quarta-feira, 13 de maio de 2015

PETECA NAS ESCOLAS MUNICIPAIS


O Prefeito Municipal de Cruz, Odair José Mendes Vasconcelos, juntamente com o Secretario da Educação Pedro Fernandes Medeiros aderiram ao Programa de Erradicação Contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (PETECA) no ano de 2013. O foco principal desta adesão foi sensibilizar a comunidade cruzense sobre a problemática do trabalho infantil no município, que conforme pesquisa realizada pelo IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, em 2010, o município foi indicado como segundo lugar em trabalho infantil do Estado do Ceará. 
 
A gestão preocupada com total de 1035 crianças e adolescentes trabalhando, conforme divulgou a pesquisa do IBGE, articulou-se juntamente com Secretária da Educação, Saúde e Assistência Social, resolvendo criar uma coordenação do programa na Secretária da Educação que pudesse acompanhar a situação antes mencionada. Foram realizadas oficinas em 2013, 2014 e 2015 para gestores e educadores com o objetivo de fortalecer e expandir o trabalho do PETECA na escola. No último diagnóstico realizado em 2014 nas 23 escolas municipais, foram avaliados 2.244 (alunos do 5º ao 9º ano) da rede municipal e 498 alunos da rede estadual do 1º ao 3º ano médio, em geral foram avaliados pelo diagnóstico oferecido pelo Estado 2.742 sendo que 2.455 não trabalham e apenas 287 divulgaram que exercem algum tipo de atividade. 
 
No último dia 17 de abril do corrente ano aconteceu o “I Dia D do PETECA”, nas escolas municipais, as quais realizaram atividades diversas sobre: o prejuízo do trabalho infantil para a educação e para saúde,o direito de vivenciar a infância e o sistema de garantia de direito, no momento de estudo aconteceu o planejamento para o ano letivo e a divulgação do filme “Você viu Rosinha” o qual é considerado marco oficial do projeto em nível Estadual. 
 
Afirmo que o município de Cruz em especial a Secretaria da Educação e demais parceiros vem fortalecendo a política de proteção ao menor trabalhando incansavelmente de forma articulada e planejada, sobre orientação recebida pela coordenação do Programa no Estado, cujo principal articulador é o senhor Antônio de Oliveira Lima -Procurador – Chefe do Ministério Público do Trabalho, no Ceará - Gerente Nacional do Projeto MPT na Escola/Peteca.

Cruz, 13 de maio de 2015.


Coordenadora Municipal do PETECA : Professora Valdirene Cruz