segunda-feira, 25 de maio de 2009

Cinema na Comunidade em Monteiros




Relatório da EEF Joaquim José Monteiro
24 de abril de 2009


O projeto Cinema na Comunidade teve sua abertura, em nossa localidade, no dia 24 de abril na sede da Associação de Moradores, as 18:30h. Na abertura, tivemos algumas séries animadas da TV Escola, como “De onde vem?” e Caillow; o filme em cartaz foi “Diário de um motociclista”, que conta a história de Che Guevara, um argentino, filho de pais de classe média, que cursa o último período de medicina. Ele resolve sair com seu amigo, antes da conclusão do curso, pelo mundo numa motocicleta, com 23 anos de idade e apaixonado por uma jovem de classe média. Passa alguns dias com ela no início da viagem, porém não assume compromissos. Che Guevara, sofre de crise asmática, mas não desiste de lutar. Seu amigo sempre lhe dá apoio lhe ajudando em suas crises. Continuam a viagem por estradas ruins, com poucos recursos, passam por muitas dificuldades. Che Guevar é um jovem de princípios inquestionáveis e que gosta de aventuras; durante sua viagem de exploração pelo Chile e pelo Peru, conhece a dura realidade das classes menos favorecidas, no Chile as doenças e a falta de recursos, deixa Che entristecido e seu amigo também. Após muitos dias dessa longa jornada, chegam a cidade onde procuram um amigo que lhes dá abrigo e emprego no hospital local, na área de leprosos, maior interesse de Che como médico, demonstrando também por seu companheiro de viagem.
Entre muitas de suas qualidades existe uma interessante: Che não sabe mentir, e quando questionado sobre o livro que o médico tinha feito, ele dando seu ponto de vista sincero, desagrada o mesmo. Antes ele já havia arranjado um novo trabalho numa ilha próxima a São Paulo, um lugar que tem uma comunidade de leprosos em tratamento, e já em adiantado processo da doença. O local fica entre o rio e o hospital e possui muitas regras impostas pelas freiras que cuidam do local. Regras essas que eles não a cumprem pois sabiam que os pacientes em tratamento não havia perigo de transmissão, atitude admirado pelos doentes e que deixa bravas as irmãs acostumadas com aquele tratamento. Logo eles se introduzem com sua maneira espontânea e constroem verdadeiras relações de amizade e passam a incentivá-los a jogar futebol e se envolverem em alguma forma de ocupação. Depois de determinado tempo passado cada um segue seus ideias se separando. Che, ao se envolver com estes ideais acaba morrendo. Seu amigo cuida para seu nome e que seus sonhos não sejam esquecidos.
O filme foi excelente! Todas as pessoas presentes gostaram, pois o ambiente escolhido deixou tranparecer realmente um local de um cinema, escurinho e regado a pipoca e refrigerante. E a mensagem do filme de que devemos lutar por nossos sonhos, foi marcante.

Aline Cristina Vasconcelos
Diretora da EEF Joaquim José Monteiro