terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Relato de experiência exitosa no combate ao Aedes Egipty




Relato de uma experiência exitosa para identificar e eliminar os focos do Aedes Aegypti, na comunidade de Jenipapeiro – Cruz/CE


1.  Nome do Responsável pelas Informações: Maria de Lourdes Vasconcelos
2.  Email do Responsável pelas Informações: lourdvasc@hotmail.com
3.  Telefone (com DDD) do Responsável pelas Informações: (88) 99944 1877
4 Nome da Escola:Centro de Educação Básica Paulo Freire
5. Município: Cruz
6. Estado: Ceará
7. INEP da Escola conforme CENSO Escolar do MEC: 23.004.363
8.Escola por modalidade e etapa de ensino (assinale mais de uma opção, se necessário):
( )Educação Infantil
(x ) Ensino Fundamental

6. Público envolvido (da escola e outros parceiros, se houver):
Ensino Fundamental: alunos de 2º, 3º, 4º, 5º, 7º e 8º Ano, Associação de Pais e Mestres Paulo Freire, Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola  – COM-VIDA, Grêmio Estudantil, Conselho Escolar, representantes da Prefeitura Municipal, das  Secretarias da Educação, Meio Ambiente , Saúde e Câmara de Vereadores.


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Av. 14 de Janeiro, 1111 – Aningas – Cruz/CE– CEP: 62595-000
E-mail: cebpaulofreire@cruz.ce.gov.br  - Fone: (88) 3660-1546
PREFEITURA MUNICIPAL DE CRUZ
CENTRO DE EDUCAÇÃO BASICA PAULO FREIRE
Ensinar Aprendendo



7. Descrição da Experiência:
O Centro de Educação Básica Paulo Freire, com o apoio e participação da Prefeitura Municipal de Cruz e  Secretarias de Educação, Meio Ambiente e Saúde, foram até a localidade de Jenipapeiro, com o objetivo de fortalecer a parceria escola-família-comunidade, para unir forças mediante sua Campanha Mobilizadora:Todos Contra o Mosquito da Dengue! No local, foi realizada uma caminhada em torno da Praça Pública, João Evangelista Vasconcelos com carro de som, representantes das secretarias municipais, presidente do Conselho da Saúde senhora Valdirene Cruz, alunos, professores, gestores e demais funcionários, levando faixas, panfletos e cartazes. Após a caminhada, houve um momento de concentração na praça com a fala da diretora da referida escola, Maria de Lourdes Vasconcelos, do secretário da Educação: Pedro Medeiros Fernandes e da Secretária de Meio Ambiente:Jaqueline Sousa, falando sobre a importância do envolvimento de todos, mediante a campanha para erradicação do mosquito aedes aegypti, como garantia de uma vida mais tranquila e saudável.

8. Porque a Experiência foi exitosa?
Consideramos importante por ser uma atividade diferente, ter o envolvimento de uma comunidade, a participação de todos os segmentos escolar e, principalmente, pela parceria entre as secretarias municipais.


Cruz-CE, 17 de fevereiro de 2016.

Projeto Historia Cantada




O projeto História Cantada foi desenvolvido pela Secretaria de Educação para trabalhar a disciplina de História nos anos finais do EF de forma diferente e com novas perspectivas de aprendizagem junto aos alunos. 

Dentro da metodologia de trabalho são desenvolvidas aulas com o uso de paródias ou músicas de interpretes nacionais sobre determinado período da história fazendo com que o aluno estude cantando.

Também faz deste projeto orientações para o trabalho com músicas que tratem da temática afro-brasileira e indígena buscando a valorização e o reconhecimento da raça em cumprimento a Lei 10.639/2003.

  A apresentação do livro foi realizada em janeiro de 2015, mas o projeto já estava sendo elaborado nas escolas desde 2014.

 

APRESENTAÇÃO DO LIVRO HISTÓRIA CANTADA.

 

A escola de hoje requer de nós, professores, um algo a mais. Anseia por educadores e seres transformadores da realidade escolar. Mas também esforço, dedicação além é claro do apoio para fazer do tempo pedagógico em sala algo com mais sentido e acima de tudo o prazer do aluno em vivenciar o momento de estudo.

