sexta-feira, 20 de junho de 2008

Relatório Semi-Árido - Lagoa Salgada


RELATORIO/ SEMI-ARIDO



No dia 08 de maio, na escola de Lagoa Salgada , Município de Cruz, foi realizado o estudo do terceiro roteiro referente a Educação para a Convivência no Semi-Árido (selo UNICEF 2008) ,com os alunos de 1º,2º e 3º ano,no turno da manhã.
Começou com a coordenadora Vívia Monteiros explicando para as crianças, o que era o semi-árido, onde o sol é muito quente, às chuvas são poucas , mas que no semi-árido tinha muitas chuvas, só que em períodos irregulares, que as pessoas já estavam aprendendo a conviver melhor, que aparavam as águas das chuvas para o banho, para a comida e outras utilidades.Sempre que comentava das caracteristicas do semi-árido fazia comparação com a realidade dos alunos e sua comunidade. Falou ainda da mortalidade infantil, da desnutrição, a falta de água e o estado da água, das doenças, que afetam bastante as crianças. Depois cada professor retornou a sala de aula com seus alunos e continuaram a trabalhar o terceiro roteiro e no mesmo continha uma pesquisa sobre como estão as escolas do semi-árido.As crianças juntamente com o seu professor visitaram várias partes da escola, observando se a escola tinha cadeiras, merenda escolar, horta, local de lazer, água potável e encanada e outros aspectos.E foi feito o fechamento com várias atividades na classe,como desenhos, frase e produções textuais.
Enfim, foram tiradas fotos, teve o acompanhamento do coordenador e eu como adolescente representante dessa temática que também acompanhei toda essa pesquisa. Que concerteza foi muito proveitosa para todos que realizaram esse trabalho, que minha escola e desses alunos que fizeram a pesquisa, é uma escola boa, por ter água limpa, lugares para todos os alunos estudarem, como prova, foram feitas avaliações pela Secretaria Municipal de Cruz e em outras avaliações do estado do ceará, estamos em 2º lugar em alfabetização,no estado do ceará. Tem boas merendeiras que fazem lanches gostosos.O único ponto negativo é o lazer, pois o espaço é o próprio pátio da escola, mas já tem promessas verdadeiras sobre um local juntinho a escola para esse lazer.

Aluno representante do selo UNICEF: Maria Carolina de Sousa
Professores: Gleciane Maria da Silveira e Freitas/Sílvio Santos
Série/ano: 9º
Escola: EEF Raimunda Elvira Brandão
Localidade: Lagoa Salgada

Participação Poliítca - Relatório - Lagoa Salgada


RELATÓRIO /POLITICAS



No dia em que fui a Secretaria de Educação, 11 de abril, aprendi muito sobre a política não só a política partidária, mas, também a não partidária, o mesmo que eu aprendi, repassei para a minha escola.
Ocorreu outro encontro mo dia 23 do mesmo mês, eu como adolescente mobilizador, junto com a Coordenadora mobilizadora e a Coordenadora Pedagógica e com um grupo de alunos de 8º e 9º ano da EEF Raimunda Elvira Brandão, para juntos trabalharmos na mesma e na comunidade local sobre a temática Participação de Adolescentes na Política e Orçamento Público.
De inicio foram repassados para os professores materiais de subsídios para os mesmos explorarem em sala de aula, principalmente os professores de 8º e 9º ano, após, o grupo de alunos juntos discutiram várias idéias sobre Política e confeccionaram cartazes que chamou atenção de muita gente da comunidade e dos próprios alunos devido suas frases e gravuras que mostrava a consciência do voto.
Percebi que isso foi algo produtivo para mim, para minha escola e para a minha comunidade, algumas pessoas se perguntavam o que é o voto, agora já deixamos bem clara essas respostas.

