quinta-feira, 29 de maio de 2008

Projeto Capoeira da Escola


Alunos participantes dos grupos de Trabalho nas Escolas

APRESENTAÇÃO
O Projeto apresentado em anexo, tem como pressuposto o acompanhamento de crianças e adolescentes e familiares através de uma perspectiva sócio educativa a ser desenvolvida de forma intersetorial. Partindo desse entendimento, o Conselho Municipal de Assistência Social, aprovou em plenária, por unanimidade, a proposta a ser implementada no sentido da efetivação da política pública da criança e do adolescente, portanto dos direitos sócio-assistenciais.
A partir de então foi amadurecida a idéia da inserção de novos grupos em outras comunidades consideradas como áreas de risco social ou estratégicas por situação geográfica com o objetivo de expandir a expressão cultural de origem negra, em cumprimento a Lei 10.693/03, e ainda no desenvolvimento de políticas públicas de apoio aos grupos de expressão cultural afro-brasileira.
O projeto tem a pretensão de criar um contra-turno para aproximadamente 226 adolescentes participantes, deixando o aluno em maior contato e por mais tempo na escola com atividades sócio-educativas.
O projeto desenvolve ainda campanhas sócio-assistenciais (mensalmente) para o atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade e/ou risco social, priorizando o núcleo familiar com crianças, gestantes, idosos e portadores de necessidades especiais.
ESTRATÉGIA DE AÇÃO

1ª fase: Sensibilização / mobilização / planejamento junto as escolas, familiares, clubes de serviços, gestores locais, câmara de vereadores, associações comunitárias;
2ª fase: Cadastro
3ª fase: Execução das ações planejadas;
4ª fase: Planejamento e avaliação.
LOCAIS ONDE SE DESENVOLVE O PROJETO
- Bairro de Aningas – Praça dos Três Poderes e Auditório da Escola de Aningas (Local onde se iniciou o projeto e suas atividades)
- Tucuns – Quadra da Escola de Tucuns
- Cajueirinho I – Ginásio Poliesportivo Coberto Antonio Altino e Quadra da Escola de Cajueirinho
- Bairro de Canema – Quadra da Escola
- Caiçara de Baixo – Em andamento

CRONOGRAMA DE HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO
Em conversação com presentes aos encontros realizados entre alunos e pais ficou firmado que os treinos de capoeira deverão acontecer da seguinte forma:
Aningas – segunda a sexta as 17h
Tucuns – seg 17h – e sábado – 8h
Cajueirinho I – Um treino pela manha 8h e outro à tarde as 14h de conforme calendário do transporte do profissional;
Canema – sábado 17h e um dia da semana de forma variável;
Caiçara de Baixo – Em andamento

Nenhum comentário: