sexta-feira, 27 de março de 2009

Relatório - Projeto Música na Escola - Canema - Março 2009

EEF Filomena Martins dos Santos (Canema)
Projeto Música na Escola
Relatório
A princípio muitas dificuldades faram encontradas, como por exemplo novos alunos sem habilidades, uma grande quantidade de alunos “enferrujados”, um coral com novas vozes e etc...
Claro que tudo feito depois da seleção que os mesmos fizeram para serem contemplados com as vagas.
Tive trabalho na hora de partir para a aula prática, porém a teoria foi menos completa para aqueles alunos super motivados. Pois como a teoria musical requer muita atenção, acaba levando junto um pouco de motivação.
Tudo foi passado de método por método até chegar de fase em fase, para que o aluno conseguisse desenvolver na prática aquilo que já estaria vendo na parte teórica. Porém existe um probleminha. Nem todos os alunos são bons o bastante em relação ao ritmo ou acompanhamento do compasso. Isso torna mais difícil o ensinamento do professor de música, e é um caso existente em todas as escolas.
Na escola de canema a grande maioria dos novatos escolhidos para o curso de música, mostram um excelente ritmo. Acompanham a marcação do compasso, introduzem os acordes no tempo certo da música, e tem facilidade na absorção de conhecimento prático. Em outras palavras, nasceram para a música!
Provavelmente, se continuarmos assim, em junho, os alunos que estão hoje no nível I, pois não sendo mais os sem habilidades.
Voltarão a todo vapor no nível II, ou mesmo nível III. Dependendo da ocasião e do esforço de cada aluno, para que possamos mostra mais e mais resultados no projeto música na escola de canema.

Prof: Lidonildo Costa Pereira
Relatorio do Aluno
Este ano as aulas de música estão sendo bem proveitosas, pois o projeto de leitura esta influenciando várias pessoas a lerem.
No anos anterior o desempenho dos alunos era menor, pois não tinha a preocupação de sair, e hoje temos que ler 10 horas por mês para continuarmos no curso.
O projeto de música está abrindo portas para muita gente, pois além de influenciar a ler, ensina a tocar instrumentos musicais, e quem sabe um dia poderão serem grandes professores de música.
Aluno:
Alessandro Álison Vasconcelos
12 anos 8º ano B
Projeto Leitura Conectada
EEF Filomena Martins dos Santos
Relatório de Leitura
Este livro conta muitas histórias e lendas de povos antigos que necessitavam da natureza para sobreviver. A Mata Atlântica era considerada um grande reino cheio de biodiversidade.
As florestas para eles eram sagradas e de lá tiravam o seu sustento. Diziam os mais velhos que as pessoas e as plantas são como uma música, se sairmos do ritmos ela vai desandar.
Nas tribos indígenas o pajé era o encarregado de manter a tradição daquele povo, resgatando os costumes e a cultura. Quando alguém ficava doente o pajé chamava as árvores, pois eles acreditavam que as plantas e os seres vivos tem espirito e assim o curavam.
A história do livro das árvores nos deixa uma lição. Todos nós devemos nós conscientizarmos da importância dos seres vivos em nosso planeta. Por isso, devemos cuidar bem do meio ambiente.
Aluno:
Aílton Alan de Vasconcelos
9º ano

