segunda-feira, 13 de abril de 2009

Relatório de atividades Arte e Educação - Canema

Relatorio – Canema – Projeto Dança na Escola
aluno: Natália Marce Albuquerque – 9º ano A
Professora: Lucia Vânia Vasconcelos

Hoje estive pensando em meus estudos e como ele é valioso para uma pessoa ser um cidadão digno de respeito e sabedoria em seu futuro. Estamos concluindo o mês de março e pude perceber o quanto foi significativo e importante as aulas de arte.
No inicio das aulas estudamos um texto “este ano será um sucesso se...” coerente com o incio do ano, debatemos e interpretamos.

Ao decorrer de nossas aulas, também produzimos textos , trabalhamos em equipe, conhecemos a origem do carnaval, instrumentos musicais, músicas carnavalescas, participação do Batucan na realização do carnacan na escola, música de Raul Seixas: Tente outra vez. Também tivemos estudos sobre o dia internacional da mulher que pudemos cantar e dramatizar, começamos a estudar os generos musicais: blues, jazz, Rock and roll, bossa nova, historia do choro. Baião, samba e musica clássica.

Quantas aulas interessantes tivemos somente nos meses de fevereiro e março. Imagine entao o ano inteiro. Fico feliz pois sei que as aulas no decorrer do ano letivo serão muito prazerosas e de grande proveito e que levaremos pra sempre em nossa caminhada.

Relatório – Canema – Arte e Educação

Professora: Vânia Vasconcelos
Disciplina: Arte e Educação
Março de 2009
Analisando a programação do ensino de arte, percebemos o quão é importante esta disciplina no currículo escolar, no entanto, muitos ainda não entenderam o devido significado desta no meio educacional.

Assim, tenho grande atenção nos conteúdos a serem trabalhados com os alunos e, durante os meses passados tenho atribuído na sala de aula, elementos que propiciem o desenvolvimento do alunado, no que diz respeito a interpretação por meio de teatro, música, leitura de imagens, produções textuais, valorizando o trabalho em equipe, uma vez que juntos podem realizar atividades mais conscientes.

Acredito na possibilidade do acontecimento de melhores apresentações e compreensão dos conteúdos nas turmas que leciono, almejo que tomem como parte necessária para elevar seu papel como cidadão na sociedade.

Coral Fermata - Escola Nova - Abril 09

Atividade com alunos do Projeto da Professora Cleo Andrade


Nesta manhã de terça-feira, os alunos de música do 3º Ano A, foram cumprir sua agenda de compromissos. Além de participar do CORAL FERMATA, Gabriela Pessoa e os irmãos Elves e Elder Praciano são tecladistas. Começaram neste ano, mas já estão produzindo. Dessa vez, a primeira apresentação de Elder e Elves foi na sala do mais novo (Elder, 8 anos). Já Gabriela (9) já havia cantado algumas vezes fora da escola (2008). O trio deixou as tias, Milca e Socorro, boquiabertas por tão pouca idade.
É, teoricamente falando, são iniciantes. Mas os músicos trazem do berço o talento. A família Praciano, por exemplo, desde que chegou a Cruz vem crescendo indubitavelmente. E, a respeito do novo rebento – Elder (curioso que só!) – eu, professora de música, resta dizer que é uma honra ter pecinhas preciosas como essas pra cuidar. Estando Eles no tom D (Ré) e ela no Tom E (Mi), me faz ter a certeza que mais vai surgir dessa ‘cartola’. Elves, o mais velho, além de teclado toca violão. Foi com este último que apresentou com os amigos nas salas do 3º ano A e 2º ano B (Sala de sua irmãzinha – que sorria contente).


Cruz, 7 de Abril de 2009

Projeto de Xadrez na Escola - CEB Maria Pereira Brandão




Meu nome é Amanda Ribeiro e participo do Projeto Xadrez nas Escolas.
Esse projeto ensina os alunos a jogar Xadrez. Foram escolhidos 20
alunos para depois de aprenderem ensinar os outros alunos da escola.

Amanda Muniz Ribeiro
8º Ano ‘B’