sexta-feira, 25 de abril de 2014

2º Ciclo de Capacitação Selo Unicef Município Aprovado – Planejamento e Participação Social




O município de Cruz participou em Fortaleza do 2º Ciclo de Capacitação do Selo Unicef onde esteve representado pelo Articulador Municipal: Prof. Clairton Freitas, juntamente com Aurilene Vasconcelos (representando o Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA) e os adolescentes Regiane Silveira e Natanael Nascimento. O Encontro foi realizado no Auditório Celso Furtado (BNB) na manhã de 24 de abril de 2014 , tendo como mediador o Sr. Rui Aguiar, coordenador do Unicef para os estados Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte.
O objetivo desse momento é apresentar orientações sobre a realização do 1o. Fórum Comunitário e a implementação do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA), duas ações estratégicas obrigatórias de participação social.
No encontro foi discutido várias temáticas como Semana do Bebê, Dia do Desafio (que será realizado no dia 28 de Maio de 2014), instalação do NUCA - Núcleo de Cidadania dos Adolescentes e principalmente sobre o 1º Fórum Comunitário que deverá acontecer até o dia 31 de Julho, quando será construído o Plano Municipal de Ação para Proteção Integral das Crianças e Adolescentes, coordenado pelo CMDCA. No Fórum Comunitário será debatidos seis situações que influenciam no desenvolvimento da Criança e do Adolescente; são eles:
1. Gênero;
2. Raça e Etnia;
3. Idade;
4. Renda;
5. Condição pessoal e
6. Território.
O Selo UNICEF Município Aprovado edição 2013-2014 irá acompanhar o desenvolvimento das políticas públicas municipais para Crianças e Adolescentes desde a gestação até os 17 anos de vida. O prefeito Adauto Mendes não tem medido esforços e sempre vem dando total apoio para a comissão, diante dos vários desafios que os municípios brasileiros inseridos no semiárido e Amazônia Legal, assim como a nossa cidade, terão que realizar para continuar concorrendo ao Selo UNICEF Município Aprovado.
Estarão envolvido nas ações diversas Secretarias Municipais: Secretaria de Educação, Secretaria de Saúde, Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Desporto e Secretaria de Cultura.