sexta-feira, 11 de maio de 2012

Relatórios de alunos - Prog Musica na Escola - Tucuns, Aroeira, Cavalo Bravo, Preá e Canema

Relatório dos alunos 
Alunos: Helenice, Thaís e Iana 
Professor: Baltar Silva 
RELATÓRIO DO MÊS DE MARÇO  2012 
Ao longo do mês de fevereiro as aulas começaram e fomos aprendendo, novas coisas, e revisando tudo aquilo que agente já tinha visto no ano passado, e além disso, participamos do coral “Sopro de Esperança” ,que vamos apresentar na missa da nossa escola que fará 25 anos, jubileu de prata, e vamos apresentar também no sarau, que cantaremos musicas muito interessantes. 


Relatório dos alunos- Aroeira
Alunos: Ana Beatriz Sousa Aires
Professor: Raimundo Pessoa
RELATÓRIO DO MÊS DE MARÇO 

Na minha opinião o curso que veio a minha escola é muito importante, pois realiza o sonho de qualquer outra pessoa, no futuro podemos ser profissionais. São apenas dois dias por semana mais por mim poderia ser todos os dias, sabemos aprender a cantar e tocar violão não é nada fácil, mas já aprendi muita coisa em poucas aulas, como os parâmetros do som que são intensidade; que é a propriedade do som nós permite a distinguir os sons fortes e fracos os sons forte e os sons fracos, duração nus permite a identificar qual é o som longo e sons curtos, altura nus ajuda, a saber, o sons graves, médios e agudos, timbre nos permite a identificar a reconhecer sua origem. Também aprendemos as divisões da musica que são melodia que quer dizer a união de sons sucessivos em sequência, repetindo ou variando o temo altura e intensidade; harmonia é o conjunto de sons combinados simultaneamente, formando acordes, ritmo é o elemento primordial e mais primitivo que é a divisão ordenada do tempo, a pulsação a batida da musica. E estou estudando agora as partes do violão e a posição de como tocá-lo, a mão direita usamos para o ritmo, batidas e dedilhados, a mão esquerda usamos para os acordes e as notas, também os nomes e os números de cada dedo da mão direita é indicador, médio, anelar e mínimo, mão esquerda o dedo anelar é o numero 1, mínimo 2, indicador 3 e o polegar é 4. Sei que devemos saber ouvir os tipos d música mais também sei que não vivo sem ela.


Relatório dos alunos- Cavalo Bravo
Alunos :José Denílson, Fernando Ferreira, João Saturnino, Marcílio Marinho
Professor: Paulo Costa
RELATÓRIO DO MÊS DE FEVEREIRO 

Nós estamos adorando o curso de violão, as aulas são ótimas. Em todas as aulas ele nos da um material, como apostila, vilão, letras de músicas, dicas de como tocar e também algumas atividades para casa. Nossas aulas com esse material ficam mais compreensíveis e melhores.
Esse curso está nus ajudando e com certeza vai nos ajudar mais ainda futuramente, pois com essas aulas no decorrer de nossa vidas, mais e mais vamos aprendendo e aprimorando minhas e nosas técnicas por causa desse ensinamento.
O professor é muito bom para ensinar, ele nus explica e se esforça para nossa aprendizagem. Ele é daqueles que gosta dos alunos, ou seja, nós. Ele além de ensinar também é amigo o Paulo Costa é um exemplo de professor. As vezes alguns de nos chega nas aulas desinteressados mas, depois que começa as aulas ficamos interessadíssimos.

Relatório dos alunos- Preá 2
Alunos:Ana Paula, Sula e Shayany
Professor: Adriano
RELATÓRIO DO MÊS DE MARÇO
A desenvolver a capacidade de tocar, agente aprendemos muito e esperamos aprender muito mais, por que o professor tem muita paciência e ele e muito legal.E agente aprendemos com o Adriano as notas dó e ré que agente nunca sabia ele e muito bom para nois. Agora que chegou os violões ficou muito fácil de nos aprender. Ele disse se agente quisesse aprender o baixo ele ensinava e ele canta muito bem.
  
