Cartaz produzido no perído dos trabalhos.
Grupo Batucan
Jogo de xadrez na Praça Afonso Fontes na Culminância do Evento
EEF Filomena Freitas Vasconcelos
Analisando o cenário atual de uso abusivo de drogas como álcool, tabaco e o consumo exagerado de medicamentos sem prescrição médica, se faz necessário uma profunda reflexão acerca dos males advindos dessa prática. Olhando essa realidade a escola Filomena Martins dos Santos realizou uma semana de sensibilização sobre os perigos do uso indevido e cada vez mais comum de entorpecentes entre as crianças, adolescentes e jovens de nossa comunidade. Nesta semana desenvolvemos as seguintes atividades:
Sensibilização dos efeitos do consumo indevido de drogas no momento da disciplina ressaltando o objetivo da Semana Estadual de Prevenção ao uso de Drogas;
Abordagem da temática nas turmas de 9º Ano com trabalho em equipes para criação de desenho, paródia, cruzadinha e poesia. Os alunos produzidos pelos alunos foram digitados e organizados num panfleto que distribuído na Praça Afonso Fontes.
Abordagem, do texto “Álcool e adolescentes: fatores de risco e consequências dessa relação” no momento inicial das aulas conduzindo uma roda de conversa sobre os perigos do alcoolismo;
Criação da página “Espaço do Aluno” no Thinkquest com o tema: “Seja esperto. Dê um chute nas drogas” – iniciativa da professora Cláudia Lima – como oportunidade aos alunos de escreverem sobre alguns questionamentos: - Você conhece o poder do crack?; - O que são drogas lícitas?; - Como se prevenir das drogas; - Deixe uma mensagem antidrogas; - drogas e escola não combinam.
Dia D fora da Escola no combate ao uso de Drogas:
Apresentação do grupo Batucan;
Apresentação das músicas “Milagre da Vida” e “Borboletas”por alunos do Projeto Música na Escola;
Desafio de xadrez coordenado por alunos do Programa Segundo Tempo;
Momento de leitura coordenado pelos Amigos da Leitura;
Distribuição de panfletos criados pelos alunos.
Encerramento da semana com a leitura e reflexão do texto “ Escravidão do Vício”.
Vale ressaltar que as apresentações realizadas objetivaram sensibilizar aos presentes na praça da importância da arte, da leitura e dos esportes como fortes alternativas de entretenimento e consequente repulsa às drogas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário