sexta-feira, 1 de abril de 2011

Casal de bonecas negras é distribuído a todas as escolas públicas de Cruz

 Bonecas confeccionadas por artesã de Cruz
 Entrega de bonecas aos diretores escolares.
 Diretores munidos das bonecas para trabalho nas escolas
 Atividade da Professora Silene com crianças e as bonecas negras
Crianças fazendo uso da brincadeira com bonecas negras junto a História de João e Maria


A Secretaria da Educação de Cruz por intermédio do Projeto SPE – Saúde e prevenção nas escolas solicitou a confecção de 25 casais de bonecas negras através de artesãs de Cruz. Além de incentivar a produção local, a secretaria busca



Um dos objetivos é fazer com que as crianças manuseiem as bonecas e desde pequenas comecem a perder a questão preconceituosa de cor, tão presente em nossa sociedade e possa também perder laços discriminatórios entre os colegas. Uma alternativa para uma pesquisa realizada por Oprah Winfrey que afirma: “Pode parecer uma besteira, mas fico imaginando essas cabecinhas, sendo metralhadas por padrões globalizados de beleza branca, loiras, cabelos lisos, modelos que elas nunca serão, como elas podem acreditar que são bonitas? Que tem cabelos bonitos?” Tudo isso materializados em 'bonecas brancas'.


Já respondendo as expectativas do envio das bonecas foi realizada a seguinte atividade no CEB Maria Pereira Brandão.


A professora Cilene Sousa utilizou os bonecos negros para contar a historia de Joao e Maria para os alunos do 1 ano. As crianças adoraram a idéia e ate deram nome aos bonecos, os mesmos dos personagens da história, João e Maria.


Jeane Rocha - Coordenadora da Escola





Por Evaldo Vasconcelos