domingo, 24 de agosto de 2008

Pitombeiras - Mapeamento Cultural

Texto da fichas 02
Oficio e Modo de Fazer


Maria Marlene de Menezes, filha de Manoel Magalhães de Menezes e Raimunda Evangelista de Menezes, residente em Porteiras, aos 57 anos, é um exemplo para aqueles que acreditam que devemos jovem, mesmo se os cabelos embranquecerem. Aos 7 anos, ainda criança, acompanhando sua mãe, começou a fabricar suas primeiras varandas, aos poucos foi aperfeiçoando e mostrando que os fios são capazes de realizar excelentes obras. No inicio, eram varandas simples, depois mais complexas, em seguida, veio as toucas, almofadas, tapetes, toalhas, colchas e redes. Existe a varanda com fio roxo, branco e com linha. "Coloco um copinho na agulha para ficar pesado e melhorar o balanço das mãos, quando realizo o desenho da varanda". Ela explica que gosta do que faz, mas o trabalho é o sustento da família. " trabalho para ganhar dinheiro e sustentar minha família". Atualmente distribui fios para mais de 40 pessoas, que vende as mercadorias para outras cidades.
Dados do Entrevistado:
Nome: Maria Marlene de Menezes
Ocupação: Agricultor
Idade: 57 anos

Pesquisadores:
Nome: Nágela Naiara de Menezes
Idade: 13 anos
Serie: 8° ano

Poço Doce I - Mapeamento Cultural

EXPRESSÕES VOCÁBULOS
LOCAIS E REGIONAIS – FICHA 07 -EEF LUIS ALBANO DA SILVEIRA

Vocábulo: E aí mano!

E aí mano, é um vocábulo ou uma expressão de dizer com uma pessoa que é conhecido. Esse vocábulo foi criado pelo Emanuel Alves, que é dito até hoje. Essa palavra ele costuma dizer como um voto de cumprimentação que a pessoa vem chegando ou a pessoa que recebeu o voto de cumprimentação.
Mano pra ele é: Uma palavra que vem de IRMÃO, e que sempre gostamos de falar com alguem, chamar com algumas pessoas, pronunciar com a pessoa que é mais chegada a gente que conhecemos. Quando sai o vocábulo, e aí mano da boca dele, é que significa que ele tem amigos e colegas, e que sempre gosta de chamar uns com os outros.

Identificação do entrevistado(a)
Nome: Emanuel Alves do Nascimento
Ocupação: Estudante
Localidade: Poço Doce I
Pesquisador: Silvano Gean da Silva

EXPRESSÕES VOCÁBULOS
LOCAIS E REGIONAIS – FICHA 07- EEF LUIS ALBANO DA SILVEIRA

Vocábulo: Tô na zoeira.

No mês de junho diz mais uma entrevista como atividade do Selo Unicef de minha escola entrevistando desta vez o estudante de 19 anos residente em Lagamar. Na ocasião o entrevistei para saber o significado da expressão “Tô na zoeira”, muito dito por ele. Segundo o mesmo o vocábulo quer dizer curtição, principalmente quando está tomando umas pingas (cachaça), mas sem nenhuma maldade, diz por dizer.

Identificação do entrevistado(a)
Nome: Emanuel Alves do Nascimento
Ocupação: Estudante
Localidade: Poço Doce I
Pesquisador: Pedro Ferreira dos Santos

EXPRESSÕES VOCÁBULOS
LOCAIS E REGIONAIS – FICHA 07- EEF LUIS ALBANO DA SILVEIRA

Vocábulo: Ô menino matuto!

Entrevistei minha mãe sobre o vocábulo “Ô menino matuto”, segundo ela, é muito comum ouvir pessoas da Zona Rural em que moram falar isso. Acontece quando uma pessoa fica abismado olhando e administrando outra pessoa ou objeto.
Isso é coisa da nossa gente, faz parte da nossa cultura, eu acho essa expressão muito legal.