Relatórios - Projeto Música na Escola - Tucuns - Março de 2009

EEF Filomeno Freitas Vasconcelos (Tucuns)
Musica na Escola
Relatório

Este mês dei continuidade a revisão dos tons e músicas dos alunos que não tem instrumento em casa, e quem foi terminando passou a receber o material novo. Fiz a matrícula de alguns novatos e iniciei as atividades do coral Sopro de Esperança.
Foi implantado o Projeto Leitura Conectada junto com o Projeto Música na Escola,no qual é muito importante para o incentivo da leitura, onde as crianças podem vivenciar a magia dos livro, viajar no mundo das histórias, dos personagens e aprofundar mais seus conhecimentos sobre vários assuntos e algumas teorias do curso que eles participam.
Participei do planejamento junto com as professoras de arte, um momento muito bom, onde repassei o objetivo desta parceria professor de música com os de arte e mostrei os conteúdos do livro de arte - Série Link, livro sugerido no planejamento dos professores de música na biblioteca.
Apresentei a apostilha criada para o Projeto de Leitura, onde elas gostaram muito, acharam importante e querem trabalhar na sala. Pediram também como apoio um cd com músicas de vários stylos e épocas, distribui as fichas das figuras popular a Elaine, professora do quinto ano, para trabalhar com a turma.
Prof: Baltar Silva
Relatório de Alunos
No mês de Março, no coral estamos ensaiando para a missa da Páscoa, os ensaios acontecem de dois em dois sábado, ás nove horas da manhã. O coral no momento, é constituído por trinta e um alunos.
No curso de música os novatos fizeram aulas teóricas, os veteranos revisaram as músicas e os tons, e estamos participando do Projeto Leitura Conectada, onde devemos ler dez horas por mês para participar do curso, nós gostamos porque, além de aprender a tocar os instrumentos, nós aprendemos a gostar de ler e escrever.
Grupo:
Beatriz Iara Araújo 6° ano B 10 anos
Maria Erlany Silva 2° ano B 15 anos
Rita Tainara de Sousa 7° ano A 11 anos
Sávio Hércules Farias 7° ano A 11 anos
Raimundo do Carmo Filho 4° ano B 12 anos
Daniel Marcos do Nascimento 4° ano B 09 anos
Relatório de Alunos
No mês de Março, no começo do ano revisamos todas as músicas. No inicio do mês achamos legal o Projeto novo que surgiu. Que se chama Leitura Conectada.
Nele temos que ler livros para continuar no curso e no coral e temos também que ler para utilizar os computadores. Nós achamos esse projeto uma maneira de incentivar os alunos a ler.
No coral estamos ensaiando músicas novas para apresentar no dia da missa da Páscoa. No coral também recebemos uma noticia que vamos receber nossas novas fardas.
Maria Aparecida Ferreira Vasconcelos 7° ano A
Relatório de Alunos
No mês de março começou os cursos e os corais de todos as escolas públicas do Município de Cruz. No curso de música estamos trabalhando com as revisões de todas as notas musicais, e no coral estamos ensaiando para apresentar na missa da Páscoa. Estamos trabalhando com músicas de paz. E também estamos conhecendo músicas novas para apresentar no rádio. E também estamos apresentando vários exercícios para relaxar as cordas vocais.
Henrique 8° ano 16 anos
Rafael 8° ano 9 anos
Dimingos 7° ano 9 anos
Estudos de Textos
O Violão no Brasil
Resumo: Eu achei interessante a parte que o violão aranhou nome de vagabundagem por ser tocado por ritmos diferentes e também tinha uma briga com a viola.
A História do Violão
Resumo: eu achei importante nesse texto como surgiu o nome “violão”. Antes os Portugueses chamavam de viola, mas como esse nome era muito usado por todos, para não ficar por baixo, puseram no aumentativo e em vez de viola ficou violão.
As Pintas do Preá
Resumo: Saíram um, dois, três, enfim, saíram da toca seis preás e um falou: vamos brincar de uns pintar os outros, depois de todos pintados outro falou:vamos brincar de esconder, achavam todos menos um com pintas.
Mariana
Mariana era uma menina pequenina, abria a porta e dizia, bom dia, seus avós diziam que era uma menina mimada porque é criada com muito amor e era menina sapeca.

Relatórios - Março 2009 CEB Maria Pereira Brandão - Projeto Musica na Escola



Lucas, há um ano de curso, acompanha o Coral Fermata em apresentações. Para o aluno de música estes momentos são fundamentais ao desenvolvimento da maturidade neste aspecto: Concentração, segurança, dentre outros, são questões presentes 'na hora h'.


Iniciou no curso de violão em Fevereiro de 2008. Como já trazia consigo várias informações sobre o instrumento, seu crescimento foi inevitável, embora não tenha findado o ano no curso. Mas sua vontade de tocar, seu jeito pesquisador o leva a descobertas fantásticas ao longo das experiências vivenciadas. Os acordes dissonantes começam a entrar na sua harmonização e muitas 'coisinhas' de músico também, como trabalhar os baixos. Isso justifica sua agenda cumprida com o grupo em apresentações.


Como todo aluno em fase de amadurecimento musical sentiu-se atraído por outros instrumentos, inclusive decidiu aprender tocar teclado, alargando seu entendimento da musica. Compreende afinação vocal, boa execução, tempo. Enfim, é um garoto fantástico.


Cruz, 17 de Março.






CORAL FERMATA, UM CORAL DE INICIATIVA
Neste último dia 18 de Março, alunos do coral tomaram uma iniciativa bastante pertinente às suas próprias observações acerca da disciplina (no auditório, uma vez por semana), quando perceberam que a maioria dos alunos não sabiam ou não conheciam o hino de nossa cidade. Decidiram visitar as salas de aula do turno da manhã e ensinar esta criação de Nicodemos Araújo. Levaram cópias e Lucas Costa – aluno de música – para tocar. O presidente do Grêmio Manuel Adahyl Muniz, Nilson Filho, colaborou com a visita, apresentando os artistas e distribuindo a letra. O professor Vilamar alegrou-se com os cantores e tirou duvidas. A professora Socorro Marques também cantou olhando as cópias. Assim, terminada a visita, todos entoaram o Hino do Município de Cruz na disciplina seguinte (hoje) com mais segurança.



Professora Cleo Andrade
Cruz, 25 de Março de 2009.
_____________________________________________________________



No dia 18 de março de 09 alguns integrantes do coral Fermata reuniram-se no C.E.B. Maria Pereira Brandão e observaram a grande necessidade em questão da disciplina (quando todos os alunos de um turno se reúnem para cantar o hino do município). Eles (alunos) tinham grandíssima dificuldade para cantar ou mesmo não sabiam a letra do hino de nossa cidade. Nós Coralistas então decidimos tomar uma iniciativa, convidamos Lucas um aluno do curso de música e pegamos algumas copias da letra do hino, e fomos de sala em sala no turno da manhã para apresentar-lhes e depois cantamos junto aos alunos das classes para podermos constatar se eles realmente tinham aprendido.Fomos acompanhados pelo Presidente do Grêmio estudantil, Nilson Filho que nós apresentou para os alunos e distribui a letra. Sem contar com o apoio dos professores que nós ajudaram muito, participando e nós cedendo um pouco do seu tempo na sala de aula para que realizássemos tal feito. E graças a participação colaboração e boa vontade saiu tudo melhor que o previsto e agora constatamos que os alunos cantam bem melhor na disciplina.
Nilson Filho
Aluno de música e presidente do grêmio