terça-feira, 5 de maio de 2015

RELATÓRIO AFRO-BRASILEIRO - CEB Paulo Freire




Na semana do dia 23 a 27 de março de 2015 a professora Lidiana Farias de Vasconcelos lecionou do 6º ao 9º ano aulas referente ao tema abolição da escravidão no Ceará, com o objetivo de informar ao aluno que o Ceará foi o primeiro Estado brasileiro a libertar seus escravos recebendo portanto o titulo terra da luz, focar os reais motivos que levaram esse Estado a libertar seus escravos.
Na turma de 6º ano A, a professora deu inicio a aula falando do objetivo da mesma e dando algumas informações sobre o tema abolição da escravidão do Ceará focando a data que seria comemorada na semana vigente, em seguida organizou a turma em seis grupos e entregou-lhes atividades diferenciadas como: caça palavras, enigmas, cruzadinhas e histórias em quadrinhos para que os grupos resolvessem, logo após foram escolhidas as melhores e montado um mural que ficou exposto na sala de aula.
Nos anos 8º A, B e C a professora fez um estudo do tema com esquemas no quadro, leituras referentes ao assunto e em seguida dividiu a turma em dois grupos A e B e realizou o jogo da trilha com as informações dadas durante a aula.
Nos 9º anos A, B e C a professora iniciou a aula falando da data comemorativa, falou um pouco do que esta representa para o Ceará  e em seguida realizou um bingo de palavras referente ao tema abolição . Todas as aulas foram muito proveitosas, pois o objetivo foi atingido com sucesso, cada turma reagiu de uma maneira, mas é importante ressaltar que a grande maioria dos alunos participou com entusiasmo desde a montagem do mural até o jogo da trilha e o bingo.

Professora responsável - Lidiana Farias


ANEXOS


FOTOS DO MURAL





Palavras e significado de cada uma utilizadas no Bingo da Abolição da escravidão
Lei Áurea, sancionada em 13 de maio de 1888, foi o diploma legal que extinguiu a escravidão no Brasil.

(Lei do Ventre Livre), de 28 de setembro de 1871, que libertou todas as crianças nascidas de pais escravos.

 Lei Eusébio de Queirós foi aprovada em 04 de setembro de 1850 e proibia o trafico de escravos no Brasil trazidos da África.

Lei do sexagenário   foi promulgada a 28 de setembro de 1885 que garantia liberdade aos escravos com mais de 601 anos de idade.

Escravos faziam longas jornadas de trabalhos e não recebiam pagamento em troca, muitas vezes lhe eram aplicados castigos físicos.

Algemas objetos geralmente feitos de ferro servia para aprisionar os escravos.

Chicote  instrumento que servia para castigar os escravos.

Abolicionistas pessoas que lutaram para libertar os escravos.

Dragão do mar nome dado ao jangadeiro Francisco José do Nascimento ou Chico da Matilde, grande abolicionista cearense.

Redenção  primeira cidade cearense a libertar seus escravos na época tinha o nome de Acarape.

Racismo  consiste no preconceito e na discriminação com base em percepções sociais baseadas em diferenças biológicas entre os povos. Muitas vezes toma a forma de ações sociais, práticas ou crenças, ou sistemas políticos que consideram que diferentes raças devem ser classificadas como inerentemente(próprio da raça, inegável) superiores ou inferiores com base em características, habilidades ou qualidades comuns herdadas.

Preconceito   é um "juízo" preconcebido, manifestado geralmente na forma de uma atitude "discriminatória" perante pessoas, lugares ou tradições considerados diferentes ou "estranhos". Costuma indicar desconhecimento pejorativo de alguém, ou de um grupo social, ao que lhe é diferente. As formas mais comuns de preconceito são: social, "racial" e "sexual".

Ceará estado conhecido como terra da luz por ter sido o primeiro a libertar seus escravos.

Trafico pratica cometida pelos portugueses que iam até a África traziam escravos para a Europa e depois transportavam para o Brasil.

Navios negreiros meio de transporte utilizado para traficar os escravos.

Porões locais dos navios onde os escravos vinham amontoados sem nenhuma forma de regalias, muitas vezes morriam e eram jogados ao mar.

Inglaterra país que pressionou o Brasil a libertar seus escravos.

Princesa Isabel assinou a lei Áurea que dava liberdade a todos os escravos do Brasil a partir de  13 de maio de 1888.

25 de março de 1884 foi a data em que promulgou-se a lei que extinguia todos os escravos do Ceará.

Advogados e  comerciantes  formavam grupos que participavam dos movimentos abolicionistas no Ceará.

Trafico interprovincial era o comercio de escravos feito dentro do Brasil, de uma região para outra.

Água preta uma das comunidades cearenses quilombolas reconhecida pelo governo do Ceará.

Quilombo lugar secreto em que ficavam ou para onde iam os escravos fugidos, normalmente encoberto ou escondido em meio ao mato.

Mascara de flandres   era uma espécie de máscara, fabricada com folha de flandres, usada no período da escravidão no Brasil, pra impedir que os escravos ingerissem alimentos ou bebidas . Feitas de chapa de aço laminada, eram trancadas com um cadeado atrás da cabeça, possuindo orifícios para os olhos e nariz, mas impedindo totalmente o acesso à boca.

Senzala  eram grandes alojamentos que se destinavam à moradia dos escravos, nos engenhos e fazendas no Brasil colonial e na monarquia, entre os séculos XVI a XIX.

Zumbi  foi o último dos líderes do Quilombo dos Palmares, o maior dos quilombos do período colonial. Zumbi nasceu na então Capitania de Pernambuco, na serra da Barriga, região hoje pertencente ao município de União dos Palmares, no estado brasileiro de Alagoas. Foi assassinado no dia 20 de novembro de 1695.

Banzo estado de tristeza profundo sentido por alguns escravos por estarem longe de sua terra e familiares alguns chegavam a falecer, depressão profunda.

Tumbeiro nome dado aos navios negreiros que transportavam escravos.

Opressão  é o ato de oprimir, sufocar, seja uma pessoa, uma atitude, uma comunidade. Opressão também pode ser o uso da violência para demonstrar autoridade, atos de tirania.

Capataz chefe de um grupo de trabalhadores braçais, era o responsável pelos castigos aplicados aos escravos nas fazendas.

Pelourinho popularmente designado também como picota, é uma coluna de pedra colocada num lugar público de uma cidade ou vila onde eram punidos e expostos os criminosos. Tinham também direito a pelourinho os grandes donatários, os bispos, os cabidos e os mosteiros, como prova e instrumento da jurisdição feudal. Muito utilizado para castigar os escravos em praça pública.