quarta-feira, 3 de junho de 2015

Relatório Afro-brasileiro e indígena - Paraguai

EEF JOÃO EVANGELIATA DA CRUZ
JUNTOS EDUCAMOS NO E PARA O ONHECIMENTO

RELATÓRIO

A Escola de Ensino Fundamental João Evangelista da Cruz por ocasião das datas importantes referentes a Afro indígena, dentro dos conteúdos propostos na grade curricular, trabalhou nas turmas de 6º ao 9º ano procurando proporcionar aos mesmos um grande debate no sentido de esclarecer os principais momentos da história Afro indígena no Brasil.
Nas turmas de 8º e 9º ano, o professor trabalhou em sala de aula sobre abolição da escravatura no Ceará e no Brasil em março, através de estudos com o livro didático e outros textos que faziam referencias ao assunto, além disso aconteceu momentos de competição nas turmas para reflexão e aprendizado do conteúdo. Ainda na turma do 8º ano, foi explorado o conteúdo da unidade 2, nos temas 1, 2, 3 e 4 por meio de debates e dinâmicas envolvendo toda a turma, tornando assim mais atraente a aula para o aluno. Continuando, aconteceu também, na turma do 7º ano estudo em sala referente a abolição da escravatura no Ceará com atividades de grupos, competição com a própria turma e atividades escritas. Outros temas importantes que foram trabalhados nas turmas foi o 19 de abril, 21 de abril e 22 de abril relacionando os fatos ocorridos e contextualizando com a história do Ceará e do Brasil da época e de hoje. Em sala os professores de história realizaram várias atividades como: parodias, desenhos, poesia, estudo dirigido e em forma de debate com preguntas e respostas.
Para finalizar os conteúdos trabalhados, foi realizo uma culminância para socializar tudo que aconteceu em sala de aula, no momento da culminância cada turma trazia uma apresentação de acordo com o tema vivenciado em sala, houve apresentação de parodias, poesias, desfile representando os personagens da época da abolição no Ceará como, estudantes, abolicionistas, fazendeiros entre outros personagens, cartazes e danças. Portanto tivemos uma participação muito boa das turmas onde contamos com mais de 100 alunos de 6º ao 9º ano, não esquecendo de mencionar as outras turmas que também estiveram presentes assistindo as apresentações.







Coordenador – Lindomar nunes Ferreira