sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Visita de Ana Moser e Equipe do UNICEF em Cruz




Cruz viveu no ultimo dia 11 de setembro quinta-feira, um momento de festa. A cidade recebeu a visita de Ana Moser (ex-jogadora de vôlei da seleção brasileira) uma atleta mundialmente conhecido no cenário esportivo, Rui Aguiar ( Presidente do UNICEF - CE), Ana Amélia (Representante da APDM-CE e Instituto Naspoline), Prof. Fernando Marques (Coordenador de Esportes no Ceará) e Jerry Nilton (Presidente da Federação Cearense de Atletismo).

Na ocasião a atleta reuniu-se com autoridades,educadores e monitores de esporte das escolas municipais no auditório da Camara Municipal de Cruz, onde ela falou do seu projeto social realizado pelo Instituto Esporte e Educação, que a 7 anos realiza atividades regular de esporte educacional para crianças e adolescentes, do qual ela é a presidente. A atleta falou da valorização do esporte e também da carência de profissionais de educação física,mas valorizou muito o trabalho dos monitores de esporte do município e também o que eles desenvolveram nas atividades do Selo Unicef e no dia-a-dia nas escolas. Logo após o encontro na câmara ela visitou a brinquedoteca de Cruz onde pode presenciar o projeto reconhecido pelo Unicef de resgate da cultura e de brincadeiras e brinquedos e também da pratica saudável de esportes, visitou também a Vila Olímpica que esta em fase de construção tendo já pronto o estadio Munizão e o ginásio poliesportivo em fase final de conclusão. Ana Moser visita mais alguns projetos sociais no Ceará com a caravana do esporte.

Regata de barquinhos de brinquedo e Visita a Brinquedoteca de Cruz







Cruz mais uma vez é destaque na educação, dentre os municípios do Estado do Ceará que participam do edição do Selo Unicef 2008. Cruz foi escolhida juntamente com a cidade de Horizonte, na ultima quinta-feira dia 04 de setembro recebemos a visita da equipe do Unicef, Dra. Ana Márcia (Coordenadora do Unicef no Ceará) e também de uma equipe da Petrobras que vieram do Rio de Janeiro para fazer um vídeo que será apresentado na solenidade de divulgação do resultado dos municípios aprovados que acontecerá no mês de novembro em Recife.

A equipe do Unicef foi visitar a Praia do Preá - Cruz, acompanhado do Ray (Articulador Municipal do Unicef e Secretario de Educação do município) na ocasião realizaram a filmagem com crianças que participavam da regata infantil de pescadores (resgate das brincadeiras com barquinhos deste povoado) um momento riquíssimo pois ouvimos relatos de crianças que interagiram com seus pais na construção de seus barcos, a equipe também visitou a lagoa azul outro ponto turístico do município de Cruz, a equipe do Unicef também na Brinquedoteca Pública um espaço destinado ao resgate da cultura e também das brincadeiras de criança e contação de historias. Só resta agora Cruz fica aguardando o resultado das ações desenvolvidas para a conquista da edição do Selo Unicef 2008.

PROGRAMAÇÃO CULTURAL NA FESTA DE SÃO FRANCISCO DA CRUZ









Crianças e adolescentes das escolas públicas de Cruz farão parte das apresentações teatrais durante e após a Santa Missa nos festejos da 124ª Festa de São Francisco - Padroeiro de Cruz.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO CULTURAL PÓS-NOVENA NA 124ª FESTA DE SÃO FRANCISCO
24 DE SETEMBRO A 04 DE OUTUBRO DE 2008

Quarta - 24/09/08 – Caminhada de abertura da Festa de São Francisco do Trevo de Tucuns a Praça Matriz – Recepção com a Banda Municipal Pe. Valdery – Hasteamento da Bandeira do Santo Padroeiro

Quinta - 25/09/08 – Apresentação dos Músicos da Terra Douglas Vasconcelos e Paulinho Robson - Projeto Capoeira da Escola

Sexta - 26/09/07 – Apresentação dos alunos do Projeto Música na Escola – Participação dos Professores de Música do Projeto

Sábado - 27/09/07 – Repente a São Francisco com João Batista de Monteiros / Teatro do Grupo Conviver da Terceira Idade.

Domingo - 28/08/07 - Sem programação

Segunda - 29/08/07 - Roda de Violeiros e Sanfoneiros de Cruz (João da Mota, Baltar Silva, Edmilson e Mane Custódio)

Terça - 30/09/07 – Sem programação

Quarta - 01/10/07 - Apresentação da Orquestra Sinfônica de Jijoca

Quinta - 02/10/07 – Balé Infantil da Escola Fundamental São Francisco / Escola de Musica Baltar Silva

Sexta - 03/10/07 – Show Religioso com o Grupo Rainha da Paz de Sobral


Obs. A Banda Municipal participará durante todas as noites antes da Missa. O Farol Tur estará funcionando como suporte logístico, informações turísticas durante todas os dias e noites. O Grupo Produtivo do CRAS fará exposição de artesanato as noites. A Central de Artesanato estará funcionando todos dias e noites com exposições e como ponto de apoio. Acontecerá também Exposição de Fotos Cruz, ontem e hoje com destaque para fotos da Paróquia. Aula Prática e Teórica do Projeto Capoeira da Escola todas os dias a partir das 17h na Praça Matriz (Projeto - Não Jogue lixo, jogue Capoeira) em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, com participação de professores de Belo Horizonte e Fortaleza.