quarta-feira, 28 de maio de 2008

Relatório do Tema: Cultura Afro-Brasileira e Indígena


No dia 28 de Abril de 2008, ( Segunda-Feira), eu fui participar do planejamento para dizer aos professores como é o nosso trabalho e assim eles poderam ter conhecimento de todo o nosso Projeto.
  • 06 de Maio, participei da reunião dos pais, e relatei como é o nosso projeto e falei também sobre a importância do SELO UNICEF em nosso município. A professora Andréia registrou o momento com fotografias.
  • 13 de Maio , começamos as visitas nas casas, primeiro de tudo explicamos os motivos da nossa visita em sua residência, fiz as perguntas juntamente com a professora Vacilda, que está me apoiando nas entrevistas. O primeiro entrevistado foi o Sr. Paulo Augusto Silveira Filho, agradecemos a sua atenção, e assim finalizou a minha primeira entrevista sobre o jogo de peteca.

  • 14 de Maio, fomos para a segunda entrevista, dessa vez, foi entrevistado: a Srª. Maria Livramento do Nascimento, que reletou sobre o traçado de palha, explicamos o motivo da nossa ida a sua residência e fizemos perguntas.

  • 19 de Maio, participei da disciplina para explicar aos alunos como é o nosso projeto e dizer a importância do SELO UNICEF, no nosso município.

20 de Maio, fui entrevistar o Sr. José Pereira da Silva, ele relatou os passos que ocorrem nas farinhadas e contou também como era nos tempos de sua infância.

Passaram-se oito dias e no dia 28 de maio, juntamente com a professora Vacilda, fomos entrevistar a Srª. Geralda Maria do Nascimento. Explicamos tudo sobre o SELO UNICEF, pedimos que ela relatasse um pouco sobre o drama, uma dança de antigamente.

Assim aconteceu os nossos trabalhos de campo.

Aluna: Luana Marta da Rocha

Ano: 7º Idade: 12 anos - Cajueirinho II

Participação Política e Orçamento Público

Durante esse período de trabalho, o grupo da Participação Política fez várias divulgações dentro e fora da escola, para que os adolescentes pudessem saber a importância de receber seu título, fizemos também cartazes com frases.

Falamos aos alunos a importância de um município ser aprovado com o SELO UNICEF, não só apenas os alunos, mais os pais e outras pessoas que estavam presentes na escola.

Felizmente em nossa localidade não há mais nenhum adolescente entre 16 e 18 anos, sem ter feito o seu título, e finalizando esse relatório digo que foi uma maravilha esta grande ação.

EEF. Maria Filomena Sousa
Aluna: Maria Aline de Freitas
Ano: 8º Idade: 13 anos
Localidade: Cajueirinho II

Esporte, Cidadania e Arte

Antonia Mikaele do Nascimento, 7 anos- 2º ano
EEF São Paulo
Comunidade- Cavalo Bravo

Rosiane C. de Maria, 5º ano- 10 anos
EEF Antonio Gregorio dos Nascimento
Comunidade- Belém





Maria Naila do Nascimento- 9 anos,
EEF São Paulo,
Comunidade- Cavalo Bravo





Marcelo Andersson Pessoa - 9° ano
Wasley JonnyD. Carneiro
CEB Maria Pereira Brandão
Comunidade- Centro



Desenhos produzidos por alunos das escolas públicas mediante trabalho sobre a temática Esporte e Cidadania.

Poesia - Esporte e Cidadania em Lagoa Salgada

Vou falar sobre o esporte
Em que todos conhecemos
Fazemos na escola
E onde vivemos

Vou escrever um poema
Que fala sobre esporte
Que para praticarmos
Precisamos ser bem forte

O esporte é importante
Pra nos fortalecer
Para isso precisamos
De um atleta pra ser

Nós que somos alunos
Desta escola gloriosa
Agora podemos dizer
Que somos uma escola vitoriosa.

Vanessa Jéssica Vasconcelos, 7º ano
EEF Raimunda Elvira Brandão - Comunidade- Lagoa Salgada

Cidadania Esportiva - Poesia

Esporte e Cidadania,
Nós vamos trabalhar,
Para ter uma melhria,
Em nosso lugar.

Para o selo UNICEF ganhar
E o municipio crescer,
Vamos organizar,
E todos juntos vencer.

Esporte é saúde,
Preisamos praticar,
Tomamos atitudes,
E também incentivar.

Esforço e organização,
Não basta pra ganhar,
Precisa de dedicação
E amigos para ajudar.


Andrezza Almeida Martins- 12 anos, 8º ano B
Adolescente mobilizadora
EEF João Ladislau de Paulo Magalhães
Comunidade- Caiçara

Escrevendo o Esporte - EEF Macário José de Farias - Poesias

Vida Saudável

Espero que você saiba
Que o esporte é importante
Nos ajuda a viver
E a sermos mais atuantes

Nosso corpo necessita
De uma boa alimentação
Pra podermos praticar
E dar toda atenção.

