do fim da escravidão no Brasil, que foi em 1888 e, que um ano depois chegou ao fim do Império. A Ação do Herói Dragão do Mar do Ceará desencadeou um movimento que mudou o Brasil, com o fim da escravidão e o Nascimento da República. Francisco José do Nascimento, Dragão do Mar do Ceará.
OBS: Poesia pesquisada pelos alunos e estudada em sala de aula, nas aulas de História.











EEF RAIMUNDA ELVIRA BRANDÃO - LAGOA SALGADA

RELATÓRIO DA TEMÁTICA AFRO-BRASILEIRA
PROFESSORA: LEIANE NASCIMENTO                                             DATA: 21.05.13
Tema: Abolição da escravatura no Brasil
Objetivo: Reconhecer os principais aspectos responsáveis pela abolição da escravatura;
Reconhecer a cultura que nos foi deixada pelos negros.
Introdução:  No dia 13 de maio de 1888 a escravatura no Brasil foi abolida, quatro anos depois de já ter acontecido no Ceará, isso só foi possível pela Lei Áurea, lei essa assinada pela Princesa Isabel, A lei marcou a extinção da escravidão no Brasil, o que levou à libertação de 750 mil escravos, a maioria deles trazidos da África pelos portugueses.
 A decisão desagrada aos fazendeiros, que exigem indenizações pela perda de seus "bens". Como não as conseguem, aderem ao movimento republicano como forma de pressão.
Ao abandonar o regime escravista e os proprietários de escravos, o Império perde a última coluna de sustentação política.
O fim da escravatura, porém, não melhora a condição social e econômica dos ex-escravos. Sem formação escolar nem profissão definida, para a maioria deles a simples emancipação jurídica não muda sua condição subalterna, muito menos ajuda a promover sua cidadania ou ascensão social.

Metodologia:
        Ao preparar a aula para trabalhar a cultura afro-brasileira (abolição da escravatura no Brasil) procurei capítulos no livro que tivesse conteúdo relacionado ao tema, no 6º ano os capítulos do livro não possuem quase nada relacionado, devido estar trazendo mais sobres as civilizações, mas, como tava trabalhando o Egito Antigo e um dos grupos sociais presentes eram escravos relacionei um pouco, já no sétimo ano quase todos os capítulos dá pra se trabalhar a cultura afro-brasileira, mas, tinha um capítulo bem detalhado sobre a época da colonização no Brasil onde se deu para trabalhar bastante o capítulo 14-Colonização portuguesa e no 8º ano também tem alguns, tava trabalhando o capítulo 5 e quando finalizei iniciamos o 6 que trata também sobre o tema abordado: América Portuguesa sociedade mineradora.
       Iniciei as aulas nas três turmas da mesma forma,primeiro coloquei um vídeo sobre a forma como os escravos eram trazidos: tráfico negreiro e outro sobre a cultura afro-brasileira, fiz também algumas perguntas orais como por exemplo: se sabiam o que era comemorado o dia 13 de maio, se sabiam como eram as condições de vida dos escravos e diversas outras para instigar o interesse e participação dos alunos, no 6º ano como o livro não trazia quase nada apenas ficamos discutindo sobre os vídeos e sobre um conteúdo que eu trouxe de casa, no 7º ano fizemos também leituras em partes do texto e discussão sobre os mesmos, e no 8º também da mesma forma.
       Ao finalizar a aula pedi que elaborassem algumas atividades em casa para que pudéssemos apresentar para toda a escola os trabalhos realizados com o tema,durante a disciplina que acontece na sexta-feira algo mesmo em torno de 15 a 20 minutos só para demonstrar a cultura afro-brasileira no 6º ano pedi que elaborassem uma paródia e um cartaz, já no 7º ano pedi que elaborassem um teatro e um poema e no 8º elaboraram também um cartaz, um poema e uma dança com as meninas das três turmas(samba).
       Participaram em torno de 51 alunos, onde 22 eram brancos, 9 eram negros e 20 eram pardos, a disciplina envolvida nessa atividade foi apenas a de história, aula foi realizada no dia 21 de maio e as apresentações foram na sexta seguinte no dia 24 de maio, as apresentações aconteceram no auditório da escola, logo após a exposição das atividades, os alunos cantaram o Hino Nacional como já de costume e voltaram para suas salas de aulas.
Avaliação e conclusão:
       A aula foi muito proveitosa, senti que os alunos se interessaram pelo tema e ficaram entusiasmado em participar das atividades, até mesmo alunos que muitas vezes não gostam de se apresentar, é um assunto muito bom de se trabalhar, por que a partir do estudo desse tema podemos ter conhecimento e reconhecimento da nossa cultura afro-brasileira, afinal de contas nós brasileiros somos uma miscigenação de culturas seja ela negra, indígena, branca...espero que tenha contribuído na construção do conhecimento desses alunos acerca dessa cultura.
Fotos :
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Leitura do poema e paródia


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EEF MARIA FILOMENA SOUSA - CAJUEIRINHO II


RELATÓRIO DE ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELA EQUIPE DE PROFESSORES.
CULTURA AFRO­ INDÍGENA
CAJUERINHO Il, 30 de MAIO/2013 Relatório de atividades – Cultura Afro-Indígena.
Alunos, Professores, Equipe Pedagógica, do colégio E. F. Maria Filomena Sousa, durante o mês de maio envolvido com a temática cultura indígena comidas típicas e danças, por meio de pesquisa pelo professor e alunos da instituição, foi se aprofundando nos conceitos sobre a culinária indígena e danças, onde realizamos atividade praticas, envolvendo a comunidade de Cajueirinho II, culminando os trabalhos diversificados, construído pelos alunos que se empenharam nos ensaios e apresentações de danças e exposição das comidas típicas.  Havendo produção de poesia, poema, textos, cruzadinha, entrevista. 
Para continuar o trabalho desenvolvido na escola e comunidade, foi com a turma do 6° ano na disciplina de história, ao se deslocar da escola até a residência de seu Raimundo Doca,  uns dos primeiros habitante da localidade, nos deu a honra de falar sobre o casal de portugueses que ao chegar no cueirinho II  trazia alguns escravos para ser seus servos tanto na lavoura como em casa, onde  deixou suas tradições tanto nas danças como na culinária, seu Raimundo conta que até hoje existe descendente indígenas na comunidade. Voltando para a sala de aula foi realizado debate entre os grupos. Onde teve a participação de nove alunos sendo, três de cor negra, três pardos, e o restante branco.
Já na disciplina de ensino religioso na turma do 7º ano, abordamos as danças de origens indignas, pois, foi trabalhado em sala, os tipos de moradias indígenas antes e hoje, vídeo gravado sobre a entrevista, pesquisas em livros e na internet, em seguida cada grupo escolhe sua dança, peneira e capoeira e dramatiza no salão da escola, tendo como participantes seis meninas de cor negra e parda.
Na mesma turma na disciplina de educação física houve leitura de um texto abordando a lei Aurea e a abolição dos escravos e debate em grupos.
 Dando continuidade com os educando do 8º ano com exposição das comidas de origem afro- indígenas, que foi trazida pelos próprios alunos no intuito de resgatar alimentação do povo sofrido pela desigualdade social, mas que nos deixou suas riquezas naturais, crenças e tradições, nas atividades realizadas tiveram como participantes doze alunos de cor, negro, pardo e branco. Através de pesquisa, debate entre os grupos, cruzadinha, vídeo, incluindo as disciplinas de geografia com roda de conversa sobre os subtemas trabalhados em sala de aula com orientações da professora.









EEF MANOEL ANTONIO DA SILVEIRA - FREI JORGE

E.E.F.Manoel Antônio as Silveira-Frei Jorge - Educar para Construir.
13 de Maio dia da Abolição da Escravatura no Brasil
Na época em que os portugueses começaram a colonização do Brasil, não existiam mão de obra pararealização dos trabalhos manuais. Diante disso, eles procuraram usar o trabalho dos índios nas lavouras. Entretanto, esta escravidão não pode ser levado adiante, pois os religiosos se colocaram em defesa dos índios condenando sua escravidão. Assim os portugueses passaram a fazer o mesmo que os demais europeus daquela época. Eles foram à busca de negros na África para submetê-los ao trabalho escravo em sua colônia. Deu-se assim, a entrada dos escravos no Brasil.
Em 1888, no dia 13 de maio, através da Lei Áurea, os negros do Brasil conseguiram finalmente a “liberdade”. Esta Lei, assinada pela Princesa Isabel, abolia de vez a escravidão no Brasil.
O Ceará foi à primeira província a libertar seus cativos, quatro anos antes da promulgação da Lei Áurea. Em 25 de Março de 1884, o Ceará decidiu extinguir o sistema escravista em seu território, fato que lhe rendeu o título de ”Terra da Luz”. O pioneirismo do Ceará inflamou em todo território nacional o movimento abolicionista, incentivando várias outras províncias a seguirem seu exemplo
a abolirem o regime escravocrata, porém, o fato da província cearense ter sido a precursora na abolição se deu devido a importantes fatores, sobretudo os de cunho sociais e econômicos.
Sabendo da importância desta data, foi trabalhado na E.E. F Manoel Antônio da Silveira nas turmas de 6º a 8º Anos, na disciplina de História, Geografia, Educação Física e Arte Educação nos dias 13 e 14 de Maio do referido ano. A temática pautada foi à Abolição da Escravidão no Brasil. Aquantidade de alunos participantes foi no total de 47 alunos, sendo que desses existiu uma variação de raças entre meninos e meninas.
Meninos
Negros
10
Pardos
06
Brancos
09
Meninas
Negras
07
Pardas
05
Brancas
10
A metodologia utilizada foi:
·         Leitura e discussão de textos;
·         Construção de acrósticos e poesias;
·         Execução de vídeos sobre o tema;
·         Confecção de cartazes;
·         Publicação na rádio recreio da escola.
As aulas foram bastante proveitosas, pois os alunos ficaram atentos durante a execução das mesmas participando ativamente na realização das atividades (ver anexo)propostas.

