quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Relatório Setembro - Escola Nova - Proj Música na Escola

Ponto de Vista dos Professores



Já passamos pelo primeiro mês de trabalho e, cada vez mais, nos familiarizamos com o curso. O calendário semanal continua, assim como os equipamentos e as vagas do curso do modo que deve ficar estabelecido pelos próximos meses com exceção da falta dos instrumentos e do ar condicionado.


Após esse curto período de convivência com as atividades do Projeto Música na Escola, temos alunos que já estão se destacando mesmo tendo começado do zero conosco, sem nem uma noção de música. Outros têm destaque maios ainda por já terem participado do curso anteriormente nos deixando bastante satisfeitos porque isso nos dá a idéia de um bom desempenho de nossa parte. Podemos dizer que estamos bastante satisfeitos com os resultados e esperamos confiantes pelos novos desafios.

Um diferencial que está destacando-se no nosso trabalho é que buscamos trabalhar a prática dos instrumentos juntamente com a teoria de modo a dar um suporte que realmente apóie as necessidades do aluno na prática musical. Buscamos formar alunos não para repetir o que fazemos, mas para questionar e entender as raízes de cada parte do que ensinamos. Damos o alimento e os alunos mastigam para comer.

CEB MARIA PEREIRA BRANDÃO

PROJETO MÚSICA NA ESCOLA
RELATORIO DO ALUNO
MÊS DE SETEMBRO

O que eu acho do professor é muito bom, pois ele é muito se garante e sabe ensinar perfeitamente e ele é muito simpático, os instrumentos estão faltando um violão pequeno, precisa de um teclado e mais um violão grande e a turma esta faltando uma menina para o violão, as aulas são boas nós apresentamos bastante. Bom é isso que falta.

Aluno: Ana Laura Silveira Sousa

Relatório Agosto - Escola Nova - Proj Música na Escola

Relatório Professores
Introdução

Após um período aproximado de um ano sem aulas de música no CEB Maria Pereira Brandão – Berço do Projeto Música na Escola – iniciamos nossa atuação aos dois de agosto de 2010 como professores de música. Nossa carga horária ficou definida como 20 horas semanais para cada professor, sendo que os dois revezam manha e tarde e também no horário de 17h as 18h para o coral.

Todos os horários são para curso de violão e teclado, com exceção dos horários entre 17 e 18 horas – que são destinados aos corais Fermatinha (na segunda-feira) e Fermata (na quarta-feira) – e a manhã de terça-feira, quando temos planejamento.
Nosa formação para ministrar as aulas de música é oriunda do próprio Projeto do qual participamos nos primeiros anos como alunos e a prática também é constante já que participamos da Banda Padre Valdery entre outras manifestações musicais.

Ponto de Vista dos Professores


Na tarde do dia 02 de agosto de 2010, primeiro dia letivo do segundo semestre do ano, nos apresentamos à diretoria do CEB Maria Pereira Brandão onde fomos muito bem recebidos e apoiados. Posteriormente, ainda na mesma tarde, demos início às visitas às turmas para recolhermos os nomes dos alunos interessados nas aulas de música. Os alunos ficaram empolgados em poder aprender a tocar os instrumentos musicais e cantar em coral. Alguns “deram” o nome logo de cara, outros ficaram de pedir permissão aos pais embora outros não tenham se interessado. Podemos avaliar a procura como alta.

Como o número de alunos da tarde interessados no curso de violão foi maior que o número de vagas, achamos interessante fazer uma seleção que seria realizada com um teste rítmico e melódico aplicado por nós individualmente e oral. Esse teste foi dividido em dois dias, um para as turmas de 6º e 7º ano, e outro para as de 8º e 9º ano, todos feitos na segunda semana de agosto. Nesta mesma semana nos reunimos novamente com a diretoria da escola e marcamos uma reunião com os pais e alunos para o dia 17 de agosto que, além de passar as informações dos cursos, também propiciaria o Aulão Inaugural onde falaríamos sobre as primeiras noções básicas de Música. Foi bastante proveitoso.

Iniciando nossas aulas no dia 23 de agosto a princípio com Teoria Musical, falando sobre a matéria prima da música – que é o som – como é produzido e suas divisões, escalas, notas, cifras, etc.

No decorrer das primeiras aulas pudemos conhecer os alunos e já perceber alguns que tinham mais atenção pelas aulas ou que se destacavam pela afinidade com a Música. Passada essa primeira parte teórica, fomos à prática, onde apresentamos os instrumentos dando início à segunda parte do curso.

Nesse mês de agosto tivemos algumas dificuldades nas aulas práticas pela falta de um violão e um teclado que ainda não haviam chegado à escola acontecendo que, em algumas aulas, tivemos de revezar violões entre pares de alunos ou tocar teclado a “quatro mãos”. Isso prejudicou um pouco o andamento do aprendizado.

Vale lembrar que passamos nesse período por organizações e burocracias como controle de vagas e planejamentos e houveram desistência de alguns que nem compareceram a reunião, outros mudaram de horário, alguns mudaram de instrumento, entre outras mudanças.

Foi muito gratificante para dois amantes da música dar reinício às atividades musicais na escola que já nos acolheu como alunos dando-nos suporte para sermos, hoje, professores dos novos músicos que têm, graças ao Projeto Música na Escola, a oportunidade de maravilhar-se no mundo dos sons, harmonias, melodias, acordes, composições, instrumentos musicais e , sem dúvida, muita expressão cultural e emocional dos alunos e da escola. Esperamos chegar nos objetivos traçados em nossas mentes.


CEB MARIA PEREIRA BRANDÃO

PROJETO MÚSICA NA ESCOLA
RELATORIO DO ALUNO
MÊS DE AGOSTO

O curso visa a aprendizagem de todos os alunos; não só em aprender a toar os instrumentos (teclado e violão); mais sim também ensinar de onde, como surgiram os instrumentos, as notas musicais; os acordes e outras coisas...
Estamos gostando muito do curso, pois tem um bom número de alunos, o professor explica muito bem, é super extrovertido e sem contar dos alunos, muitos brincalhões, aprendem tudo que o professor explica com uma grande facilidade, nos damos muito bem, pois já nos conhecemos.
Porém tem uma sorte que não gostamos a sala é muito pequena e quente está faltando instrumentos (1 violão e 1 teclado); o tempo é muito pouco; em frente a sala não é muito limpa, a lousa é pequena; o ar condicionado está quebrado e tem um cheiro muito ruim. Bom é isso que temos para falar.

Grupo de alunos:
Kecia, Caroline, Felipe, Gilberto e Kardeon