"O ensino de história deve estar articulado a diversificação de documentos, como imagens, canções, objetos arqueológicos, entre outros, na construção do conhecimento histórico”. (PARANÁ, 2008, p. 53). Para isso o planejamento de ações diferenciadas é primordial, de modo que neste ajuste de ideias o professor busque e aprimore seus conhecimentos entendendo ser necessário mais do que simples explanações orais enfadonhas. Às vezes, quando os professores querem ser muito sérios, falar de coisas muito sérias, desatam a fazer discursos recheados de palavras difíceis que ninguém entende e, à segunda ou terceira frases, já estamos todos a mandar bilhetinhos uns aos outros, ou a fazer desenhos na borda dos cadernos, ou a roer a tampa da esferográfica. (ALICE VIEIRA, 2004).
Nesse contexto a música é “compreendida como um objeto de aprendizagem, permite múltiplos usos e leituras. Os objetos de aprendizagem servem para ilustrar, mobilizar, explicar ou problematizar um determinado conteúdo ou conceito” (ABUD, 2005, p. 312). A música pode trazer certa agitação para os alunos, mas o professor não deve ter receio disso, pois a geração atual, que lida com diversas tecnologias ao mesmo tempo, pede aulas mais movimentadas. Assim sugere-se nesta obra a utilização de um desses meios diferenciados que podem ser trabalhados pelo professor em sala, a paródia: “uma recriação de um texto, geralmente célebre, conhecido, uma reescritura de caráter contestador, irônico, zombeteiro, crítico, satírico, humorístico, jocoso. A paródia constrói, assim, um percurso de desvio em relação ao texto parodiado, numa espécie de insubordinação crítica, cômica." (Guia de produção textual da PUCRS).
Ela pode ser realizada por meio de uma exposição sonora ou audiovisual. Permite, portanto, o desenvolvimento do senso crítico do aluno e pode vir a ser aplicada como estratégia de ensino em qualquer série ou disciplina, pois seu uso pode ser facilmente adequado a qualquer tipo de conteúdo além de ajudar o aluno a assimilar com maior facilidade os objetivos do capítulo a qual foi inserida.
A utilização de paródias em sala de aula requer uma grande dose de doação e de comprometimento por parte do professor que deve encarar com seriedade esta tarefa, respeitando a faixa etária e o grau de maturidade de sua clientela, tomando cuidados especiais para que tal atividade não se perca no vácuo e transforme-se apenas em uma mera terapia ocupacional. Nesse sentido, é necessário que antes de tudo exista um período de sensibilização da turma, onde o professor deve construir juntamente com  seu aluno um conceito comum sobre o que o mesmo entende por paródia.
                O projeto intitulado “História Cantada” surgiu a partir da ideia do Professor Chico D’Ávila por meio de pesquisas frequentes na internet no you tube. Nesse canal, Chico Hits, disponibiliza diversas paródias com as respectivas letras das paródias contribuindo para os professores de história pesquisadores de temáticas diferenciadas para o trabalho com história. Assim como ele, existem diversos outros professores que também produzem paródias para o cotidiano de sala. Destaco aqui os professores pesquisados como referência, assim também como os links de acesso para sues canais no you tube.
Prof. Chico D’Ávila – Projeto Historia Cantada, Prof. Caio Melo -  https://www.youtube.com/user/meloprofessor/videos
Prof. Elias Nogueira – Projeto História com música, https://www.youtube.com/channel/UCk5Oxc4rGN7Qae_SrPkLcTQ
Prof. André Diniz – Proj. Música com História,
Prof. Pâmela Barros – Projeto Cantando História, https://www.youtube.com/user/pamvbarros;
Prof. Willian Gabriel – Proj. Música virou História, https://www.youtube.com/channel/UCLoNk3ED0VFYoOqBKsYx4Vw;
Prof. Fabrício Mesquita, Prof. Pedro Renno, Prof. Dodô, Prof. Marcelo, Prof. Wladimir, Prof. Gerson Guimarães.
As paródias foram organizadas tendo como base a ordem dos conteúdos curriculares do Livro: Projeto Araribá da Editora Moderna – M Raquel Apolinário, 3ª edição - 2010.
Entendendo que "a canção popular é claramente, muito mais do que um texto ou uma mensagem. Seu poder significante e comunicativo só é percebido como um processo social à medida em que o ato performático é capaz de articular e engajar uma comunidade de músicos e ouvintes numa forma de comunicação social." (TREECE, 2000, p. 128). A boa música sempre traz uma mensagem, um ensinamento para a vida. Essas lições não devem ser desperdiçadas, mas trabalhadas, debatidas e valorizadas ao máximo como práticas a serem vividas cotidianamente (ANDRADE, p, 33 – 2014). Além das paródias são sugeridas também músicas de interpretes brasileiros. Estes cantores vivenciaram períodos da história brasileira e as transformaram em músicas. com a interpretação ou indicação para uso da música na disciplina de história do Brasil ou Geral. A letra das músicas foi pesquisada e coletada de diversos sites do assunto na rede de internet.
                Junto a esse material existe também um espaço com músicas dedicadas a temática afro-brasileira e indígena conforme estabelece a lei nº 10.639/2003 e Lei 11645/08 para estudo paralelo aos conteúdos de história.
Dessa forma espera-se contribuir para que o professor de história possa ser auxiliado no trabalho docente, lhe propiciando mais uma ferramenta entre as várias existentes no cotidiano da sala de aula, e assim fazer com que suas atividades desenvolvidas junto aos educandos possam se transformar em algo prazeroso e mais favorável a aprendizagem.

José Evaldo de Vasconcelos
Coordenador Municipal de Ciências Humanas