terça-feira, 26 de julho de 2011

Reunião do GT da Cultura e do Meio Ambiente - Selo Unicef Edição 2009/2012

 Grupo de Trabalho – GT

   Mobilizador da temática Cultura e Identidade na apresentação do Tema


GT em Estudo para a Construção do Plano de Trabalho

   Mobilizadora na apresentação da Temática Educação para a Convivência


RELATÓRIO DA REUNIÃO COM O GT – GRUPO DE TRABALHO DAS TEMÁTICAS CULTURA E IDENTIDADE E EDUCAÇÃO PARA A CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO
SELO UNICEF - EDIÇÃO 2009 / 2012

15 de Julho de 2011.

            Na manhã desta sexta-feira, dia 15 de Julho, no Auditório da Secretaria Municipal de Educação, os Mobilizadores das Temáticas do Selo Unicef, Evaldo Vasconcelos e Maria José estiveram reunidos com o Grupo de Trabalho das Temáticas Educação Para a Convivência com o Semiárido e Cultura e Identidade para a construção do Plano de Trabalho que norteará as Ações e Atividades de Mobilização das temáticas do Selo Unicef nesta Edição junto as Escolas Públicas Municipais.
            A reunião teve início as 8h da manhã com o credenciamento dos participantes e após a exibição de um vídeo como acolhida para os presentes. Em seguida os mobilizadores do Selo Unicef apresentaram os Temas a serem desenvolvidos junto as escolas. A Temática Educação para a Convivência com o Semiárido será trabalhado com as Escolas: EEF Filomena Martins dos Santos, do Bairro do Canema representando as escolas da zona urbana e as escolas Pedro Marques da Cunha da localidade de Solidão e João Evangelista da Cruz da localidade de Paraguai representando as escolas da zona rural do Município.
            Foi apresentado pelos mobilizadores os representantes dos Grupos de Trabalho das Temáticas que juntamente com os Mobilizadores acompanharão as atividades e darão suporte as escolas envolvidas com o Selo Unicef. Este será portanto, o papel dos Grupos de Trabalho – GT do Selo, destacou os mobilizadores.
            As escolas que desenvolverão as atividades com a Temáticas Cultura e Identidade, o Centro de Educação Básica Maria Pereira Brandão, representando as Escolas da zona urbana e como representantes das escolas da zona rural, a Escola Macário José de Farias da localidade de Pitombeiras e a Escola João Evangelista Vasconcelos da localidade de Cajueirinho I. As demais Escolas Municipais desenvolverão atividades relacionadas as temáticas embora não pontuarão na avaliação do Selo porque nesta Edição será necessário mobilizar no minimo 10% da matricula geral do ensino fundamental do Município e não pela quantidade de escolas mobilizadas.
            Na apresentação da Temática Educação para a Convivência a mobilizadora informou que em reunião anterior com as escolas a serem mobilizadas foram determinados sub tópicos dentro da Temática principal para que as escolas desenvolvam atividades e que a escolha dos subtemas foi de acordo com a realidade da comunidade onde a escola está inserida. Assim sendo a Escola da Zona Urbana optou por trabalhar dentro da temática o subtema Água e Queimadas, a Escola da Localidade de Solidão trabalhar os subtemas Vegetação, Coleta de Lixo e COM – VIDA e a escola da localidade de Paraguai os subtemas Horta Escolar e Coleta de Lixo. Assim a mobilizadora na sua apresentação informou sobre possíveis atividades que possam ser desenvolvidas com os subtemas na Primeira Etapa das atividades que corresponde a Pesquisa de Campo.
            Após os mobilizadores informaram que é preciso que as escolas também formem os Grupos de Estudo – GE, Grupos este que poderá ser representado pelas Comissões de Meio Ambiente e Qualidade de Vida nas Escolas, A COM – VIDA.
O Mobilizador da Temática Cultura e Identidade também fez uma explanação sobre sua temática informando sobre os procedimentos que as escolas deverão desenvolver com as atividades voltadas a temática.
            Dando continuidade a pauta foi apresentado sugestões para o Plano de Trabalho com as atividades para a mobilização das temáticas junto as escola envolvidas para apreciação do Grupo de Trabalho. Algumas alterações foram feitas com suas devidas complementações e segue em anexo neste relato.
            Por fim os mobilizadores agradeceram a participação do GT na reunião e ficou agendado as próximas reuniões com o Grupo, que segue no Cronograma de Atividades do Plano de Trabalho, vide anexo.
Damos por fim este relato.
 

Maria José de Farias                                                       José Evaldo Vasconcelos
Mobilizadora da Temática                                                  Mobilizador da Temática
Educação para a Convivência com o Semi-árido.                 Cultura e Identidade


ANEXOS
1.    Pauta da Reunião;
2.    Ficha de Freqüência;
3.    Plano de Trabalho;
4.    Relação dos Participantes do GT – Grupo de Trabalho das Temáticas;
5.    Texto sobre a Função do GT para a mobilização do Selo Unicef;
6.    Relatório de Meio Período do Selo Unicef – Indicadores de Impacto Social do Município;
7.    Relatório de Meio Período do Selo Unicef – Indicadores de Gestão de Políticas Públicas
8.    Fotos do Evento

Brinquedoteca realiza despedida das férias


Não se pode falar de férias sem falar de diversão, alegria, lazer! E é com essa ideia que a Brinquedoteca Municipal realiza nessa quarta (27.07) a partir das 16:30, uma tarde de brincadeiras ao ar livre na Praça da Brinquedoteca.
Certamente, as brincadeiras a serem realizadas farão a alegria dos participantes. O sorriso estampado no semblante de cada criança se mistura a uma nuvem colorida de descontração e alegria, ingredientes necessários a felicidade.
Criança feliz cresce brincando! Aguarde as emoções e venha conferir de perto essa programação recheada de aventuras e não é lugar só de criança, pois uma criança existe em cada um de nós, é só saber explorar. Nos encontramos nessa tarde de magia e diversão!
Por: Educadoras Sociais de Cruz