Daiane Kelle de Freitas
Francisca Edilene de Freitas                 Lucelio Cezar Vasconcelos
         Professoras.                                             Coordenador.


Anexo
Poesia
Escravidão na Terra da Luz.
Há alguns séculos atrás,
Em nosso Ceará querido,
Chamado Terra da Luz,
Popularmente conhecido,
Negros eram escravizados,
Por senhores brancos malvados,
E bastante convencidos.

Eles eram trazidos da África,
Para serem maltratados
Apanhar feito animal
E isso por simples atos,
De quererem fugir,
E buscar longe dali,
Apoio contra os malvados.

Mas quando eles fugiram
Eram recapturados,
Iam apanhar no tronco,
Seminus e amarrados,
E ate por outros negros,
Com atitude de gregos,
Eles eram açoitados.

As pobres negras sofriam,
Uma humilhação parecida,
Eram postas como empregadas,
Varrer casa, fazer comida,
E abusos sexuais
Algumas vezes coisas mais,
Faziam parte de suas vidas

E aí de quem reclamassem
E a voz ousasse erguer
Era tanta humilhação,
Que é melhor nem dizer
Mas falando de bondade,
O gosto da liberdade
Enfim poderão ter

Há 25 de maio
Na atual redenção
Os escravos foram libertos,
Por um bondoso cidadão
Isso é o que se diz
Sei que quem não ficou feliz,
Foi a mulher do patrão.

Antes tão acostumada
À ser simples servida,
A ter a roupinha lavada,
Ter comida e bebida
Sempre às suas mãos,
Sem gastar nem um tostão
Este mal agradecida

Sou da Terra da luz
Uma das pioneiras,
Em acabar com a escravidão,
Libertar e dar atenção,
Os irmãos da “Alma Negra”.
Sueli Freires-8ºAno.
EEF FILOMENO FREITAS VASCONCELOS - CANEMA

E.E.F FILOMENA MARTINS DOS  SANTOS
RELATÓRIO SOBRE A CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA
A escola é uma das instituições responsáveis pela promoção de conhecimentos voltados para as relações étnicos culturais e é ainda de sua competência respeitar matrizes culturais e construir identidades, visando à dignidade da pessoa, respeitando as especificidades da herança cultural inclusa na infinita diversidade que constitui a riqueza humana. Nesse contexto é imprescindível abordar aspectos de nossa herança cultural africana e indígena tão presentes no nosso cotidiano como nas comidas típicas de nossa região, nas músicas e danças culturais, nas lendas, no dialeto e em nossos costumes.
A E.E.F. Filomena Martins dos Santos durante este segundo período de 2013, teve como objetivo principal contribuir na formação de educandos conhecedores de sua história e de seu papel na sociedade, para que mestiços, brancos, indígenas e negros formem uma  sociedade de homens livres com uma visão de mundo aberta ao novo numa tendência de superar as violências implantando uma sociedade onde impere a paz.   
Os professores durante a explanação de suas aulas abordaram conteúdos referentes a cultura africana e indígena. Dentre essas atividades desenvolvidas, podemos destacar as pesquisas realizadas pelos alunos, que juntamente com os professores envolvidos, resgataram as  culinária africana e indígena tão presente no nosso dia-a-dia. Aulas com o estudo de letras de músicas que retratam a imagem do negro e do índio no Brasil; Exibição de documentários, visualizando a construção de conhecimentos para a formação das mentalidades, assim como políticas de controle social, principalmente sobre índios e negros; Estudo sobre diversidade e identidades étnicas, e a luta pela igualdade de oportunidades, de direitos e combate ao racismo na infância, com debate e produção escrita sobre o tema; abordagem expositiva do educador sobre a influência da cultura áfrica e indígena na formação do povo brasileiro, com momento privilegiado de interação educador/educando; Apresentação em PowerPoint sobre a legislação brasileira: Lei Federal Nº 11.645/08; leitura em grupo de textos selecionados para posterior discussão em sala. Dentre as metodologias utilizadas destacam-se debates, exposições dialogadas, pesquisas, documentários, slides e músicas.
A escola na nossa sociedade tem uma função primordial na proliferação da valorização  da cultura africana e indígena na construção de nossa identidade, ressaltando que essas culturas possuem um imenso universo de informações a serem estudadas e que compete a escola como instituição formadora  permitir com que seus professores planejem ações voltadas para a associação da cultura indígena e africana ao conteúdo que está sendo vivenciado pelos alunos, resultando em um rico processo de aprendizagem para eles, proporcionando o contato com as tradições do país e conseqüentemente o saber  histórico e o poder de transformação social, diante da aquisição de novos conhecimentos.



