sexta-feira, 25 de junho de 2010

Relatório da Semana Estadual de Prevenção ao uso de Drogas

Cartaz produzido no perído dos trabalhos.
Grupo Batucan
Jogo de xadrez na Praça Afonso Fontes na Culminância do Evento

EEF Filomena Freitas Vasconcelos


Analisando o cenário atual de uso abusivo de drogas como álcool, tabaco e o consumo exagerado de medicamentos sem prescrição médica, se faz necessário uma profunda reflexão acerca dos males advindos dessa prática. Olhando essa realidade a escola Filomena Martins dos Santos realizou uma semana de sensibilização sobre os perigos do uso indevido e cada vez mais comum de entorpecentes entre as crianças, adolescentes e jovens de nossa comunidade. Nesta semana desenvolvemos as seguintes atividades:

Sensibilização dos efeitos do consumo indevido de drogas no momento da disciplina ressaltando o objetivo da Semana Estadual de Prevenção ao uso de Drogas;

Abordagem da temática nas turmas de 9º Ano com trabalho em equipes para criação de desenho, paródia, cruzadinha e poesia. Os alunos produzidos pelos alunos foram digitados e organizados num panfleto que distribuído na Praça Afonso Fontes.

Abordagem, do texto “Álcool e adolescentes: fatores de risco e consequências dessa relação” no momento inicial das aulas conduzindo uma roda de conversa sobre os perigos do alcoolismo;

Criação da página “Espaço do Aluno” no Thinkquest com o tema: “Seja esperto. Dê um chute nas drogas” – iniciativa da professora Cláudia Lima – como oportunidade aos alunos de escreverem sobre alguns questionamentos: - Você conhece o poder do crack?; - O que são drogas lícitas?; - Como se prevenir das drogas; - Deixe uma mensagem antidrogas; - drogas e escola não combinam.

Dia D fora da Escola no combate ao uso de Drogas:
Apresentação do grupo Batucan;
Apresentação das músicas “Milagre da Vida” e “Borboletas”por alunos do Projeto Música na Escola;
Desafio de xadrez coordenado por alunos do Programa Segundo Tempo;
Momento de leitura coordenado pelos Amigos da Leitura;
Distribuição de panfletos criados pelos alunos.
Encerramento da semana com a leitura e reflexão do texto “ Escravidão do Vício”.

Vale ressaltar que as apresentações realizadas objetivaram sensibilizar aos presentes na praça da importância da arte, da leitura e dos esportes como fortes alternativas de entretenimento e consequente repulsa às drogas.