quinta-feira, 29 de maio de 2008

Esporte e Cidadania



No dia da entrega de notas, a diretora nos convidou para participar da reunião para falarmos com os pais dos alunos e explicar o porque da importância da conquista do SELO UNICEF. Explicamos direitinho e os pais aprovaram.
Outro dia na disciplina, falamos também com os alunos, e a diretora aproveitou para registrar tirando fotos.
Está sendo legal participar da conquista do SELO UNICEF e mostrar para outros municípios que sabemos cuidar de nossas crianças e adolescentes.

Aluno: José Gilderson Sousa da Rocha
Escola: EEF. Maria Filomena Sousa
Ano: 9º Ano
Idade: 13 anos

Educação para a Convivência com o Semi-Árido

A Unidade Escolar de Ensino Fundamental Maria Filomena Sousa, está pondo em prática o seu estudo em prol da comunidade para a Educação e a Convivência do Semi-Árido, para essa educação ser realmente uma descoberta de um paraíso de riquezas, foram feitas reuniões com o núcleo gestor, onde fomos orientados como agir no momento das pesquisas, foi formado grupo de crianças e adolescentes para a realização de pesquisas na comunidade.

Também participamos de uma reunião com os pais, em que fomos apresentados, e no momento aconteceu a divulgação da importância do Selo Unicef para o município, através do coordenador geral.

Os quatros roteiros foram divididos entre salas e trabalhados seguindo o desdobramento. Já realizamos três roteiros, sendo que iniciaremos o quarto na próxima semana, em virtude da Semana do Meio Ambiente.

EEF. Maria Filomena Sousa
Aluna: Francisca Samara Lopes
8º Ano - 15 anos
Localidade: Cajueirinho II

Projeto Música na Escola




APRESENTAÇÃO
Desde o ano 2000, existe no Município de Cruz, o Projeto Música na Escola, que objetiva disponibilizar aos alunos das Escolas Públicas Municipais da sede, um Curso Básico de Violão, Teclado e Coral. Para isso foi implantado no Município salas equipadas com Violão, Teclado e Professores de Música, oportunizando a Formação Básica na Música, buscando descobrir e reconhecer novos talentos Musicais.
Durante todos esses anos, vários alunos já se formaram e fazem parte até de pequenos grupos musicais.
Anualmente também são realizados eventos de encerramento com a participação dos alunos que apresentam aos pais e comunidade geral seus aprendizados musicais.
Os alunos do Projeto Música na Escola também fazem parte dos pequenos e grandes eventos realizados pelo Governo Municipal de Cruz, bem como pelas escolas das quais fazem parte, oportunizando belíssimas apresentações musicais como forma de abertura, encerramento ou entretenimento das mesmas.
O Grupo de Coral da Escola de Ensino Fundamental Filomena Martins dos Santos – Anjo de Deus, do Projeto Música na Escola, participou da Edição Natal de Luz 2006 do Governo do Estado do Ceará, acontecida em Pentecoste, e foi agraciada com a 1ª colocação neste Concurso de Manifestações Natalinas.

PÚBLICO ALVO
Aproximadamente 486 adolescentes das Escolas Públicas Municipais

ESTRATÉGIA DE AÇÃO
· Inicialmente os professores de música deverão passar por capacitações para aprimoramento de novas técnicas para o trabalho em sala com a arte musical, de forma mensal (4h/a);
· O ano letivo começa com reunião de pais estabelecendo as normas do curso de violão, teclado e coral bem como inicia a seleção dos alunos de acordo com suas aptidões para cada instrumento;
· De acordo com o plano de ação traçado os professores nas suas respectivas escolas iniciam o projeto fazendo o estudo teórico com grupos de 4 alunos h/a, totalizando 16 alunos por vez, duas vezes por semana em horários diferentes do estudo normal;
· A partir de então segue-se o processo de familiarização com os equipamentos. Nesta fase o aluno pode ainda mudar por encontrar dificuldades em aprender a habilidade estudada;
· Ensaios de música com violão, teclado e voz de acordo com o período festivo do ano letivo. Ex. Dia das mães: músicas sobre mães. Para o ensaio de voz é essencial o uso de microfone, caixa amplificada, onde podem ser conectados também o violão e teclados. Outro aparelho de fundamental importância no aprendizado das músicas durante os ensaios é o microsistem, para que se ouça repetidamente as músicas a serem estudadas;
· Reuniões quinzenalmente para professores de musica, coordenação de cultura e coordenaçao da biblioteca para troca de experiências e ainda ensaios dos grupos, duplas, ou solos formados pelas escolas públicas participantes do projeto de forma integrada, como planejamento para futuras apresentações;
· Nas aberturas dos eventos (semana da biblioteca, dia das mães, dia dos pais, gincanas estudantis, aniversário das escolas, concurso de talentos no dia das crianças, festa do padroeiro da cidade, festejos natalinos da prefeitura municipal ou escolas) as crianças terão oportunidades de reconhecimento dos novos talentos e de perder a inibição do público através da demonstração de seus trabalhos,
· Programa na rádio comunitária local 98,7 - bimestralmente com alunos do projeto;
· Nas reuniões de pais e mestres os professores de música junto a direção escolar discutem a contribuição de todos para melhoria do projeto música na escola. Na ocasião também são criadas oportunidades para as crianças viverem momentos importantes junto aos pais em suas apresentações musicais;
· No final de cada ano letivo é realizado acontece o encerramento anual do projeto onde pais, alunos, autoridades, núcleo gestor das escolas interagem e apresentam os resultados de todo o ano de estudo.

