terça-feira, 8 de maio de 2012

GT Esporte e Cidadania de Tucuns realiza programa de rádio




PAUTA DO PROGRAMA DE RÁDIO COM A TEMÁTICA : ESPORTE E CIDADANIA SELO UNICEF MUNICIPIO APROVADO
APRESENTAÇÃO: ALUNOS DA ESCOLA FILOMENO FREITAS VASCONCELOS E GT ESPORTE E CIDADANIA


RÁDIO RECREIO

HORÁRIO: 9:00H/15:00H DATA: 04/05/2012

MÚSICA:PACATO CIDADÃO- SKANK

LOC 3: Está no ar Rádio Recreio.

LOC 1: Bom dia, professores, alunos e demais funcionários da escola Filomeno Freitas Vasconcelos. Eu sou Antônio Roginério estudo o 9º ano e a partir de agora você confere uma edição extraordinária da Rádio Recreio para divulgar os trabalhos do Selo UNICEF Edição 2009/2012, dentro da temática: Esporte e cidadania selo UNICEF município aprovado, abordado pelo Grupo de Trabalho Esporte e Cidadania e Grêmio Estudantil Estrelas da Paz, que vem apresentar as ações da escola em relação aos trabalhos do Esporte Educacional e sua contribuição para o Selo.

MUSICA:CIDADANIA ENTÃO-BANDA ENIGMA

LOC 2: Boa dia, a todos os ouvintes da Rádio Recreio, eu sou Laís Nascimento estudo no 6º ano e venho aqui juntamente com meus colegas apresentar as ações do Grupo de Trabalho Esporte e Cidadania e o que está sendo feito para melhorar o esporte na nossa cidade.

LOC 4: Bom dia, eu sou Andreina Brito estudo no 6º ano e também faço parte dessa campanha em prol do Esporte e Cidadania.
Você sabe o que é o Grupo de Trabalho (GT) Esporte e cidadania?
Pois bem. O GT Esporte e Cidadania é formado por professores e alunos das escolas de Tucuns, Cerú e Preá, também representantes do Conselho Tutelar, da Secretaria de Educação com o mobilizador do Selo professor Edson e Brinquedoteca, todos juntos para mobilizar a cidade nas ações do Selo UNICEF 2009/2012 município aprovado.

LOC 3: Olá pessoal, eu sou Edivanisse sou aluna do 9º ano, trago mais notícias sobre o grupo de Esporte e Cidadania.
Aconteceu no auditório da Secretaria de Educação de Cruz, no dia 16 de Abril, o primeiro encontro do ano de 2012 do Grupo de Trabalho(GT) Esporte e Cidadania, Selo UNICEF município aprovado, sob a presidência do mobilizador da temática Esporte e Cidadania no município, professor Edson Muniz.
A reunião serviu para planejar as ações do grupo para 2012, foi discutido como está a divulgação do GT Esporte e Cidadania em Cruz.
Ficou acertado que as ações do grupo será divulgado através de panfletos e programas de rádio, nas rádios locais e escolares, além de blog e site na internet.
Foi discutida também a data e a preparação do Circuito Esporte e Cidadania, que será realizado nos dias 16 e 17 de maio, começando em Cruz e terminando em Caiçara.
Para a definição dos últimos detalhes, planejamento e algumas possíveis mudanças, o grupo se reunirá no dia 07 de Maio.
Já a Audiência Pública, acontecerá no dia 05 de Junho, no Auditório Cônego Manoel Valderi da Rocha.
Essas são as ultimas notícias do GT Esporte e Cidadania

LOC 2: E sobre essa temática, vamos ouvir nossa colega Andreina, sobre as ações que a escola vem desenvolvendo.

LOC 4: Olha só pessoal, nossa escola já vem trabalhando em prol do Selo, utilizando em seus projetos Esportividade e Mais Educação o esporte de forma diferente, é o esporte educacional.
As atividades trabalhadas dentro dos projetos dão oportunidade para que todos participem, contribuindo assim para o desenvolvimento, a formação e a educação de crianças e adolescentes.
No Esporte Educacional os monitores colocam em prática os cinco princípios que estimulam os alunos a gostarem de esporte e praticá-lo. São eles: inclusão de todos, construção coletiva, respeito à diversidade, autonomia e educação integral. Seguindo esses princípios, o esporte torna-se igual para todos.

LOC 1: Muito bem Andreina, ouviremos agora a música COMEMORAR de Jorge e Mateus.

LOC 1: Hoje é um dia muito especial, pois o programa está apresentando as atividades do Esporte e Cidadania, mostrando que o esporte faz a diferença. Quer saber por quê?

LOC 3: Antes de qualquer coisa vale lembrar que praticar esporte é um direito e tem que ser garantido a cada criança e adolescente. Somado ao conjunto dos direitos, oferece mais qualidade de vida a meninas e meninos.

LOC 2: Você sabia que especialistas reconhecem o esporte e a brincadeira como aspectos fundamentais para o desenvolvimento saudável das crianças: eles ajudam a fortalecer o organismo de maneira geral, melhorando aspectos psicológicos e físicos, ensinam a trabalhar em equipe e a conviver com as diferenças éticas e de classe social.

LOC3: Em muitos casos, o esporte também representa um meio fundamental para crianças e adolescentes aumentarem sua capacidade de lidar com situações de conflito e se recuperar de traumas. Além disso, pode ser um aliado no processo educativo, em ações de combate à violência, ao racismo e à discriminação.
Em diversas experiências com o esporte realizada pelo UNICEF com governos e sociedade mostram que é possível obter resultados positivos. Atividades esportivas estão sendo adotadas para promover a saúde e alertar sobre os efeitos nocivos do álcool, tabaco entre outras drogas. Programas recreativos têm criados ambientes seguros e ajudado a estabelecer relações e estáveis entres as crianças e entre elas e os adultos. São iniciativas que abrem janelas para que as crianças expressem suas opiniões e ideias, tornado-se agentes de transformação social.

LOC 2: E agora ouviremos um recadinho do Grêmio Estudantil Estrelas da Paz.
Atenção alunos! Não apelide, xingue ou maltrate seus colegas, isso é bullying, causa sofrimento e tristeza. Então vamos acabar de vez com o bullying.

LOC 3: É amigos, pense bem nesse recadinho.
MUSICA:

LOC 1: Chegou a hora de dar parabéns para os aniversariantes do mês de Maio.
LOC 3: Nossos parabéns para:
MANHÃ

Anastácia 1º ano, Giovana 2º ano, Donizete Rian 3º ano, Luiz Carlos 3º ano, Jairo 3º ano, Janiele Cintia 3º ano, Fabio Eduardo 4º ano, Alexandre Barros 5º ano e Izabella 5º ano.


MUSICA : PARABÉNS

TARDE
Fábio Kaike 2º ano, Daniel Deyson 5º ano, Raissa 6º ano, Tadeu 6ºano, Renata 6º ano, Bruno 6º ano, Romário 6º ano e Aline 9º ano.

MÚSICA:PARABÉNS

LOC 1: É isso aí gente, no programa de hoje podemos conferir as ações do Grupo de Trabalho Esporte e Cidadania e podemos ficar seguros de que seus trabalhos darão oportunidade para que varias crianças e adolescentes tenham direito ao esporte, independente de gênero, cor, raça ou classe social.
Nosso Programa chega ao fim, e desejamos a você um ótimo dia. Tchau!!!

MUSICA: