quinta-feira, 1 de março de 2012

Reunião Ampliada dos Conselhos da Secretaria de Ação Social





Reunião Ampliada dos Conselhos da Secretaria de Assistência Social: CMDI - Conselho Municipal Dos Direitos Do Idoso, CMAS- Conselho Municipal Da Assistência Social e COMDICA- Conselho Municipal Dos Direitos Da Criança e do Adolescente, realizada em 01 de março do corrente ano, para fazer o calendário de capacitação dos conselheiros que acontecerá nos dias em março/12.

PROGRAMA MÚSICA NA ESCOLA EM 14 ESCOLAS PÚBLICAS DE CRUZ




Em fevereiro reinicia do Programa Música na Escola nas escolas da Rede Municipal de Ensino, este ano com muitas novidades: seis novas Salas de Música a mais que somadas as oito já existentes ano passado totalizam 14 salas de música pelo Município de Cruz. As salas estarão presentes nas comunidades de Solidão, Aroeira, Cavalo Bravo, Paraguai, uma segunda em Preá e na sede do Município na Cosntancia de Sousa Muniz. Com estes novos equipamentos espera-se atender diretamente 300 alunos a mais com as aulas de Violão Teclado, Coral e Grupo de Batuque, e neste ano outra novidade violino e flauta.

As reuniões com os professores já começaram e os professores já recebem informações sobre como fazer o trabalho pedagógico voltado para o cumprimento da Lei nacional do ensino da Música, entre professores junto a Coordenação de Cultura, Este ano conta ainda com mais uma novidade a adoção de uma apostila teórica de Apoio além de atividades diferenciadas para o professor, buscando fazer com que o trabalho possa trabalhar tanto a parte teórica como prática de nossos alunos.

O programa também traz em sua metodologia de trabalho os princípios educacionais e se baseia nos parâmetros curriculares nacionais para organizar suas tarefas e plano de ação. Destacam-se os seguintes:
  1. INCLUSÃO DE TODOS;
  1. CONSTRUÇÃO COLETIVA;
  1. RESPEITO À DIVERSIDADE;
  1. EDUCAÇÃO INTEGRAL;
  2. RUMO À AUTONOMIA.
  3. VALORIZAÇÃO DA CULTURA LOCAL

ATIVIDADES DIFERENCIADAS QUE DEVEM SER DESENVOLVIDAS
DURANTE O ANO LETIVO NO PROGRAMA
  • Entrevista com pessoas que participem da área da Música; Participação em programas de rádio (Rádio Comunitária ou Rádio Escola); Desenvolvimento de aulas teóricas e práticas de no máximo 20 minutos aplicadas por alunos do Programa Música na Escola em sua sala de aula do turno que estuda ou ainda em outras salas, combinadas anteriormente pelo Professor de Música no planejamento da escola;
  • Intercâmbio entre as escolas – acontece uma vez por semestres com no mínimo duas escolas e no máximo três onde os alunos de Programa Música na Escola trocam experiências aprendidas em outras escolas. As escolas que realizam essa parceria são as mais próximas uma das outras.
  • Projetos desenvolvidos em parceria – CULTURA NOS BAIRROS, LEITURA CONECTADA;


Por: Evaldo Vasconcelos