Aluno representante do selo UNICEF: Emanuel Aldemir da Silveira
Professores: Aurinete Brandão de Vasconcelos Prado/ Ciro José da Silveira e Freitas
Série/ano: 7º
Escola: EEF Raimunda Elvira Brandão
Localidade: Lagoa Salgada

Relatório Cultura e Identidade - Lagoa Salgada

Alunos aprendendo como se faz a enorme trança, que da mesma se confecciona o uru, a saca, o abano, a esteira, a vassoura e outros produtos.


Dona Tereza demonstrando seu ofício, nos mostrando como se faz a trança da palha da carnaubeira.


RELATORIO- CULTURA AFRO-BRASILEIRO E INDIGENA

Eu, Érica Marques de Sousa, representante que sou da temática: Cultura Afro-brasileira e Indígena participei de uma reunião no Auditório Municipal da Secretaria de Educação no dia 11 de abril de 2008 pela manhã. Nesse encontro discutimos sobre a formação do grupo (GT) na escola para melhor ser estudado o selo UNICEF e mobilizar toda a escola para serem desenvolvidas atividades de sensibilização do bem estar das crianças e adolescentes, dando ênfase maior à temática acima citada.
O mobilizador Evaldo Vasconcelos Coordenador dessa temática deu idéias para que o grupo tivesse um redator, comunicador e organizador de eventos e que deveríamos estudar o guia, identificar o que tem na nossa comunidade e ainda o que pode ser pesquisado em pesquisas de campo,também poderia ser feito um dicionário de palavras que os povos africanos e indígenas deixaram da sua herança e que nós ainda hoje usamos essas expressões.Ouvimos uma música de ritmos africano e indígena, depois cada um comentou sobre o sentido da música e nos apresentamos,após muitas discussões de idéias fizemos uma avaliação do encontro.
No dia 23 de abril à tarde tive em uma reunião com a coordenadora pedagógica Vívia Monteiros e a mobilizadora representante do selo UNICEF da minha escola Esmeralda Maria, para o estudo do guia, que até o final do mês de junho realizaríamos os quatros passos, que são: formar o grupo, estudar o guia, realizar o trabalho de campo e elaborar o jornal mural. A coordenadora ainda falou sobre o selo UNICEF, sua importância e sobre a temática a ser desenvolvida, tudo isso juntamente com a mobilizadora. A pesquisa de campo foi realizada, dia 29 de maio às 15h00min . A entrevistada foi Terezinha de Jesus, conhecida como Dona Tereza, ela trabalha com artesanato de palha desde seus 08 anos de idade, já faz 48 anos que ela trabalha com esse ofício, ela nasceu no município de Bela Cruz, no dia 12/09/1952. Chegamos à casa dela e começamos a fazer perguntas sobre ela, desde quando trabalha com o ofício, quem encomenda, como é efeito, onde é realizado, além de dizer a sua importância na comunidade.
E agora estamos lutando para o município de Cruz conquiste o Selo UNICEF, edição 2008.

Aluno representante do selo UNICEF: Érica Marques de Sousa
Professores: Sílvio Santos Araújo/Gleiciane Maria da Silveira e Freitas
Série/ano: 9º
Escola: EEF Raimunda Elvira Brandão
Localidade: Lagoa Salgada
Futebol na comunidade sempre é praticado todos os dias, faça chuva ou sol, todos estão lá para jogar. São fascinados por ele.
Crianças da comunidade brincando com bolas de gude (conhecida pelas crianças da comunidade local como bila).

Andar de bicicleta o esporte favorito da criançada. Depois dos deveres as crianças gostam de estar juntas brincando e divertindo-se com suas bicicletas.