EEF JOAQUIM JOSÉ MONTEIROS - MONTEIROS

Relatório da Cultura Afro-Brasileira

Durante este 2º bimestre, a EEF Joaquim José Monteiro trabalhou atividades diferenciadas nas turmas do 6º ao 8º anos.
A turma do 6º ano discutiu acerca das festas juninas. Foi realizado o estudo de um texto abordando a história do surgimento destas festas. O trabalho em sala de aula enfatizou também as crendices sobre Santo Antônio, São João e São Pedro, além de outras crenças em diferentes regiões brasileiras. Outro assunto destacado foi sobre as diversas comidas típicas que caracterizam este período em vários cantos do país, bem como na comunidade em que escola está inserida.
 Os alunos do 7º ano discutiram sobre a resistência indígena e negra. A exploração do tema foi feita através do vídeo “Senzala e vida escrava”. Após assistir ao vídeofoi realizada a leitura de algumas imagens relacionadas com o tema, seguida de questionamentos.
Na turma do 8º ano, trabalhou-se o vídeo Zumbidos Palmares.Foi realizada a leitura de textos sobre as revoltas populares com apresentação dos alunos interpretando o vídeo e o texto.
EEF LUIS ALBANO DA SILVEIRA – POÇO DOCE I

Relatório Cultura Afro-Brasileira

No mês de Maio foi trabalho diversas temáticas referente a Cultura Afro- Brasileira. No decorrer do mesmo foram realizadas várias atividades envolvendo as turmas do 6°, 7° e 8° ano, contando com um público alvo de 52 alunos.
Mediante a isso vale ressaltar que foi trabalhado nas três turmas no dia 13 de Maio a Abolição da Escravatura no Brasil, destacando os principais pontos desse acontecimento, desconhecido na maioria das vezes pelo os nossos alunos, daí a importância de apresentar o outro lado da História.
È importante mostrar os alunos os interesses por parte de alguns para esse acontecimento histórico, ressaltando para os mesmos o papel da Princesa Isabel na assinatura da lei Áurea, foi discutido ainda as dificuldades encontradas pelo os escravos após sua libertação.
Na turma do 8º ano durante o mês de Maio foram enfatizados temas referentes ao livro “Novo História’’, sobre a sociedade mineradora, bem como a organização do trabalho escravo e sua participação na história”. No 7° ano, os alunos participaram de estudos sobre a resistência indígena com invasão dos Portugueses na America, no qual foi desenvolvido várias atividades.
Portanto o trabalho realizado foi satisfatório, visto que os discentes se empenharam nas discussões feitas, sempre opinando e tornando assim cidadão críticos capaz de atuarem em uma sociedade democrática.

Prof. Gléucia Silveira




EEF LEOPOLODO MANOEL DE MEDEIROS - PREÁ

RELATÓRIO – LEOPOLDO
A escola Leopoldo Manoel de Medeiros durante o mês de março nas aulas de Historia trabalhou na terceira semana sobre o tema Abolição da Escravidão no Ceará. O estudo em sala ocorreu em pequenos grupos, onde cada um iria estudar o texto proposto pelo professor e depois  cada grupo apresentaria  para a sala, nas turmas de 8º anos. Já no 6º e 7º anos  trabalhamos com alguns textos e debatemos no grupo. No 9º ano a turma foi dividida em grupos  para pesquisa sobre o tema  e no final a turma apresentou trabalho escrito. Cada grupo  elaborou cartazes, produção textual, poesias, etc. em um dia marcado os grupos se apresentaram na sala.
Durante o mês de maio a temática,  Abolição da escravidão no Brasil ,foi trabalhado nas aulas de História. O estudo se deu por meio de estudo de textos, trabalho em grupo, apresentação de seminário, onde os alunos abordaram de forma criativa e simples. O grupo responsável  por esse tema fizeram cartazes , slides, poemas e produção de texto. As apresentações aconteceram dentro da sala, com alunos , professor e a coordenadora.
Essas  foram as duas temáticas trabalhadas nesses períodos.


Por. Evaldo Vasconcelos