segunda-feira, 13 de maio de 2013

Relatórios das atividades Afro-brasileiros e Indígenas nas Escolas de Cruz



ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL JOAQUIM JOSÉ MONTEIRO - Lagoa dos Monteiros

25 de Março de 2013
No dia 26 de Março, a EEF Joaquim José Monteiro trabalhou com seus alunos, aulas voltadas para a temática do feriado do dia 25 de Março.
Da Educação Infantil ao 2º ano, foram trabalhados os vídeos “Menina bonita do laço de fita” e “A bonequinha preta”, onde os alunos puderam discutir com as professoras a importância do negro na sociedade.
Nas turmas de 3º ano ao 8º ano foram assistidos os vídeos:
 A história da escravidão no Ceará
 A invenção do Ceará – O Ceará dos negros
 A invenção do Ceará – O pioneirismos do CE na abolição
 Reportagens do CETV sobre a data histórica no Ceará.
Os professores realizaram atividades de discussão e produção textual, onde os alunos puderam expor suas opiniões



RELATÓRIO CEB PAULO FREIRE - ANINGAS CRUZ

No dia dezenove de abril de dois mil e treze, O Centro de Educação Básica Paulo Freire comemorou o dia do índio em um momento histórico com a comunidade escolar no auditório da escola, com o objetivo de conscientizar os alunos da importância da cultura indígena em nosso cotidiano. A profesora iniciou com a pergunta vocês sabem porque o dia do índio é comemorado no dia 19 de abril? Logo em seguida explicou que houve uma conferência no México no dia 19 de abril de 1940 a qual foi decretado o dia do índio em todo o continente americano. Em seguida expôs algumas imagens de paisagens naturais envolvendo o meio ambiente a qual alguns índios estavam inseridos, fazendo um breve comentário, também foi exposto através de vídeos algumas brincadeiras indígenas, o ritual da tucandeiras e ainda uma lenda indígena de como se originou o mundo, após todos os vídeos a professora Lidiana expôs um jogo interativo no slide com perguntas de multipla escolha para que os alunos respondessem através dos vídeos e explicações dadas. O momento foi bastantes construtivo, pois a professora apresentou de forma bem criativa, onde todos os alunos participaram com interesse.

Ilana Carvalho - Coordenadora 6º ao 9º

E.E.F FILOMENA MARTINS DOS SANTOS
RELATÓRIO SOBRE A CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA
A cultura africana e indígena sempre esteve presente na nossa história, é inerente abordar aspectos de nossa cultura sem relembrar as heranças culturais desses povos, estando presentes na culinária, nas danças, músicas, nos costumes, lendas e na nossa língua.
Um dos objetivos destacado durante as ações executadas pela E.E.F. Filomena Martins dos Santos durante este primeiro período de 2013, foi possibilitar aos alunos aprenderem a História do Brasil, mediante a veracidade dos fatos que envolveram os povos de origem africana e indígena e a história do negro e do índio no País bem como fomentar a reflexão crítica da história, cultural e realidade social afro-brasileira e indígena, com bases na Lei nº 10.639.
Dentre as atividades desenvolvidas, podemos destacar as pesquisas realizadas pelos alunos, que juntamente com os professores envolvidos, resgataram as celebridades negras que fizeram e ainda fazem parte da nossa história que até hoje ainda é marco referencial da cultura-afro e indígena. Tivemos ainda pesquisas no laboratório de informática sobre a culinária africana e indígena, os instrumentos musicais( capoeira ), a religiosidade, e as danças. O mais importante foi que todas essas atividades foram trabalhadas de forma interdisciplinar. O dia 25 de Março teve um destaque especial com um estudo específico sobre a origem do dia e como viviam os negros no estado do Ceará. As atividades desenvolvidas na escola motivaram os alunos, as quais destaco: a história dos índios Tremenbés; o povo cearense e a herança indígena; povos indígenas atuais no Ceará; índios, os donos da terra; escravidão negra e a abolição no Ceará; ser escravo e negro no ceará; cultura negra no ceará; o pioneirismo cearense na abolição negra; abolição e racismo; dragão do mar; textos reflexivos sonho e realidade e a vida além mar; Influência dos imigrantes na cultura brasileira, desde a chegada dos portugueses e dos africanos à colônia até a vinda dos outros imigrantes; pesquisa sobre a raça e a cor dos alunos e sua árvore genealógica; músicas abordando o tema.
As metodologias utilizadas para abordar estes temas durante as aulas foram diversificadas como pesquisas em laboratório de informática, trabalhos grupais, vídeos, slaides, músicas, estudo de imagens, debates e reflexões dialogadas.
Cada conteúdo trabalhado, vinha à tona o conflito da diversidade
existente na escola e na sociedade, e as opiniões e sugestões foram sendo
valorizadas pelos professores, a medida que os alunos percebiam-se como parte dessa diversidade da qual estavam trabalhando. A educação precisa não apenas incluir no currículo, mas, também fazer valer a lei, considerar realmente desde o professor ao educando os direitos de cada um. O profissional da educação precisa ter respostas que calem qualquer tipo de preconceito entre seus educandos, dentro ou fora da sala de aula para que a partir da escola se inicie a formação de uma sociedade mais justa.
Angela Elismeire Araújo – Coordenador 6º ao 9º - Canema

ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL MARIA FILOMENA SOUSA-CAJUEIRINHO II
Promovendo a Qualidade do Ensino
RELATÓRIO DO DIA 25 DE MARÇO- ABOLIÇÃO DA ESCRAVIDÃO NO CEARÁ

Em virtude do dia vinte e cinco de março de dois mil e treze ter sido feriado por conta da Abolição da Escravidão no Ceará os alunos do 6º ao 9º ano prepararam atividades voltados para esse dia, ou seja para homenagear essa data. A professora de História Francisca Flaviane Nascimento explorou o tema em sala e passou como atividade extraclasse uma pesquisa sobre a escravidão e também um paralelo de como vivem os descendentes de escravos hoje. Os alunos fizeram seus trabalhos e no dia vinte e seis apresentaram, na sequência foi exibido um vídeo abordando essa temática e discutido sobre alguns moradores que descendem de escravos e que habitam em Cajueirinho.

 



EEF PEDRO MARQUES DA CUNHA – SOLIDÃO

Realizaram-se diversas atividades na Escola, situada na localidade de Solidão, Zona rural do Município de Cruz, no dia 19 de abril de 2013, nas turmas de 6º, 7º e 8º ano do Fundamental, turno da manhã, disciplinas História e Educação Religiosa, com o Professor Francisco Xavier Rodrigues, num total  de 45 alunos, destes, 13 do 6º ano (05 brancos, 07 pardos e 01 negro); 7º ano – 10 alunos (01 negro, 03 pardos e 06 brancos) e 8º ano – 22 alunos ( 14 brancos, 05 pardos e 03 negros).
Na disciplina de Ensino Religioso, 6º ano a aula foi sobre as lendas indígenas,  com a descrição da 1ª missa e os catequizadores no Brasil, dividindo os alunos em grupo, para a realização de trabalhos em formas de pesquisas na biblioteca e apresentação da mesma em sala de aula.
No 7º ano, foi referente ao dia do índio, na qual o professor deu continuidade trabalhando as miscigenações, estudo de raças e a origem das famílias de nossa comunidade, com pesquisas feitas pelos próprios alunos na comunidade onde os mesmos entrevistaram pessoas mais idosas, e logo após os trabalhos foram apresentados em sala de aula.
Já no 8º ano foi mostrado as origens do dia do índio na disciplina de história com predição e explanação do conteúdo, e após a turma foi dividida em grupos que confeccionaram materiais referentes ao assunto como por exemplo, as armas dos índios, as vestes etc. Dando sequência  cada grupo preparou uma encenação com temas referentes ao conteúdo trabalhado e em seguida aconteceram as apresentações no auditório da escola.
  

