sexta-feira, 20 de junho de 2008

Relatório Cultura e Identidade - Lagoa Salgada

Alunos aprendendo como se faz a enorme trança, que da mesma se confecciona o uru, a saca, o abano, a esteira, a vassoura e outros produtos.


Dona Tereza demonstrando seu ofício, nos mostrando como se faz a trança da palha da carnaubeira.


RELATORIO- CULTURA AFRO-BRASILEIRO E INDIGENA

Eu, Érica Marques de Sousa, representante que sou da temática: Cultura Afro-brasileira e Indígena participei de uma reunião no Auditório Municipal da Secretaria de Educação no dia 11 de abril de 2008 pela manhã. Nesse encontro discutimos sobre a formação do grupo (GT) na escola para melhor ser estudado o selo UNICEF e mobilizar toda a escola para serem desenvolvidas atividades de sensibilização do bem estar das crianças e adolescentes, dando ênfase maior à temática acima citada.
O mobilizador Evaldo Vasconcelos Coordenador dessa temática deu idéias para que o grupo tivesse um redator, comunicador e organizador de eventos e que deveríamos estudar o guia, identificar o que tem na nossa comunidade e ainda o que pode ser pesquisado em pesquisas de campo,também poderia ser feito um dicionário de palavras que os povos africanos e indígenas deixaram da sua herança e que nós ainda hoje usamos essas expressões.Ouvimos uma música de ritmos africano e indígena, depois cada um comentou sobre o sentido da música e nos apresentamos,após muitas discussões de idéias fizemos uma avaliação do encontro.
No dia 23 de abril à tarde tive em uma reunião com a coordenadora pedagógica Vívia Monteiros e a mobilizadora representante do selo UNICEF da minha escola Esmeralda Maria, para o estudo do guia, que até o final do mês de junho realizaríamos os quatros passos, que são: formar o grupo, estudar o guia, realizar o trabalho de campo e elaborar o jornal mural. A coordenadora ainda falou sobre o selo UNICEF, sua importância e sobre a temática a ser desenvolvida, tudo isso juntamente com a mobilizadora. A pesquisa de campo foi realizada, dia 29 de maio às 15h00min . A entrevistada foi Terezinha de Jesus, conhecida como Dona Tereza, ela trabalha com artesanato de palha desde seus 08 anos de idade, já faz 48 anos que ela trabalha com esse ofício, ela nasceu no município de Bela Cruz, no dia 12/09/1952. Chegamos à casa dela e começamos a fazer perguntas sobre ela, desde quando trabalha com o ofício, quem encomenda, como é efeito, onde é realizado, além de dizer a sua importância na comunidade.
E agora estamos lutando para o município de Cruz conquiste o Selo UNICEF, edição 2008.

Aluno representante do selo UNICEF: Érica Marques de Sousa
Professores: Sílvio Santos Araújo/Gleiciane Maria da Silveira e Freitas
Série/ano: 9º
Escola: EEF Raimunda Elvira Brandão
Localidade: Lagoa Salgada

Nenhum comentário: