quarta-feira, 4 de junho de 2008

Pauta da Reunião ao dia 26 de maio de 2008 de Canema

No dia 26 de maio de 2008, aconteceu na creche criança feliz uma reunião com todos os professores e funcionários da creche com as quatro mobilizadoras; eu Janaina Kelly, AilaneRegia, Renta Kelly, Elane Cristina e a mobilizadora da escola: Valdirene Cruz do Nascimento e a tia Marlucia. Nesta reunião foi repassado um pouco sobre os quatros temas sendo eles: Cultura Afro-Brasileira e Indigina, Esporte e Cidadania, Educação para Convivência com o Se mi-Árido, Participação Politica de Adolescente e Orçamento Público.
Logo após a senhorita Janaina Kelly apresenta para todos ali presente um vidio educativo que falava sobre a mistura, a convivência entre as crianças com deficiência com as crianças normais, as crianças negras e brancas. Depois ficou proposto que as crianças que ali estudaram iriam fazer alguns passeios na cidade, para poder aprender mais se divertidos.

GRUPO DE TRABALHOS.

LAIRA DA SILVA FERREIRA
MARIA ANTÓNIA NASCIMENTO
FRANCISCO GENILSON NASCIMENTO
CAROLINE CINTIA PONTES
CRISTINA FERNANDA PONTES
JANAELIA FERREIRA VASCONCELOS
LUANA GESSICA PEREIRA RIBEIRO
NATÁLIA MARCIA ALBUQUERQUE
MARIA JAQUELINE NASCIMENTO
HENRIQUE MAGNO F. NASCIMENTO

EEF Filomena Martins dos Santos
Aluno: Janaina Kelly Ramos

"Selo Unicef" Corrego da Poeira



Na tarde do dia 09 de maio de 2008 na EEF Raimundo Luis da Silveira de Corrego da Poeira em Cruz, aconteceu uma "tarde de lazer". O coordenador de esporte e cidadania Edson Muniz deu explicação de como brincar sem correria sem bagunças e em seguida foi apresentado um grupo de capoeira que veio juntamente com o coordenador municipal, mostrando as importancia da cultura negra, todos gostamos e aplaudiram muito. Depois passamos para as atividades esportivas onde brincamos.
O diretor da escola o José Valderi Nascimento, participou tambem das brincadeiras juntos com os alunos e os professores e no final da tarde agradecemos ao Edson pela ação desenvouvida na escola e convidamos para que vinheci novamente. O diretor agradeceu a todos e deu por encerrado o momento.

EEF Raimundo Luiz da Silveira
Aluno: Antônio Elivelton da Silveira
11 anos
7° ano
tema : Esporte e Cidadania

Relatorio " A COLETA SELETIVA NA COMUNIDADE" de Solidão



Eu acho muito importante a coleta seletiva na escola por que todas famílias participam da coleta seletiva. Assim o nosso lugar fica mas limpo e diminui algumas doenças como dengue.
Tem uma carroça na comunidade que carrega os lixo para nossa escola que fica dentro do PEVI da escola, e todas últimas quinta-feira do mês, passa um caminhão buscando esse lixo na escola.
E leva pra fábrica na Cruz, e lá passa por vários processos, e a escola fica feliz com isso porque o nosso meio ambiente fica mais saúdavel e más rico.
E tem lugar que não participa da coleta seletiva isso não faz bem pra nós mesmo porque se não participar podem pegar várias doenças graves.
Já teve um tempo que a escola fez uma gincana com os alunos , quem trazia mais lixo seletivo ganharia um cupon e quando chegou ao fim dessa gincana quem tinha más cupon ganham um prémio.

EEF Pedro Marques da Cunha
Aluno: Francisco Jailson Sousa Moura
13 anos
8° ano

Relatório " Natureza é Vida" de Solidão.

A escola onde estudo sempre fala sobre a natureza, o quanto ela e importante para nós. Se a cada dias as pessoas destrói a naturaza pois vai se acabando as poucos, quando formos parar para ver o problema que estamos cousando é tarde demais, cada um de nós devemos preservar o que Deus nos deu com muito Amor e Carinho que e a natureza. Muitas pessoas fazem é destruir, pois eles não sabem o quanto ela é útil a nossa vida. Eles não pensam no futuro dos filhos. Se constinuarem assim estão com graves problemas.
As plantas e os animais estão em extição por causa dos homens que não souberam dar valor o que a natureza nos aferece tudo de bom.
Preserve pois voçê estar fazen um grande bem para a humanidade.

EEFR Pedro Marques da Cunha
Aluno: Maria Daniela Freitas
13 anos
9° ano

Relatório de Solidão.

Em nossa comunidade há sempre eventos sobre cultura. Nas salas de aula os professores passam vadios, pesquisa, sempre falar do assunto.
Nas gincanas, culminância de projetos sempre há alguma apresentação sobre cultura. Já houve apresentações sobre a cultura afro-brasileira, a cultura indígena, o folclore, etc...
Aqui na EEF Pedro Marques da Cunha todos procuram colaborar com o que podem falar sobre os costumes da comunidade, as comidas típicas e já foi até feito pesquisa sobre a história do nome da comunidade "Solidão".
Eu sou representante dos adolescentes no tema cultura e identidade afro-brasileira e indigina e também procuro com meus professores fezer alguma coisa sobre o tema.
Agora este mês de Junho ira haver as quadrilhas juninas e isto é mais uma cultura de nossa região.
Então para mim a minha comunidade está cuidando muito bem de suas culturas.

EEF Pedro Marques da Cunha
Aluno: Leandro Brandão Marques
14 anos
9°ano
Tema: Cultura e Identidade Afro-Brasileira e Indigina