sexta-feira, 16 de maio de 2008

Relatório do estudo do Terceiro Roteiro na escola de Lagoa Salgada

No dia 8 de maio, na escola de Lagoa Salgada, município de Cruz, foi realizado o estudo do Terceiro Roteiro referente a educação para a convivência com o semi-árido (UNICEF) com os alunos de primeiro, segundo e terceiro ano, no turno da manhã.
Começou com a coordenadora pedagógica Vívia Monteiros, explicando para as crianças, o que era o semi-árido: onde o sol é muito quente, as chuvas são poucas, mais que no semi-árido tinha muitas chuvas só que em períodos irregulares, que as pessoas já estavam aprendendo a conviver melhor, que já aparavam água das chuvas para o banho, para a comida e outras utilidades. Sempre que comentava das características do semi-árido fazia uma comparação com a realidade dos alunos e sua comunidade. Falou ainda da mortalidade infantil, da desnutrição, a falta de água e o estado da água, das doenças que afetam bastante as crianças.
Depois cada professor retornou a sala de aula com seus alunos e continuaram a trabalhar o terceiro roteiro e no mesmo continha uma pesquisa sobre como estão as escolas do semi-árido e as crianças juntamente com o seu professor, visitaram várias partes da escola observando se a escola tinha cadeiras, merenda escolar, horta, local de lazer, água potável e encanada e outros aspectos. Foi feito o fechamento com várias atividades na classe, com desenhos, frases e produções textuais.

Enfim, foram tiradas fotos, teve o acompanhamento do coordenador e eu como adolescente representante desta temática, que também acompanhei toda essa pesquisa. Que com certeza foi muito proveitosa para todos que realizaram esse trabalho. Minha escola na qual fizemos a pesquisa, é uma escola boa, por ter água limpa, lugares para todos os alunos estudarem. Como prova foram feitas avaliações pela PMC, estamos em segundo lugar em alfabetização, no estado do Ceará. Tem boas merendeiras que fazem lanches gostosos. O único ponto negativo é o lazer, pois o espaço é o próprio pátio da escola. Mas já tem promessas verdadeiras sobre um local juntinho com a escola para esse lazer.
Maria Carolina de Sousa - ano
EEF Raimunda Elvira Brandão
Tema: Semi-árido
Cruz - CE
16/05/2008.

Grupo de Capoeira

O ''Grupo de Capoeira'' vem sendo desenvolvido nas escolas. Na reunião do dia 30 de Abril de 2008 decidimos que esse grupo iria acontecer nas escolas. Aqui na minha escola de Tucuns já temos um grupo de 50 pessoas e o horário desse treinamento acontece segunda e sábado ás 5:00hs da tarde, com os alunos: Fancisco, Pedro, Carlos, Emanuel, Vinícius, Diego, Domingos, Taylon, Netinho, Alexandre, etc.

O treinador chama-se Rubenildo, e esse grupo é importante para o desenvolvimento da criança e do adolescente. Conta também com o COORDENADOR DE CULTURA Evaldo, ele nos dá apoio, além de conseguir recursos para nós.
Sávio Hércules Farias
10 anos
6° ano
EEF Filomeno Freitas Vasconcelos
16 de Maio de 2008