RELATÓRIO DOS ALUNOS 
Nome: Carolaine Pontes Sousa e Luiz Felipe Pontes 
Modalidade: Violão e Teclado 
Professor: Lidonildo

RELATÓRIO DO MÊS DE MARÇO  2012 
Nós nus Chamamos Felipe e Carolaine, somos do curso de música da Escola Filomena Martins dos Santos conhecida como canema.Eu ,Carolaine, sou da modalidade violão, já o Felipe, e de teclado. No mês de março aprendemos variadas coisa como memorizar o tom dó, assim como seus acordes. Aprendemos também a acompanhar o ritmo das músicas. No violão aprendo batidas, já o Felipe aprendeu a seguir os ritmos no teclado. Tivemos também dificuldades ao longo do curso  no mês de março. No meu caso foi encaixar os acordes com a batida, já o Felipe foi em memorizar os acordes do tom. Graças ao professor Lidonildo aprendemos tanto a parte pratica como a parte teórica da música , como por exemplo as vibrações regulares e irregulares, os parâmetros do som, as divisões da música. Nós adoramos o curso de música pois ajuda muitas crianças ensinando-as a tocar esses instrumentos maravilhosos, nos dois esperamos para o mês de abril saber tocar muito mais, ganhas novas músicas e nos esforçarmos ainda mais para conseguir nossos objetivos que é se apresentar no concurso de talentos da escola. 


Relatório de alunos do Programa Musica na Escola - Preá

Relatório do mês de Fevereiro de 2012
Professor: Vera Muniz
Nome: Tamires,Walysson, Osmilson e Kailla.

O Mês de fevereiro foi bom.
Iniciamos as aulas com um pouco de dificuldades, porque ainda não conhecíamos os instrumentos.Violo e teclado.Somos alunos do 5° e 6° ano e estamos aprendendo a tocar violo e teclado.Temos a ajuda de um aluno do 9° ano que estar como monitor, Osmilson.
As novas formas de ensino tem nos ajudada do bastante, pois estamos aprendendo sobre comportamento, respeito ao próximo e pontualidade.
A nossa apostila é muito legal, temos tido aulas teóricas e nelas aprendemos sobre música, som, silêncio melodia harmonia e conhecemos instrumentos que eram desconhecidos para nós.
As aulas praticas nos ensinam a tocar, fazer as notas e acompanhar musicas.ganhamos um ventilador para nossa sala, assim as aulas ficam melhores.Obrigada.

Relatório dos alunos
Alunos: Sunamita, Alonso, Dunga e Gerson
Professor: Vera muniz

RELATÓRIO DO MÊS DE MARÇO
Somos alunos da professora Vera, estudamos teclado e violão. Neste mês, tivemos aulas práticas e teóricas. Nas aulas teóricas estudamos até a aula quatro da apostila, onde aprendemos sobre o som, os parâmetros do som, o que é música e as divisões da música.
Nas aulas práticas aprendemos o tom C, estamos aprendendo o D. Já tocamos algumas músicas como parabéns pra você, marcha soldado, o sapo não lava o pé, fui no tororó, e outras mais.
Esperamos aprender mais e mais pois não gostamos de faltar as aulas, porque gostamos muito de tocar.

Resgatando as brincadeiras nas aulas de Educação Física


Antigamente as crianças não tinham tantos brinquedos como as de hoje e, por isso, tinham que usar mais a criatividade para criá-los. De acordo com a pedagoga Jussara de Barros "Assim as crianças usavam tocos de madeira, pedrinhas, legumes e palitos para fazer animais, além de brincadeiras como amarelinha, cinco Marias, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, empinar pipa, dentre várias outras e, assim, se divertiram por décadas e décadas". A pedagoga cita ainda que "com os avanços da modernidade, a tecnologia trouxe brinquedos que não exigem a criatividade das crianças, pois elas já encontram tudo pronto". Com esse pensamento um dos professores de Educação Física da EEM São Francisco da Cruz, o professor Edson Muniz, juntamente com seus alunos do 2º ano A e B fizeram um levantamento das brincadeiras do tempo de seus pais e de seus avós, e durante as aulas sobre jogos, pesquisaram, e nas aulas práticas aproveitando para vivenciar, e aprender outras formas de diversão e as possibilidades de se criar jogos e brincadeiras. "Os alunos, foram divididos em seus grupos, e numa forma de circuito, todos participaram de todos os jogos". Explicou professor Edson Muniz.

Original em: http://gtesportecidadania.blogspot.com.br/2012/05/resgatando-as-brincadeiras-nas-aulas-de.html