Projeto de Inclusão Digital e Valorização da Cultura Literária Local



APRESENTAÇÃO

Com os crescentes investimos dos representantes do poder público no acesso a informática e conseqüentemente à Internet, temos a possibilidade de levar a nossos alunos a pesquisa e ao conhecimento mínimo desta área por meio do uso, da Ilha Digital, da Biblioteca Pública, dos cybers, dos computadores pessoais entre outros. Para isso é necessário também que se incentive, se resgate e se valorize a cultura local como forma de se integrar a tais recursos, tão atuantes no mundo moderno.
O projeto denominado Cultura de Casa busca valorizar, divulgar e reconhecer os artistas locais em sua capacidade criadora desenvolvendo recursos escritos, virtuais e publicitários como jornais, livretos entre outros. Um desses recursos já a disposição possibilita aos usuários acesso através do Site Municipal (
www.cruz.ce.gov.br), no Espaço Gente de Casa, poesias e prosas desenvolvidas pelos escritores da terra. Desta forma o aluno pode desprender do mundo linear do livro, do caderno, da simples exposição do quadro de giz, expandir seus conhecimentos aos meios tecnológicos, através do uso do computador. Aproveitando o ensejo do Projeto o educando pode obter conhecimentos básicos deste como ligar e desligar, acessar sites, abrir links, copiar e colar documentos, utilizar o Word entre outros, desta forma se entende que o aluno possa tomar gosto pela leitura através da Internet, bem como se inteirar melhor sobre o mundo digital da informação. Pode ainda desfrutar de toda a história, pontos turísticos, locais de hospedagem, lazer entre outros contidos no portal Municipal. Espera-se ainda desenvolver no educando o gosto pela leitura através da poesia.

ESTRATÉGIA DE AÇÃO
1. Criação do Espaço Gente de Casa, no site de Cruz (www.cruz.ce.gov.br) que oferece oportunidade publicitária à literatura local, auxiliando o artista da terra na divulgação de suas composições, cedendo a ele a oportunidade de reconhecimento através de seus talentos. Esse espaço objetiva resgatar e desenvolver a cultura da arte de escrever.
Trabalhos desenvolvidos pelos professores com os alunos envolvendo as poesias e conteúdos do site já publicados no Espaço Gente de Casa
Visitas programadas com grupos de no máximo 10 alunos de acordo com calendário pré-estabelecido entre Coordenação e Professores das escolas à Ilha Digital e Biblioteca Pública. No dia da visita os alunos terão o espaço de uma hora para o trabalho ser desenvolvido totalmente monitorado pelos funcionários destes locais que irão entre outras coisas ensinar aos alunos como ligar e desligar o pc; usar um programa como o Word; salvar documentos; abrir sites como por exemplo o Site Municipal; abrir links do site e realizar pesquisas;
Desenvolvimento de trabalhos, pesquisas, produção de textos, poesias e estudo pelos alunos dos temas voltados ao estudo da História, Pontos Turísticos, entre outras informações do Município além de voltar parte desse trabalho ao conhecimento dos poetas locais bem como suas poesias através do Espaço Gente de Casa do site de Cruz;
Seminários, exposições, rodas de conversa entre outras atividades poderão ser realizadas na escola e na Biblioteca Pública como forma de culminar todo o estudo realizado;

PÚBLICO ALVO
Aproximadamente 156 Alunos do Ensino Fundamental do 9º ano.

CRONOGRAMA DAS ESCOLAS PARTICIPANTES
Agosto / Setembro de 2007 – CEB Paulo Freire
Março / Abril de 2008 – EEF Filomena Martins dos Santos
Maio - Avaliação realizada pelos alunos das escolas participantes
Agosto / Setembro de 2008 – CEB Maria Pereira Brandão
Outubro / Novembro de 2008 – EEF Filomeno Freitas Vasconcelos

Projeto Capoeira da Escola


Alunos participantes dos grupos de Trabalho nas Escolas

APRESENTAÇÃO
O Projeto apresentado em anexo, tem como pressuposto o acompanhamento de crianças e adolescentes e familiares através de uma perspectiva sócio educativa a ser desenvolvida de forma intersetorial. Partindo desse entendimento, o Conselho Municipal de Assistência Social, aprovou em plenária, por unanimidade, a proposta a ser implementada no sentido da efetivação da política pública da criança e do adolescente, portanto dos direitos sócio-assistenciais.
A partir de então foi amadurecida a idéia da inserção de novos grupos em outras comunidades consideradas como áreas de risco social ou estratégicas por situação geográfica com o objetivo de expandir a expressão cultural de origem negra, em cumprimento a Lei 10.693/03, e ainda no desenvolvimento de políticas públicas de apoio aos grupos de expressão cultural afro-brasileira.
O projeto tem a pretensão de criar um contra-turno para aproximadamente 226 adolescentes participantes, deixando o aluno em maior contato e por mais tempo na escola com atividades sócio-educativas.
O projeto desenvolve ainda campanhas sócio-assistenciais (mensalmente) para o atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade e/ou risco social, priorizando o núcleo familiar com crianças, gestantes, idosos e portadores de necessidades especiais.
ESTRATÉGIA DE AÇÃO

1ª fase: Sensibilização / mobilização / planejamento junto as escolas, familiares, clubes de serviços, gestores locais, câmara de vereadores, associações comunitárias;
2ª fase: Cadastro
3ª fase: Execução das ações planejadas;
4ª fase: Planejamento e avaliação.
LOCAIS ONDE SE DESENVOLVE O PROJETO
- Bairro de Aningas – Praça dos Três Poderes e Auditório da Escola de Aningas (Local onde se iniciou o projeto e suas atividades)
- Tucuns – Quadra da Escola de Tucuns
- Cajueirinho I – Ginásio Poliesportivo Coberto Antonio Altino e Quadra da Escola de Cajueirinho
- Bairro de Canema – Quadra da Escola
- Caiçara de Baixo – Em andamento

CRONOGRAMA DE HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO
Em conversação com presentes aos encontros realizados entre alunos e pais ficou firmado que os treinos de capoeira deverão acontecer da seguinte forma:
Aningas – segunda a sexta as 17h
Tucuns – seg 17h – e sábado – 8h
Cajueirinho I – Um treino pela manha 8h e outro à tarde as 14h de conforme calendário do transporte do profissional;
Canema – sábado 17h e um dia da semana de forma variável;
Caiçara de Baixo – Em andamento

Entrevista com a Comunidade de Tucuns - PESQUISA DE CAMPO

No dia 26/05/08 (Segunda-Feira), saímos da escola (Filomeno Freitas Vasconcelos) para entrevistrar pessoas na comunidade. Entrevistamos as seguintes pessoas: josé,Valfrido, Matilde Valderléia, Mágila, Maria do Livramento, José benedito, e Posto de Sáude-PSF-Tucuns.

As pessoas que foram entrevistar são: Sávio, Douglas,Janiele, Aparecida, Daiara, Amanda, etc. Também nos acompanharam as seguintes pessoas: D.Zezinha e Tia Sônia. obs: fizemos esse trabalho de manhã.

Sávio Hércules Farias
10 anos
6° ano '' B''
E.E.F Filomeno Freitas Vasconcelos
30 de Maio de 2008
Cultura e Identidade Afro-Brasileira e Indígena

Relatorio de Lagoa Velha - Convivência com o Semi-Árido



Realizamos duas reuniães para discutir o Tema - Convivência com o Semi-Árido, o primeiro encontro foi para formar os grupos. O segundo foi para elaborar o plano de trabalho.
Trabalhamos o primeiro roteiro em todas as salas. Observamos o ambiente escolar, fizemos entrevistas com professores e merendeiras e a coordenadora Naisa, que nos orientou sobre as condições das escolas do Semi-Árido e como as crianças estão sendo recebidas.
Na semana do dia 26 á 30 de Maio estamos trabalhando o 1º e o 2° roteiro, fazendo as pesquisas e entrevistas nas casas.
Estamos preparando para a Semana do Meio Ambiente os trabalhos do 4° roteiro, com uma programação diária na rádio escolar com poesias, entrevistas, paródias e teatros. Encerrando dia 05 com uma Feira Ecológica.

EEF Bernardino José Vasconcelos
Aluno: Keiliane Nascimento
13 Anos - 9° ano
Tema: Convivência com o Semi-Árido
Lagoa Velha - Cruz- CE