sábado, 16 de maio de 2015

25 de Março - Pitombeiras



RELATÓRIO DA TEMÁTICA AFRO-BRASILEIRA
PROFESSORA: LEIANE NASCIMENTO     
Escola: E.E.F. Macário José de Farias                                       DATA: 16.05.15
Tema: Abolição da escravatura no Ceará
Objetivo: Reconhecer os principais aspectos responsáveis pela abolição da escravatura;
Reconhecer a cultura que nos foi deixada pelos negros.
Introdução:  No dia 25 de março de 1884 a escravatura no Ceará foi abolida, quatro anos antes de ter acontecido no Brasil, um dos principais lideres de luta por essa abolição foi o Francisco José do Nascimento, mais conhecido como Dragão do Mar, era um jangadeiro, que é famoso pela frase: no porto do Ceará não se embarcam mais escravos, sabemos que a abolição no nosso estado não foi algo que aconteceu por naturalidade e sim porque aos poucos não conseguiram mais sustentar essa escravidão, o fim da escravatura, porém, não melhora a condição social e econômica dos ex-escravos. Sem formação escolar nem profissão definida, para a maioria deles a simples emancipação jurídica não muda sua condição subalterna, muito menos ajuda a promover sua cidadania ou ascensão social.

Metodologia:
        Ao preparar a aula para trabalhar a cultura afro-brasileira (abolição da escravatura no Ceará) Iniciei as aulas nas quatro turmas da mesma forma,primeiro coloquei um vídeo sobre a forma como os escravos eram trazidos: tráfico negreiro e outro que fala sobre a escravidão no Ceará, como era a vida deles, em que trabalhavam, e mostrei também um vídeo sobre o museu da senzala de Redenção no Ceará, fiz também algumas perguntas orais como por exemplo: se sabiam o que era comemorado no dia 25 de março, se sabiam como eram as condições de vida dos escravos e diversas outras para instigar o interesse e participação dos alunos, fiz um estudo pausado dos vídeos, fazendo discussões juntamente com os alunos.
       Ao finalizar a aula pedi que elaborassem algumas atividades em casa para que pudéssemos apresentar para toda a escola os trabalhos realizados com o tema, ficaram super empolgados em realizar, as turmas se uniram uma com as outras (8º ano A e B; 9º ano A e B) foram apresentados danças, poesias, cartazes e texto.
     
Avaliação e conclusão:
       A aula foi muito proveitosa, senti que os alunos se interessaram pelo tema e ficaram entusiasmado em participar das atividades, até mesmo alunos que muitas vezes não gostam de se apresentar, é um assunto muito bom de se trabalhar, por que a partir do estudo desse tema podemos ter conhecimento e reconhecimento da nossa cultura afro-brasileira, afinal de contas nós brasileiros somos uma miscigenação de culturas seja ela negra, indígena, branca...espero que tenha contribuído na construção do conhecimento desses alunos acerca dessa cultura.