domingo, 23 de novembro de 2008

III Concurso de Produção Textual da Semana de Emancipação Municipal

O III Concurso de Produção Textual da Semana de Emancipação Municipal em Homenagem aos 22 anos de fundação da Biblioteca Pública Municipal, com o tema História dos Locais, acontece em todas as 23 escolas Municipais de Cruz em apenas um nível (6º ao 9º ano) envolvendo aproximadamente 23 coordenadores, 46 professores, 700 alunos do Ensino Fundamental.É baseado este ano no Gênero Memórias do Programa Escrevendo o Futuro 2008 do Banco Itaú, tendo como suporte de entrevistas as fichas do Mapeamento Cultural 2006 do Selo UNICEF. O Trabalho começou com o lançamento do Concurso em reunião com todos os Diretores no mês de outubro e no Mês de novembro, mas especificamente no dia 19, prazo para entrega dos nomes dos candidatos juntamente com suas produções textuais, pré-selecionados nas escolas, vem trazendo informações de grande interesse das comunidades e resgata memórias dos mais velhos de uma riqueza cultural inigualável.

Confira um pequeno trecho selecionado pela Coordenação do Concurso do aluno Rodrigo Ézimo Sousa Nascimento, da EEF Santa Cecilia, do 6º ano de Aroeira, interior de Cruz, baseado na história de um antigo morador da comunidade
“...Nesse tempo era as coisas eram muito difíceis e não tinha nenhuma mercearia por perto para comprar um simples maço de fósforo. Para comprar esse objeto, por exemplo, era preciso ir a lugares muito longe..., quando chegavam da viagem cansativa usavam o fósforo por mais de cinco meses e quando a caixinha estava quase vazia iam no mato e cortavam um pé de catingueira, acendiam o fósforo na madeira, a brasa durava quase uma semana, mas cuidando sempre, abanando para não apagar de vez”.

Na segunda fase do Concurso, alunos escolhidos pelas escolas, vem a Secretaria de Educação no dia 28 de novembro de 2008, para realizar nova produção textual, baseada nas suas pesquisas realizadas. Esta será agora selecionada por uma comissão especialmente selecionada para a ocasião onde serão averiguados tópicos também seguindo a orientação do Programa escrevendo o futuro para a avaliação dos textos.

Na fase final os três primeiros textos selecionados serão divulgados por meio de internet – site de Cruz , blog da biblioteca e blog do Selo UNICEF, além da Rádio Comunitária seis de Abril. Estes serão convidados por telefone ou correspondência interna da Secretaria de Educação e Cultura de Cruz para dia 13/01/2009, participarem da entrega de premiações no 22º aniversário de fundação da Biblioteca Pública Municipal de Cruz.