Identificação do entrevistado(a)
Nome: Maria Isabel do Nascimento
Ocupação: Agricultora
Localidade: Poço Doce I
Pesquisador: Pedro Ferreira dos Santos

FIGURAS POPULARES – FICHA 06- EEF LUIS ALBANO DA SILVEIRA

No dia 20, eu Sabrina Leângela Silveira minha colega de sala Maria Elisângela do Nascimento e a professora Ivonete, entrevistamos o Sr. Antônio falamos sobre as figuras populares. Para começo de conversa o entrevistado era líder comunitário em termo religioso, muitas vezes ele não se sente bem por que o esforço dele não os agrada.
A origem de seu trabalho foi através de reuniões que chegou a esse ponto de celebrar na comunidade, com muita fé e esperança de sempre está presente na comunidade ajudando essas pessoas.
Com relação ao objeto mapeado ele acha difícil trabalhar e concretizar as crianças e os adolescentes no mundo de hoje.
A importância dessa figura popular para o entrevistado, se sente satisfeito por conseguir por conseguir alcançar, trabalhando em pró da comunidade.

Identificação do entrevistado(a)
Nome: Antônio Ferreira de Paiva
Ocupação: Trabalha em comunidade
Localidade: Poço Doce I
Pesquisador: Sabrina Leangela Silveira

FIGURAS POPULARES – FICHA 02- EEF LUIS ALBANO DA SILVEIRA

No dia 21 de junho de 2008, eu Sabrina Leângela Silveira e a minha colega de classe, Maria Elisângela do Nascimento, fizemos uma entrevista sobre comida típica com a Maria Angelina Carvalho, nós falamos da tapioca. Ela não teve nenhuma formação, quantos as suas influências foi com a família.
A comida típica é feita na comunidade de Gamileirinha, no município de Cruz, Estado Ceará. Ela acontece em casa de farinha, ela também tem uma data específica, acontece no mês de julho.
As etapas para fazer a tapioca é raspando a mandioca, depois a serra quando terminar espreme, e amassa, depois penera e então vai ao forno.
As ferramentas são: rapador, faca, coco, peneira, prensa, etc.
Ela também faz o beiju, carraspanhas e cafofo. Ele acontece porque é para o meio de vida. As crianças acham bom, gostam desse tipo de comida típica, não como antes mais ainda gostam.

Identificação do entrevistado(a)
Nome: Maria Angelina Carvalho
Ocupação: Agricultora
Localidade: Poço Doce I
Pesquisador: Sabrina Leangela Silveira

MANIFESTAÇÕES CULTURAIS E EVENTOS – FICHA 01- EEF LUIS ALBANO DA SILVEIRA

Na entrevista falamos sobre o reizado, para começo de conversa as influências do entrevistado foi já desde de crianças, onde aprendeu com os mais velhos, inclusive com o Sr. João da Mata do Nascimento. Eles falavam para elas que no dia 06 de janeiro comemora-se o reizado. Eles contam que foi assistir e lá chamou a sua atenção, e é, por isso, que está se realizando estas manisfestações.
Essa manifestação cultural chama atenção das pessoas para assistir o público. Os ritmos são, em forma de círculos. Os instrumentos são: violão, pandeiro de mão e triângulo, as formas de cantar é realizado em roda.
Percorrem as comunidades, os trajes de roupas compridas. As cores são variadas para chamar atenção do público são usadas máscaras.

Identificação do entrevistado(a)
Nome: Antônio Ferreira de Paiva
Ocupação: Trabalha em comunidade
Localidade: Poço Doce I
Pesquisador: Maria Elizangela do Nascimento

BRINCADEIRAS E BRINQUEDOS INFANTIS – FICHA 05- EEF LUIS ALBANO DA SILVEIRA

No dia 24 de junho de 2008, eu Sabrina Leângela Silveira entrevistei o Weferson Sidney Silveira e conversamos sobre uma brincadeira chamada “esconde, esconde”. Essa brincadeira acontece dentro de casas, geralmente na casa de seus parentes.
O tempo dessa brincadeira pode ser a qualquer tempo, o número de crianças envolvidas são de 4 a 8. A origem foi com as crianças de antigamente que não tinham brinquedos p-ara se distrair então inventaram essa bincadeira.
Com relação ao objeto mapeado é próprio pra crianças, pois elas se divertem muito. Para o entrevistado é importante, pois nos divertimos muito com essa brincadeira.