RELATORIO- ESPORTE

No dia 11 de abril de 2008 às 07h30minh da manhã eu e a mobilizadora Esmeralda fomos participar de uma reunião na Secretaria de Educação para debater sobre um tema muito importante para nossas vidas! O esporte.
Voltamos para nossa escola com o intuito de incentivar o interesse dos alunos em mandar poesias, textos, paródias, desenhos, gravuras em nome do esporte, isso engajados com a atividade do selo UNUCEF 2008.
Dia 28 de maio, à tarde, umas 16h, eu juntamente com a mobilizadora e a coordenadora pedagógica Vívia fomos ver os lugares que se pratica o esporte na comunidade, onde muitos adultos e crianças estão se divertindo e cuidando da suas saúdes.
O jogo de bila (bola de gude) na comunidade é bastante praticado, principalmente nos quintais e perto das casas das crianças e quem brinca sempre sai feliz. Andar de bicicleta, hoje está sendo muito praticado pelas crianças, já é um grande costume. Legal mesmo é no dia 07 de setembro, onde minha escola promove muitos jogos relacionados com o esporte, principalmente o ciclismo, que é a bendita corrida de bicicleta. Outra coisa interessante é que as pessoas da comunidade por volta das 17h00minh da tarde, todos os dias caminham para melhorar sua resistência física.
O futebol é o esporte mais praticado na comunidade, todos os dias ás tardinhas os jogadores, como adultos, adolescentes, pessoas mais idosas e algumas vezes as crianças também estão jogando com seu time, passam toda a semana treinando o maravilhoso futebol.

Aluno representante do selo UNICEF: Ronaldo Felipe de Oliveira
Professores: José Ciro da Silveira e Freitas/ Aurinete Brandão de Vasconcelos Prado
Série/ano: 7º
Escola: EEF Raimunda Elvira Brandão
Localidade: Lagoa Salgada

Relatório de Atividades - Frei Jorge



RELATÓRIO
Atividades relacionadas ao tema semi-árido



A E.E.F. Manoel Antonio da Silveira realizou os trabalhos com os estudantes no que diz respeito ao semi-árido: paródia com o tema da música “Asa Branca”, entrevistas relativas aos roteiros de um a quatro.
Para a elaboração da paródia foram realizadas aulas informativas e palestras com os professores e grupo de adolescentes em prol do Selo UNICEF. Após a explanação do assunto os estudantes reuniram-se em grupos e realizaram a produção do texto e a partir desse trabalho foram escolhidas as melhores estrofes para compor a referida paródia. Relacionado aos roteiros, houve-se também uma explanação de informações e os estudantes realizaram visitas e entrevistas com pessoas da comunidade destacando a questão ambiental (número e quantidades de árvores da região), a natalidade (procurando saber sobre as gestantes, suas consultas do pré-natal), a própria escola (pesquisando sobre as condições das salas de aula, merenda escolar, a disponibilidade de materiais didáticos, o espaço físico, etc) e das condições das crianças da região (procurando saber sobre a qualidade da água consumida, se está freqüentando a escola, como está sendo atendida pelos órgãos responsáveis pela saúde).
Em suma, essas ações estão sendo muito úteis aos educandos tanto para seu desenvolvimento intelectual como para aproximá-lo da comunidade pela qual está inserido.