E E F BERNARDINO JOSÉ VASCONCELOS - RELATÓRIO DE HISTÓRIA

Professora: Fabiana
No dia 22 de Março de 2013 foi trabalhado na Escola Bernardino José Vasconcelos, na turma do 6º ano composta de 12 alunos a temática afro-brasileira e indígena.
Inicialmente foi discutido com os alunos o porquê do feriado do dia 25 de Março; o fato de o Ceará ter sido o primeiro estado brasileiro a abolir os escravos e a importante contribuição do jangadeiro Dragão do Mar para que isso acontecesse.
Após a explanação do tema foi exibido um vídeo que falava sobre o Dragão do Mar, um cidadão negro brasileiro. Em seguida houve uma discussão da situação do negro na sociedade atual e o preconceito que ainda enfrentam nos diversos segmentos sociais.
A aula foi finalizada com a música “ racismo é burrice” de Gabriel , o pensador.  


EEF SÃO PAULO - Cavalo Bravo:

25 DE MARÇO - ABOLIÇÃO DA ESCRAVATURA NO CEARÁ A TERRA DA LUZ
A Escola de Ensino Fundamental São Paulo, pela primeira vez, feriou essa data de 25 de Março. Para que os alunos tomassem conhecimento do motivo desse feriado, foi trabalhado na sexta feira 22 de Março de 2013, o tema - Abolição da Escravatura no Ceará. Através do slide exibido, tomaram conhecimento da importância dessa data para o Ceará. Houve debates e conversas referente ao assunto, e os alunos poderam conhecer mais uma parte da história do Ceará e desse assunto acontecido a 129 anos atrás, em 25 de Março de 1884, 4 anos antes da assinatura da Lei Áurea pela Princesa Isabel, em 13 de maio de 1888, que determinou a emancipação dos escravos em todo o Brasil.

Dia do Índio A EEF São Paulo, trabalhou o Dia do Indio com comemorações, fantasias de Indios, exposições de aulas com estudo de textos, exibição de vídeos, conversas sobre a formação do povo brasileiro, que marcados pelas contradições do conflito e da convivência, constituiu-se uma nação com traços singulares que ainda se mostram vivos no cotidiano de vários tipos de "brasileiros" que reconhecemos nesse território de dimenções continentais.

 PROF. ALZIRA NUNES BRANDÃO


E. E. F. Manoel Antônio as Silveira- Frei Jorge
Educar para Construir.
25 de Março dia da Abolição da Escravatura no Ceará.
 O Ceará foi à primeira província a libertar seus cativos, quatro anos antes da promulgação da Lei Áurea. Em 25 de Março de 1884, o Ceará decidiu extinguir o sistema escravista em seu território, fato que lhe rendeu o título de “Terra da Luz”. O pioneirismo do Ceará inflamou em todo território nacional o movimento abolicionista, incentivando várias outras províncias a seguirem seu exemplo a abolirem o regime escravocrata, porém, o fato da província cearense ter sido a precursora na abolição se deu devido a importantes fatores, sobretudo os de cunho sociais e econômicos.
 Sabendo da importância desta data, foi trabalhado na E.E. F Manoel Antônio da Silveira nas turmas de 6º a 8º Anos, na disciplina de História e Arte Educação nos dias 21 e 22 de Março do referido ano. A temática pautada foi à Abolição da Escravidão no Ceará. A quantidade de alunos participantes foi no total de 45 alunos, sendo que desses existiu uma variação de raças entre meninos e meninas.
Meninos
Negros
09
Pardos
05
Brancos
09
Meninas
Negras
07
Pardas
05
Brancas
10
 A metodologia utilizada foi:
· Leitura e discussão de textos;
· Execução de vídeos sobre o tema;
· Confecção de cartazes;
· Publicação na rádio recreio da escola.
 A aula foi bastante proveitosa, pois os alunos ficaram atentos durante a execução da aula participando ativamente na realização das atividades propostas.
Francisca Edilene de Freitas Lucelio Cezar Vasconcelos
 Professora. Coordenador.