Identificação do entrevistado(a)
Nome: Weferson Sidney Silveira
Ocupação: Estudante
Localidade: Poço Doce I
Pesquisador: Sabrina Leangela Silveira

HISTÓTIAS DOS LOCAIS – FICHA 08- EEF LUIS ALBANO DA SILVEIRA

No dia 28 de junho de 2008, eu Sabrina Leângela Silveira e a professora Maria Eliane Silveira da Costa fizemos uma pesquisa sobre a comunidade de Bento Lobo. Entrevistamos o Sr. Francisco de Assis Silveira, sobre a comunidade de Bento Lobo. Tem uma população de 101 pessoas, existem 23 casas na comunidade, ali as pessoas trabalham na agricultura, com a plantação de milho, feijão, roça e castanha, são pessoas simples que vive do trabalho.
Bento Lobo é uma comunidade que surgiu há muito anos atrás, originou-se de um tanque e tinha vaqueiro que todo dia ia lá no tanque dá água aos bois, e o nome desse vaqueiro era Bento Lobo. Quando ele foi embora as pessoas começaram a chamar tanque do Bento Lobo. As pessoas na comunidade vivem de seu trabalho, terminada a colheita de milho e feijão, eles se preparam para colher as castanha, as pessoas também criam animais como: galinhas, bois, ovelhas e cavalos. Trabalham de dia, e a noite descansam e sempre no dia seguinte a mesma rotina.
A religião predominante é a católica, onde freqüentam a igreja da comunidade vizinha. As crianças e os adolescentes vão para a escola e vivem com sua família.

Identificação do entrevistado(a)
Nome: Francisco de Assis Silveira
Ocupação: Aposentado
Localidade: Poço Doce I
Pesquisador: Sabrina Leangela Silveira

GRUPOS ÉTNICOS ESPECÍFICOS – FICHA 09- EEF LUIS ALBANO DA SILVEIRA

Luís Tomaz, foi o primeiro habitante da Lagoa do Mato, onde descobriu-a ao procurar as onças que estavam matando os animais. O Sr. Luís veio de Jijoca e seu filho João Tomaz contava que o nome da Lagoa foi dado pelo um Sr. De Acaraú.
João Tomaz era de origem negra e casou-se com a Dona Raimunda de Castelhano que também era negra e assim formaram uma família na Lagoa do Mato, a única na época.
Depois chegaram mais duas famílias na comunidade, uma de Preá e outra de Carrapateiras. As três famílias vivem em harmonia na comunidade como se fossem uma só.

Identificação do entrevistado(a)
Nome: Assis Tomaz
Ocupação: Agricultora
Localidade: Poço Doce I
Pesquisador: Silvano Gean

HISTÓTIAS DOS LOCAIS – FICHA 08- EEF LUIS ALBANO DA SILVEIRA

Quem visita a comunidade de Lagoa do Mato se encanta com a beleza natural do fator relevante que deu nome a localidade. Situada no coração do lugar, reflete o que de mais puro e belo a natureza pode nos proporcionar. Com um clima aconchegante, as famílias que moram ao redor usufruem de paz e tranqüilidade, além de ser fonte de consumo, pois a pesca em determinadas épocas do ano garante o sustento de algumas famílias que habitam por lá.
A alegria de quem a visita é contagiante, por isso, é indicada para momentos de relaxamento e paza anterior.

