RELATÓRIO DA TEMÁTICA AFRO-BRASILEIRA
PROFESSORA: LEIANE
NASCIMENTO
Escola: E.E.F.
Macário José de Farias DATA: 16.05.15
Tema: Abolição da
escravatura no Ceará
Objetivo:
Reconhecer os principais aspectos responsáveis pela abolição da escravatura;
Reconhecer a cultura que nos foi deixada pelos negros.
Introdução:
No dia 25 de
março de 1884 a escravatura no Ceará foi abolida, quatro anos antes de ter
acontecido no Brasil, um dos principais lideres de luta por essa abolição foi o
Francisco José do Nascimento, mais conhecido como Dragão do Mar, era um
jangadeiro, que é famoso pela frase: no porto do Ceará não se embarcam mais
escravos, sabemos que a abolição no nosso estado não foi algo que aconteceu por
naturalidade e sim porque aos poucos não conseguiram mais sustentar essa
escravidão, o fim da escravatura, porém, não melhora a condição
social e econômica dos ex-escravos. Sem formação escolar nem profissão
definida, para a maioria deles a simples emancipação jurídica não muda sua
condição subalterna, muito menos ajuda a promover sua cidadania ou ascensão
social.
Metodologia:
Ao preparar a aula para trabalhar a cultura afro-brasileira
(abolição da escravatura no Ceará) Iniciei as aulas nas quatro turmas da mesma
forma,primeiro coloquei um vídeo sobre a forma como os escravos eram trazidos:
tráfico negreiro e outro que fala sobre a escravidão no Ceará, como era a vida
deles, em que trabalhavam, e mostrei também um vídeo sobre o museu da senzala
de Redenção no Ceará, fiz também algumas perguntas orais como por exemplo: se
sabiam o que era comemorado no dia 25 de março, se sabiam como eram as
condições de vida dos escravos e diversas outras para instigar o interesse e
participação dos alunos, fiz um estudo pausado dos vídeos, fazendo discussões
juntamente com os alunos.
Ao finalizar a
aula pedi que elaborassem algumas atividades em casa para que pudéssemos
apresentar para toda a escola os trabalhos realizados com o tema, ficaram super
empolgados em realizar, as turmas se uniram uma com as outras (8º ano A e B; 9º
ano A e B) foram apresentados danças, poesias, cartazes e texto.
Avaliação e conclusão:
A aula foi muito proveitosa, senti que os alunos se
interessaram pelo tema e ficaram entusiasmado em participar das atividades, até
mesmo alunos que muitas vezes não gostam de se apresentar, é um assunto muito
bom de se trabalhar, por que a partir do estudo desse tema podemos ter
conhecimento e reconhecimento da nossa cultura afro-brasileira, afinal de
contas nós brasileiros somos uma miscigenação de culturas seja ela negra,
indígena, branca...espero que tenha contribuído na construção do conhecimento
desses alunos acerca dessa cultura.