segunda-feira, 19 de maio de 2008

Elaboração do Jornal Mural na Escola de Tucuns

No dia 08 de maio de 2008, nós nos reunimos para fazer o “Jornal mural “. Procuramos figuras, em revistas e jornais e encontramos várias. Fizemos também algumas frases.
Organizamos ele em três partes: Editorial, Noticia principal. E você sabia? Falamos sobre cada tema e demos um nome a ele: Informativo Escolar.
O próprio ficou muito bonito e legal, porque falava de tudo um pouco: esporte, lazer, discriminação negra, caatinga, políticas, curiosidades, etc.
Enfim o trabalho foi feito e valeu a pena,nós aprendermos tanta coisa!


Grupo Cultura e Identidade Afro-Brasileira e Indígena de Tucuns
Representante - Sávio Hércules Farias - 6°ano - 10 anos
EEF Filomeno Freitas Vasconcelos - Tucuns - Cruz - CE
02 de Maio de 2008

O Selo Unicef no CEB. Maria Pereira Brandão

O SELO UNICEF

Cruz como sempre agindo e trabalhando para a conquista do selo Unicef edição-2008.
Com a participação de adolescentes nos quatro temas do selo UNICEF, que são eles:

Participação Política
Cultura e Identidade Afro-Brasileira e Índígena
Esporte e Cidadania
Educação para Convivência com o Semi-Árido

O C.E.B.Maria Pereira Brandão está espectacular com a ação do selo UNICEF na escola. Os alunos tiveram um conhecimento maior e também dos seus temas, começaram a ter interesse e em querer fazer parte de mais uma conquista do selo UNICEF.
Onde também, para se informarem melhor começaram a visitar o blog do selo UNICEF.
Lá pode-se encontrar informações dos quatro temas, onde quem ia postar essas informações eram os próprios articuladores das escolas na ILHA DIGITAL, com o acompanhamento de professores que na maioria das vezes era o Evaldo ou o Pedro.
Do C.E.B. Maria Pereira Brandão foram os representantes da cultura, do esporte, semi-árido e política.
Também não podemos esquecer das entrevistas que o grupo de cultura já começou a identificar, nove pessoas já foram identificadas para que possam ser entrevistadas.
E que os grupos de:
Participação Política e o de Educação para Convivência com o Semi-Árido já fizeram o seu jornal mural.
Essas foram as ações que os grupos de adolescentes já fizeram e se Deus quiser:
Cruz rumo ao tri!

Obs:o endereço do blog é:
www.cruzselounicef.blogspot.com


Jose Nilce Vasconcelos Filho
C.E.B.Maria Pereira Brandão
Idade: 12 anos
Ano: 7° Turno: tarde
Sub-coordenador do selo Unicef
Tema: Cultura e identidade Afro-Brasileira e Indígena

Educação para conviver com o Semi-Árido - Frei Jorge


A EEF Manuel Antônio da Silveira localizada em Frei Jorge promoveu nos dias 03 a 08 de maio um concurso de poesia com a temática "Educação para convivência com o Semi-Arido ", envolvendo os alunos do 7° a 9° ano. O processo de seleção foi feito pelos professores, sendo vencedora, Maria Samara Cunha aluna do 9° ano, tarde, 12 anos.

Um clima brasileiro,
dos sertões nordestinos,
um exemplo de consciência do povo
para dar a água vários destinos
Um deles é a cisterna
que a água da chuva pode guardar,
para que a população,
Mais tarde posso usar.
O Semi-Árido é quase seco,
mas a água é muito por lá,
a evaporação ocorre,
para o volume d'água controlar
Por isso não pense besteira
a seca não da pra atrapalhar,
o desenvolvimento do semi-árido,
pois o povo é animado,
gosta muito de trabalhar,
só é pouco castigado,
mais não se cansa de lutar.

EEF Manuel Antônio da Silveira
Maria Samara Cunha
Frei-Jorge
Cruz
19/05/2008

Relatório de Trabalho - Escola de Paraguai.

Foram feitas reuniões para conversar e planejar como seriam feitas as apresentações, tivemos também momentos de ensaios, participação de alunos e compreensão da coordenadora, foram necessários para que fossem realizadas todas as apresentações sobre a temática:Cultura e Identidade Afro-brasileira e Indígena.
Essas apresentações foram realizadas com os alunos do 6° ao 9° ano, foram apresentadas em salas de aula, em reuniões de pais e mestres e nos momentos culturais, que foi realizado no dia 13 de maio de 2008.
O momento cultural foi realizado na terça-feira, as 04:00 hs, com a presença de alunos do 2° ao 9° ano, aconteceu na quadra esportiva da escola, no momento em que todos estiveram reunidos para assistir todos as apresentações. Houve apresentação de teatro, poesia e capoeira.
Tudo que aconteceu até agora foi importante, pois estamos conhecendo e valorizando a cultura Afro e Indígena que também é nossa.
EEF João Evangelista da Cruz
Lindomar Moura. 9° ano
14 anos
Tema: Cultura Afro-Brasileira e Indigena
Paraguai
Cruz
19/05/2008