segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Relatório Capoeira da Escola "Canema"

EEF. FILOMENA MARTINS DOS SANTOS
Educando com Amor

Relatório


A escola sendo um lugar privilegiado para as crianças aprenderem e brincarem, aqui acontece aos sábados as dezessete horas, um grupo de trinta e cinco alunos sendo vinte e cinco deles regulamente matriculado na escola e os demais são jovens da comunidade que vem praticar capoeira. Eles tem acesso a um espaço amplo, arejado e a um professor dedicado e experiente que tenta ensinar-lhes o melhor em forma de treino, estimulando boas amizades, comportamento e um conhecimento cultural mais elevado.
A implantação do grupo aconteceu no dia 22 de agosto deste ano – dia do folclore, na ocasião a senhora Diretora Geral Maria Aurilene Vasconcelos Silveira, apoiada por sua equipe, oficializou o mesmo como a mais recente atividade praticada e realizada na escola. Assim, de maneira participativa está acontecendo o intercambio de escola e comunidade, com essa união eles assistem ao que se passa por lá e, tiram suas conclusões de quais são os objetivos dessas crianças e adolescentes que ali se exercitam. Com aquele treino, melhoram a mente, o corpo, se sentem bem e adoram fazer aqueles movimentos ritmados e quando vem a roda cantar e vibrar é um verdadeiro paraíso para eles.
Espera-se que nossos alunos adquiram um nível de consciência, já que os jogos de capoeira, os objetivos são bastante claros, desenvolver a inteligência, superar as dificuldades e, se fortalecer espiritualmente enquanto ser social.