Semana do Meio Ambiente 31 a 05/06/08 - Tucuns






RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NA ESCOLA DURANTE A SEMAN DO MEIO AMBIENTE

A escola de E.E.F.Freitas Vasconcelos na localidade de tucuns trabalhou o tema semi-árido do selo unicef com as pesquisas do primeiro roteiro em campo, +fazendo o desdobramento em sala de aula com a explanação sobre o cuidado necessário durante a gestação, os hábitos de higiene, água, saneamento, lixo, debatendo com os alunos sobre a saúde da mulher, da criança, do adolescente, e das pessoas da comunidade, falando também das dificuldades que as famílias têm para cuidar da saúde e dando sugestões, a fim de aproveitar as informações coletadas pela as turmas e dando condições da sua escola do melhor modo possível.
O segundo roteiro foi trabalhado como atividade de casa, fazendo a entrevista com seus pais e trazendo os resultados para ser discutido, junto com seus desdobramento, adquirindo conhecimento sobre água, não tomando banho nas águas sujas, suas causas, o cuidado que devemos ter, em fim muitas preocupações, a respeito do semi-árido, principalmente em relação à saúde.
O terceiro roteiro foi trabalhado dentro da escola, pesquisado com merendeiras, secretário, vigia e gestores, e debatido o trabalho através de uma roda de conversa sobre o que eles acham mais interessante e ouvindo algumas sugestões sobre o melhor meio de dizer o que aprenderam .Através de desenhos e cartazes.
Por último, o quarto roteiro com as pesquisas em campo, seguindo a programação enviada pela secretaria e foi uma semana bem aproveitosa, com cartazes e faixas com seus temas pedidos e suas apresentações para ser apresentado na praça Afonso Fontes, onde as quatro escolas da sede se encontraram para comemorar a semana do meio Ambiente. Na ocasião a escola apresentou uma aluna representando a onça escrevendo uma carta aos habitantes do planeta terra, a qual tratava-se de um pedido de socorro aos homens para conservarem o habitat dos animais que já estão em extinção, por causa do consumo desenfreado do ser humano e o uso irracional dos bens da natureza, lembrando ao homem que ele está se auto-destruindo ao destruir o meio ambiente.
A semana foi encerrada com a distribuição de mudas de plantas para a comunidade, para que todos sejam envolvidos neste processo de conscientização em defesa do meio ambiente.

“Devemos como humanos que somos pensarmos nas conseqüências que já estão acontecendo e começarmos já, defendermos a natureza com ações não com palavras; semeando, plantando, regando, despoluindo e assim estaremos fazendo a nossa parte”.

Produção Textual - Frei Jorge

PARTICIPAÇÃO POLÍTICA


Para a gente ser cidadão
Tem que ter democracia
Saúde e muito lazer
Educação e moradia
Só com tudo isso aí
É que podemos enfim
Conquistar cidadania

Participação política
É um dever de todos
Mais tem gente que não sabe
Pois são verdadeiros bobos
Gente sem informação
Cultura e educação
São enganados de novo

Aqui vou finalizar
Da democracia falei
Não gostava de política
Mas eu me acostumei
É questão de se informar
Para o nosso país mudar
E progredir de uma vez.


Francisca Cleiciane Silveira
Frei Jorge

Relatório ( Texto: As religiões Indigenas) Paraguai.

Todos nós sabemos que pertencemos á uma única raça no qual chamamos de raça humana. Mais se varia três cores branca, negra e indígena. Quando falamos em indígena, lembramos que já ouvimos historia sobre índios, dizem que são bravos ou seja selvagens não é mesmo? mas no meu ponto de vista, por eles serem os primeiros habitantes do Brasil á viverem nessa terras, eu não eu não vejo eles com os olhos de selvagens. Pelo contrário essa é apenas uma maneira de proteger seu património, melhor dizendo suas aldeias, seu povo e o principal suas terras, a natureza por completo, pois é da natureza que eles sobrevivem, pescam, caçam e comem raízes. Eles são um povo livre, não podem deixar que ninguém destrua a natureza, o lugar onde eles mantém preservado.
Nós fazemos parte da religião cristã ( evangélica ou católica ) e acreditamos em um único Deus. Já os índios fazem parte das religiões indígenas e acreditam em vários deuses como o sol e a lua, os trovões e relâmpagos etc. São seus sinais importantes. Eles fazem suas festas, brincam, dançam, pulam, correm, trabalham, cantam e vivem felizes por um lado. Enquanto pelo outro lado sofrem falta de terra, suas terras são poucas e necessitam de sempre mais. Os índios são importantes na teoria do passado? Sim todos nós formamos o povo brasileiro. E estamos ligados por traços históricos e culturais transmitida pelas gerações passadas. Você pensou como nos alimentamos, sentamos, brincamos e estudamos dessa maneira em nosso dia-a-dia. Todos nossos hábitos e costumes são valores formados através da contribuição da cultura dos povos indígenas. Por isso que os índios são importante da mesma forma que nossos jeito. È nossas identidades.

EEF João Evangelista da Cruz
Aluno: Maria Leoneide da Silva
Idade 15 anos
Serie 9° ano
Tema: Cultura e Identidade Afro-Brasileira e Indígena