terça-feira, 10 de junho de 2014

Relatório afro-brasileiro e indígena - Belém


No dia 24 de março de 2014 foi abordado na aula de história o tema abolição da escravatura no ceará, o assunto foi trabalhado com os alunos através da exposição de imagens retratando o cotidiano dos escravos na labuta, com análise critica das imagens em cartazes, além de ser apresentado a história de vida de Francisco José do Nascimento (dragão do mar) e sua participação esplêndida no processo de libertação dos escravos do ceará. Numa roda de conversa foi questionado com os alunos o por que o estado do ceará é conhecido como a terra da luz? Houve várias respostas entre elas pelo fato de ter sido a primeira província a libertar seus escravos. Expliquei para os alunos a existência de uma universidade (Unilab) em Redenção uma cidade do estado do ceará que foi construída com o objetivo de fazer uma ligação entre os países que falam o português e foram vítimas da escravidão colonial, falando da existência também do museu negro liberto que fica nesta mesma cidade, esse museu fica numa casa de senhor de engenho da época da escravidão, a casa ou melhor o museu abriga ainda muito do passado vivenciados pelos negros escravos.
Foram estabelecidas algumas dicas e informações para que os educandos fossem capazes de produzir poesias, paródias, desenhos, jornais e teatro retratando esse processo de libertação para a apresentação de um sarau, as equipes foram dividas e os grupos fizeram seus trabalhos, na semana seguinte foram apresentadas as atividades e os grupos apresentaram muito bem, exceto algumas que não apresentaram por falta de interesse, porém a aula foi bastante proveitosa e com muito aprendizado.
Enfim foi possível perceber a importância da sociedade cearense para o processo de libertação dos escravos no Brasil, pois a partir do momento em que os escravos do ceará foram libertados o Brasil foi forçado a tomar uma posição, a qual foi a outorga da lei áurea em 1888.

Relatório temática afro-brasileira e indígena - Pitombeiras

Relatório das atividades relacionadas a temática afro-brasileira e indígena.

Professora: Aveline Sousa
Escola:EEF. Macário José de Farias

No dia 20/03/2014 na aula de Ensino Religioso,turma 6º ano, a professora iniciou as discussões sobre o fato histórico que levou a criação da data “Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial” , na ocasião a professora exibiu o vídeo “vista minha pele”.



Professora: Erivanda Rocha
  1. Aos quatorze dias de abril de dois mil e quatorze a professora trabalhou na turma do 7º ano na aula de História a cultura afro-brasileira e indígena, onde expôs oral e escrito o conteúdo através de uma linha do tempo.

(Os negros africanos) (os afro-brasileiros no Brasil atual) (Desigualdades entre negros e não negros)
Os alunos iam dizendo para cada tema o que aprenderam sobre a exploração do conteúdo.

  1. Aos seis dias do mês de junho de dois mil e quatorze a professora realizou o jogo da memória com personalidades negras para fechamento do bimestre na aula de História com os alunos do 7ºano.






RELATÓRIO – ABOLIÇÃO DOS ESCRAVOS NO CEARÁ - E.E.F. BERNARDINO JOSÉ DE VASCONCELOS

RELATÓRIO – ABOLIÇÃO DOS ESCRAVOS NO CEARÁ
E.E.F. BERNARDINO JOSÉ DE VASCONCELOS
Prof. CRISTIANE SILVEIRA
No dia 25 de março de 2014 foi comemorado o dia da abolição dos escravos do Ceará na Escola Bernardino José de Vasconcelos nas turmas de 7º e 8º anos. A aula foi iniciada com questionamentos a cerca do tema, onde a maioria dos alunos ainda desconhecia o fato de nosso Estado ter sido o primeiro a libertar os escravos. Em seguida a análise e reflexão desse trecho exposto na lousa “Os males causados pela escravidão são óbvios. (…). Como um todo, o Brasil achava normal tratar gente como mercadoria-comprada, vendida, alugada, deixada de herança, dividida entre mais de um dono.(Ana MariaMachado) e também uma imagens com objetos de punição, mencionando as diferentes humilhações e castigos enfrentados pelos africanos aqui no Brasil e explicação das causas/motivos e os participantes dos movimentos de libertação dos escravos em Acarape - atual Redenção. Complementando o tema leitura de trechos da CARTA DA ANA - DUAS VERGONHAS da revista Carta Fundamental (Fevereiro de 2014-número 55) e a poesia A Abolição extraída da obra de Fernando Jorge: VIDA E POESIA DE OLAVO BILAC, discutindo os efeitos da sociedade escravocrata brasileira. A atividade proposta foi a produção de uma poesia, onde cada educando expôs sua opinião sobre o assunto e escolhida as melhores.
POESIAS REALIZADAS PELOS AUNOS:
ABOLIÇÃO DOS ESCRAVOS NO CEARÁ
Preste atenção na nossa concepção
Um sonho do coração
Cantando e dançando
O baião!
A primeira estrofe
Foi banal, igual lá na capital
De Fortaleza Ceará
Com protestos do dragão do mar
Para libertar com bravura
Os negros da escravatura.
O nosso Ceará
Foi o primeiro a libertar
Na cidade de Redenção!
Brancos perdem a visão
E seu próximo não querem amar (negros).”
Produzida por Charliane Maria de Sousa e Sâmia Cruz Menezes, alunas do 8º ano da E.E.F. Bernardino José de Vasconcelos.
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ABOLIÇÃO DOS ESCRAVOS NO CEARÁ
Dia 25 de março um dia pra comemorar
A abolição dos escravos para todos se alegrar.
Chico da Matilde um homem que transportava escravos,
Deixou de transportá-los, pois não gostava de escravizá-los.
Os escravos do Ceará
Devem muito se alegrar,
Pois foi um dia especial,
Pena que não foi no natal!!!
Desculpa pela brincadeira,
Isso pra mim não é besteira,
Queria muito está lá
Para só comemorar.
Lembrem-se todos vocês: ter escravos não é legal,
Pois quem sofre são eles, isso é fora do normal.
Fico muito satisfeita
Por uma coisa tão bem feita,
O tal dragão do mar só veio pra alegrar.
Produzida por Ruthe Muniz, aluna do 8º ano da E.E.F. Bernardino José de Vasconcelos.