Identificação do entrevistado(a)
Nome: Raimunda Nonata de Souza
Ocupação: Agricultora
Localidade: Poço Doce I
Pesquisador: Silvano Gean

Poço Doce II - Mapeamento Cultural

Texto da ficha 01
Manifestações Culturais e Eventos

Festas Juninas


A escola de ensino fundamental Francisco das Chagas e Silveira localizado em Poço Doce II, tem como tradição realiza todo ano no mês de junho uma quadrilha.
Na ocasião reúnem toda a comunidade local especialmente alunos, professores, diretores e pais para estas comemorações, onde tem inicio com um ensaio diário até a ata da quadrilha.
Na noite da comemoração que acontece no pátio da escola, são utilizados para a festa: som musica juninas, roupas estampadas, enfeites juninos e comidas típicas.
A dança da quadrilha é feita com 12 pares onde dança com muito animalão contagiando as pessoas que vão lá para assistirem.
Além da quadrilha os alunos, crianças e jovens e adolescentes apresentam outras danças típica como: forró onde são resgatado os valores culturais da comunidade.

Dados do Entrevistado:
Nome: Maria Josineuda Vasconcelos
Ocupação: Professora
Idade: 36 anos
Localidade: Poço Doce II

Pesquisadores:
Nome:Rita Regina da Silva
Idade: 13 anos
Serie: 9° ano


Texto da ficha 02
Oficio e Modo de Fazer

Artesanato com fio e linha



Na comunidade de poço doce II uma das principais ocupações das mulheres é a varanda feita para redes de dormir.
Em suas próprias casas as mulheres utilizam para o futio fio e lã feitas de algodão e agulha. Uma das artesãs mais velhas a trabalhar aos onze anos de idade onde as primeiras agulhas utilizadas eram confeccionadas por ela própria. Feita de palito de coqueiro depois arame. Agora já se compra agulhas especialmente fabricadas para esse fim.,
Apesar da não valorização do produto, pois custa muito barato o produto depois de pronta.é uma fonte de renda onde as mulheres ajudam no sustento da família. E esse ofício vai sendo ensinado pelas mães ás filhas garantindo assim o aprendizado aos jovens e adolescentes da comunidade além da varanda, chapeis, bolsas e sapatos para crianças.


Dados do Entrevistado:
Nome: Maria Ribeiro da Rocha
Ocupação: Artesã
Idade: 32 anos
Localidade: Poço Doce II

Pesquisadores:
Nome: Maria Elioneide das Silveira Paulo
Idade: 15 anos
Serie: 9° ano


Texto da ficha 05
Brincadeiras e Brinquedos Infantis

Boneca de Pano



É um brinquedo confeccionado em casa, de baixo custo que ainda hoje é utilizado pelas crianças.
Muitas crianças ficam curiosas para conhecer esse de brincadeira e saber como foi produzido. Principalmente as meninas quando convençam com as mães sobre os brinquedos de infância do seu tempo.
Conceição uma senhora de 42 anos dona de casa, utiliza tecidos, meias linhas, botões, agulha e fabrica lindas bonecas de pano para suas filhas e netos. E algumas vezes para as crianças da localidade.
Para conceição fabricar bonecas de pano é recorda a sua infância e os tipos de brinquedos com os quais se divertia muito.

Identificação do Entrevistado:
Nome: Maria Conceição dos Santos
Ocupação: Domestica
Idade: 43 anos

Pesquisadores:
Nome:Maria Leide dos Santos
Idade: 15 anos
Serie: 9° ano


Texto da ficha 07
Expressões e Vocábulos Locais e Regionais

“ Vai te Catar “


“Vai te Catar” segundo o entrevistado é um dizer muito falado hoje em dia.
Esta Expressão surgiu há pouco tempo, só não se sabe de onde veio, mas é nova.
Vai te catar é usado em conversas onde as pessoas se desentendem e xingam umas as outras. Significa o mesmo que sai pra lá, não quero mais conversa.

Dados do Entreviostado:
Nome: Julismar Elizio Brandão
Ocupação: Agricultor
Idade: 30 anos

Pesquisadores:
Nome:Maria Núbia de S. Nascimento
Idade: 15 anos
Serie: 9° ano