quarta-feira, 26 de maio de 2010

Atividade de Leitura junto as escolas - Canema

EEF Filomena Martins dos Santos

“Educando com Amor”

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS COM OS LIVROS DOS ESCRITORES POPULARES DE CRUZ

Reconhecendo a importância da abordagem dos diferentes gêneros textuais bem como a necessidade de valorização dos escritores locais, a nossa escola vem desenvolvendo em sua metodologia de trabalho atividades que fomentem a leitura e produção textuais e ao mesmo tempo engrandeçam o talento de nossa gente.

Objetivando a valorização do passado como forma de se entender melhor o presente foram explorados trechos do livro “Resgatando memórias” de autoria de Manoel Messias de Freitas como um forte subsídio para se explorar o gênero Memória, trabalhado nas turmas de 8º Ano dentro das atividades desenvolvidas na preparação da Olimpíada de Língua Portuguesa. Na tal olimpíada também vem sendo explorado o gênero Poesia pelas turmas de 5º Ano, utilizando para isso os livros: “Coletânea Eterno Admirador da Poesia”, “Zeca Muniz – de agricultor a poeta”, “Coletânea de um aprendiz aos 80” e “Revelações de um Agricultor” livros de autoria de José de Farias Menezes, Zeca Muniz e Antônio José dos Santos, respectivamente. Os referidos livros foram distribuídos entre os alunos que em grupos selecionavam poesias para serem apresentadas aos demais, analisadas as estruturas textuais e posteriormente utilizando-os na confecção de murais. Nas demais turmas o conteúdo destes livros vem sendo abordado durante o momento de acolhida dos alunos no início da aula.

Vale ressaltar também que foi bem aproveitado o cordel “Cachaça não é água não...” (Zeca Muniz) fazendo uma reflexão sobre os males do alcoolismo na sociedade atual e também análise da estrutura dos versos. O Laboratório de Informática da Escola vem dando seu suporte através do acesso ao blog da biblioteca pública municipal nas visitas das turmas explorando espaço dos poetas cruzenses e lendo suas poesias.


Cruz, 26 de Maio de 2010
Coordenadora Pedagógica – Maria Vanderlândia Menezes