25 DE MARÇO
Abolição dos escravos no Ceará
O dragão do mar ajudou eles a se libertar.
Eles trabalhavam bastante
E nada disso é interessante.
Eles viviam sofrendo
Muito deles acabavam morrendo
Não tinham quase nada pra comer
Não sei como conseguia sobreviver
Dia 25 de março é muito importante
É o dia da abolição que é interessante
Eles eram sofredores
Mas eram trabalhadores”.
Aluna Antônia Cyntia Nascimento, aluna do 8º ano da E.E.F. Bernardino José de Vasconcelos.
ABOLIÇÃO NO CEARÁ
No dia 25 de março nas praias do Ceará
Os jangadeiros não paravam de trabalhar
Os coitados dos escravos não podiam nem descansar
Pois os donos das fazendas já estavam a esperar.
Mas no final do dia os jangadeiros ficaram tristes
E foram ao Distrito Federal,
Os escravos conseguiram a libertação
Por causa de um cristão
Que ficou conhecido por Dragão.
Demontiê, aluno do 8º ano da E.E.F. Bernardino José de Vasconcelos.

CEARÁ
A busca dos negros na África,
Para aqui trabalhar
Se não trabalhasse direito
Chicotadas iriam levar.
De sua pátria arrancados
Sem querer perder a vida,
Eles trabalhavam
Por um prato de comida.
Ajudaram a construir nosso país,
Com sofrimento e trabalho
25 de março eles foram libertados
Graças ao dragão do mar
Eles foram ajudados.
O município de Redenção
Foi o primeiro a acabar co a escravidão,
Deixando eles livres e cumprindo a missão.
Jaiane Mara da Silva, Aluna do 7º ano da E.E.F. Bernardino José de Vasconcelos.
ABOLIÇÃO DOS ESCRAVOS NO CEARÁ
Abolição dos escravos no Ceará
Com ajuda do dragão do mar
Eles se libertaram
De tanto tempo que trabalharam
Dia 25 de março é um dia importante
Que os escravos não trabalharam bastante
Não tinham quase nada pra comer
Não sei como conseguia sobreviver.
Eles viviam sofrendo
Muitos deles acabaram morrendo
Chico da Matilde, conhecido como dragão do mar
Foi ele que ajudou os escravos se libertar.
Josiana, aluna do 7º ano da E.E.F. Bernardino José de Vasconcelos.
Obs: Os temas afro-brasileiro e indígenas foram trabalhados no 7º, 8º e 9º anos em períodos e datas diferentes, em estudos no livro didático ( 7º e 8º) e nas datas comemorativas problematização da aula com leitura de um texto ou lembrando o dia comemorado.

Dia 17-03-14 no 7º ano a aula de geografia foi iniciada com a dinâmica da pescaria, onde os alunos tinham palavras (indígenas, africanos, europeus, povo brasileiro e cultura brasileira) dispostas em “peixinhos” para capturarem e dizerem o que entendiam ou faziam pensar sobre elas, havendo intervenções com perguntas, fazendo-os refletirem. Em seguida exibição de um trecho do vídeo Povo Brasileiro de Darcir Ribeiro-4. Encontros e Desencontros, realizando debate da diversidade cultural do nosso país e estudo em grupos de subtemas no livro didático (Percurso 8, páginas 66 e 67) socializando e comparando ao vídeo assistido.
Obs: Não fotografei.