Mapeamento das Expressões Culturais
Ficha de identificação
Ofícios e Modos de Fazer
Ficha 02
Identificação do ofício: Artesanato de Palha
Flaviano e eu, Judenes, alunos do 6º ano A, Centro de Educação Básica Paulo Freire, fizemos uma atividade de pesquisa sobre artesanato de palha de carnaubeira. Entrevistamos o Senhor José Flávio de Vasconcelos, de 34 anos de idade, mora no bairro de Aningas desde de março de 2007. Perguntamos ao Senhor Flávio se ele trabalhava com a palha, ele disse que sim e logo foi explicando como se faz os produtos derivados da palha de carnaubeira, como: saca, uru, esteira, entre outros e apresentou também o material usado na construção desse ofício. Segundo o entrevistado, esse trabalho é realizado no período de agosto a dezembro. O resultado desse trabalho tem contribuído muito no orçamento familiar. Depois da entrevista, agradecemos por ele ter nos recebido em sua casa e por ter respondido nossas perguntas com muita gentileza. Essa atividade nos mostrou que todo trabalho é importante além do aprendizado adquirido.
Ficha de identificação
Ofícios e Modos de Fazer
Ficha 02
Identificação do ofício: Artesanato de Palha
Flaviano e eu, Judenes, alunos do 6º ano A, Centro de Educação Básica Paulo Freire, fizemos uma atividade de pesquisa sobre artesanato de palha de carnaubeira. Entrevistamos o Senhor José Flávio de Vasconcelos, de 34 anos de idade, mora no bairro de Aningas desde de março de 2007. Perguntamos ao Senhor Flávio se ele trabalhava com a palha, ele disse que sim e logo foi explicando como se faz os produtos derivados da palha de carnaubeira, como: saca, uru, esteira, entre outros e apresentou também o material usado na construção desse ofício. Segundo o entrevistado, esse trabalho é realizado no período de agosto a dezembro. O resultado desse trabalho tem contribuído muito no orçamento familiar. Depois da entrevista, agradecemos por ele ter nos recebido em sua casa e por ter respondido nossas perguntas com muita gentileza. Essa atividade nos mostrou que todo trabalho é importante além do aprendizado adquirido.
Mapeamento das Expressões Culturais
Histórias dos Locais
Ficha 08
Identificação do Ofício: Bairro de Maçaranduba
Nós, alunos do 9º ano B, do Centro de Educação Básica Paulo Freire, entrevistamos o Senhor Manoel Francisco do Nascimento, conhecido por Genuário, agricultor, de 67 anos de idade, da localidade de Maçaranduba, município de Cruz, sobre a origem do nome dado a essa comunidade. Segundo seu Genuário, nessa localidade, havia um pé de maçaranduba, nome esse de origem indígena e que como era uma planta nativa da região, o Senhor Raimundo Paulo, primeiro morador dessa localidade, deu o nome do lugar de Maçaranduba.
Atualmente, ainda encontramos um pouco da sua vegetação nativa embora parte dessa paisagem tenha sido modificada pelo homem para a construção de casas e também para cultivo da agricultura. Nesse bairro, as pessoas vivem em harmonia e consideram um bom lugar de se viver. Seu Genuário, nosso entrevistado, continua sendo um multiplicador dessa história para que crianças, adolescentes e jovens tenham o conhecimento e repasse para as gerações vindouras.
Entrevistadores: Rafaela, Luzinete, Erinaldo, João Paulo e Vanessa
Histórias dos Locais
Ficha 08
Identificação do Ofício: Bairro de Maçaranduba
Nós, alunos do 9º ano B, do Centro de Educação Básica Paulo Freire, entrevistamos o Senhor Manoel Francisco do Nascimento, conhecido por Genuário, agricultor, de 67 anos de idade, da localidade de Maçaranduba, município de Cruz, sobre a origem do nome dado a essa comunidade. Segundo seu Genuário, nessa localidade, havia um pé de maçaranduba, nome esse de origem indígena e que como era uma planta nativa da região, o Senhor Raimundo Paulo, primeiro morador dessa localidade, deu o nome do lugar de Maçaranduba.
Atualmente, ainda encontramos um pouco da sua vegetação nativa embora parte dessa paisagem tenha sido modificada pelo homem para a construção de casas e também para cultivo da agricultura. Nesse bairro, as pessoas vivem em harmonia e consideram um bom lugar de se viver. Seu Genuário, nosso entrevistado, continua sendo um multiplicador dessa história para que crianças, adolescentes e jovens tenham o conhecimento e repasse para as gerações vindouras.
Entrevistadores: Rafaela, Luzinete, Erinaldo, João Paulo e Vanessa