O esporte evita doenças
E faz bem para a saúde
Trabalha corpo e mente
Ensinando atitude

Digo assim pra você
O esporte é legal
Pois, diverte e transforma
Ele é muito especial.

O professor nos orienta
Co muita dedicação
Pois, de fato o esporte
Nos torna cidadão

Carliane Maria de Vasconcelos, 13 anos - 7° ano
EEF Macário José de Farias
Comunidade - Pitombeiras



Esse gol foi cantado
O esporte (Paródia da Musica Tropa de Elite)


O esporte é beneficio
E é importante praticar
Ajuda na nossa saúde
E nosso bem-estar.

E para pratica-lo
è preciso atenção
Nunca pule as regras
Nem que tenha precisão

Nunca deixe de praticar
O esporte meu irmão
Pois previne de doenças
e faz bem pro coração.

Fernando Farias Freitas (GT Esporte e Cidadania) 12 anos- 8º ano
Antonio Felipe Farias de Menezes, 12 anos - 8º ano
EEF Macario José de Farias - Comunidade- Pitombeiras


ESPORTE E VIDA

Vou dar uma dica
Você tem que escutar
O esporte é importante
Então vamos praticar.

Esporte não é mesmo
Uma simples brincadeira
nos ajuda em quase tudo
Está presente a vida inteira.

O esporte é muito bom
Nos ajuda pra valer!
Pode combater doenças
Melhorar nosso viver.

Vamos praticar esportes
Deixar nosso corpo bem,
pular corda, jogar bola
Nunca fez mal a ninguem.

O professor tambem ajuda
Com sua preparação
Pois sempre nos quer dá
uma boa formação

Carliele Maria de Vasconcelos, 12 anos - 7º ano
E.E.F. Macario José de Farias.Comunidade- Pitombeiras

Blog Esporte e Cidadania




A coordenação Municipal do Esporte e Cidadania em Cruz, através da Coordenação do Professor Edson Muniz, criou um blog específico para sua temática. Lá são postados todas as ações das escolas municipais em prol da conquista do Selo UNICEF.


Visite e conheça mais uma das peças de comunicações produzidas para divulgação das atividades desenvolvidas pelo Município de Cruz em suas escolas.


O endereço do blog é:




Natureza em busca de sua preservação






A escola onde estudo vem trabalhando o meio ambiente junto com os alunos. Nós, fomos conhecer uma reserva ambiental, que no caso é o lugar onde moro, que é Santa Rosa, conhecida com Lagoinha. Lá conhecemos as plantações dos agricultores: como a abóbora, milho, fijão, melancia, roça e entre outras, e as principais vegetações predominantes que é rasteira.
Também tivemos a oportunidade de conhecer o porque nacional de Jericoacora, onde fomos para o chamado berço, que tinha vários tipos de peixe: carangueijos, a famosa "Maria farinha" etc...
Depois fomos nas dunas, avistando uma paisagem belicima como vista para o mar.
Se todos preservassem a naturaza não haveria tanta extinção, desperdício de água, extição de plantas e animais.



EEF Pedro Marques da Cunha
Aluno: Rosangela Maria da Silva
9° ano
14 anos

Relatório da Escola - Córrego da Poeira



No dia 19/05/2008, no Auditório Municipal de Cruz, eu Maria Janiele do Nascimento participei o dia inteiro de uma capacitação para saber como fazer um jornal mural e o jornal escola. Juntou-se um grupo de adolescentes, que também participaram, pediram orientação para mim e o coordenador da escola, que repassará para os outros alunos da escola.

Gostei muito de fazer o jornal mural e jornal escolar, porque irá com todos os termos do SELO UNICEF. Depois fomos apresentar os jornais. Os coordenadores nos ajudaram e então fomos conhecer um pouco dos cartões que a Silvani mostrou.

Achei muito interessante e depois os grupos explicaram tudo como era para trabalhar na escola com os alunos. Depois fomos embora para que em outro dia a gente se reunisse em outro encontro.

EEF Raimundo Luis da Silveira
Aluno: Maria Janiele do Nascimento
12 anos
7° ano
Córrego da Poeira
Cruz-ce

Relatório da Escola - Lagoa Velha



Na comunicação de Lagoa Velha fizemos uma pesquisa com pessoas da comunidade para identificação das expressões culturais desenvolvidas na comunidade e descobrimos pessoas que trabalham com a palha da cornaubeira fazendo urús, sacos, cesta e vassouras. Tem também eventos como novenas, reizados e leilão.

Aqui em Lagoa Velha fazem muitas farinhadas. A maioria da populaçao vive da agricultura. Estamos trabalhando na sala com poesias e palestras e também montando uma rádio escolar, para divulgar os trabalhos e eventos da escola e outras informações. Nós do grupo de apoio ao UNICEF nos reunimos toda semana para preparar as atividades.

EEF Bernardino José de Vasconcelos
aluno: Francisca Janiele Freitas Vasconcelos
12 Anos
8° ano
Tema: Cultura Afro-Brasileira e Indigena
Lagoa Velha
Cruz-CE