quinta-feira, 10 de junho de 2010

COMDICA apoio Campanha de Vacinação

A presidente do COMDICA em Cruz visitou diversas escolas conversando com Diretores e alunos em sala sobre a importância da Vacinação e a Campanha reliazada pela Secretaria da Saúde objetivando atingir o maior número de crianças possíveis.
Distribui também panfletos produzidos especialmente para o momento e durante a entrega conversou pessoalmente com alunos, da faixa etária de vacinação incentivando-os a se procurarem o posto de Saúde para se vacinarem.

Relatorio Lagoa Salgada - Escritores Populares

Relatório de Trabalho com os livros dos Escritores Populares de Cruz - EEF Raimunda Elvira Brandão.

Após recebermos o ofício para que as obras de alguns escritores de nossa cidade, Cruz, fossem trabalhadas. Nossa escola,ou seja, a coordenadora pedagógica reuniu-se com todos os professores, explicou o objetivo do ofício,e pediu que os livros dos autores Cruzenses fossem trabalhados nas salas de aula, em todas as turmas, em especial as turmas do Ensino fundamental II, (6° ao 9° ano).
A mesma sugeriu algumas metodologias e ainda alguns professores citaram outras sugestões, boas para serem trabalhadas com seus alunos.
Abaixo segue as sugestões acolhidas e aceitas pela escola para que as mesmas sejam desenvolvidas, conforme enfatiza o ofício.
  • Estudo das obras;
  • Produção textual;
  • Dramatizações de algumas passagens retiradas do texto, no livro de estudo sobre o autor Cruzense ;
  • Produção de Poesias;
  • Exposição de Cartazes, sobre os autores, etc.
Foram trabalhadas as sugestões acima citadas, após retiramos as melhores poesias para fechamento das aulas e junto com o Grêmio estudantil, houve uma apresentação sobre a vida desses autores.
Enfim um trabalho que teve um ótimo proveito, onde resgatou um pouco o modo de vida dos autores, como também do seu dia a dia, de uma forma geral, deu-se a comparação com a realidade do aluno, de sua família, da sua comunidade, além do costume de nosso povo.
Esse trabalho desenvolvido em sala de aula, mostra que devemos mais vezes enfatizar de uma forma interdisciplinar nossa cultura, nossos valores e crenças na sala de aula, através de autores da nossa cidade, isso para que nossos alunos conheçam e valorizem as riquezas que existem em nossa cultura.

 ANEXO

Começo esta homenagem
A um poeta de Cruz
Teve uma vida sofrida
Como a vida de Jesus
Mas superou obstáculo
Foi guiado por uma luz

Zeca Muniz em sua infância
Não teve educação
Pois tres anos na escola
Não lhe deu um aprofissão
E sim a escola da vida
Transformou-lhe em cidadão.

Até os vinte um anos
Na enchada trabalhou
Foi sorteado pro exército
E sem dúvida aceitou
Mas por a escolaridade
Pouco tempo voltou.

Oito filhos ele teve
Infelizmente dois morreram
Com muita dificuldade
Todos seus filhos cresceram
Hoje são todos felizes
Alegria os concederam.

Termino a poesia
Com uma enorme satisfação
Falar de um homem assim
É como falar da nação
Sei que todas suas poesias
Vem do seu coração.

Autoria : Emanuel Aldair da Silveira – 9° ano