terça-feira, 4 de junho de 2013

Leitura e Produção de Textos no Projeto Mais Educação

O Programa Mais Educação inserido no CEB Maria Pereira Brandão vem desenvolvendo suas modalidades com base nas pesquisas de textos literários e não literários, nos textos produzidos pelos alunos e na prática pedagógica.
 
Elegemos cinco habilidades fundamentais que, desenvolvidas gradativamente de acordo com a faixa etária e com o nível redacional, permitem ao indivíduo produzir um texto de forma coerente (teatralizando na escrita; visão analítica da realidade; percepção dos aspectos simultâneos; construção da personalidade; reescrita do texto.)
 
As redações propostas no jornal escolar, não são, portanto, apenas atividades de produção de textos, mas concretização de habilidades relacionadas a uma proposta do ensino da escrita.
 
Acreditamos que só se aprende a escrever escrevendo. É na prática constante da escrita que se forma um escritor. Por esse motivo o número de produção de texto, é bastante significativo, oferecendo aos alunos um leque amplo e variado de produção nos mais diferentes tipos de textos.
 
Socorro de Fátima Marques
Coordenadora do Mais Educação

Clima junino em Cruz


A partir do 1º de junho tem início a sequência de quadrilhas juninas em Cruz. A participação dos jovens e sempre muito frequente, com muita animação, comidas típicas e envolvimento da comunidade. 

O "DESAFIO" EM 2013

POR UMA PEQUENA DIFERENÇA, CRUZ PERDE O "DESAFIO" EM 2013



A importância da prática regular de atividades físicas orientada por um profissional e uma alimentação saudável, é o "elixir" da longevidade da vida. E isso não é nenhuma novidade. Com o o objetivo de inserir maior numero de pessoas na pratica, de pelo menos, 15 minutos de exercício físico é o principal objetivo do SESC que coordena o Dia do Desafio, o dia da atividade física, data esta, que acontece anualmente sempre na ultima quarta feira de maio.  Mas, como todos os anos fica a pergunta, é depois do dia "D"? O importante é que este dia seja o incentivo que faltasse para você começar a se exercitar. 
Será que você se "mexeu" na ultima quarta feria dia 29 de maio?( é que não fique somente neste dia). Se você não tiver se "mexido" foi uma pena... O município de Cruz que participa do "Desafio" pela 5ª vez e vinha invicto, porém por uma diferença muito pequena, perdemos a invencibilidade... Se você tivesse feito pelo menos 15 minutos de exercício físico, e informado para os organizadores, teríamos mobilizado mais pessoas que a cidade gaucha de Sarandi, perdemos apenas por 0,53% (fonte: SESC-SP).  Porém, temos muito o que comemorar sim, principalmente os profissionais de Educação Física, este ano foi mobilizado 39,22% da população cruzense,  7,22% a mais que no ano passado, (fonte: SESC-SP), recorde de mobilização. Podemos até ter perdido o Desafio para a cidade de Sarandi(RS), mas ganhamos em qualidade de vida. Que continue as atividades físicas, durante todo ano, pois, assim ganha Cruz, ganha você.