sexta-feira, 9 de maio de 2008

Pauta da reunião do dia 30 de abril de 2008.


No dia 30 de abril de 2008,ás 10:00 horas da manhã aconteceu na escola de EEF Filomena Martins dos Santos(canema) uma reunião para os professores e funcionários da escola sobre o SELO UNICEF, para decidirmos quais professores iriam ficar com cada tema.

A mesma reunião aconteceu ás 4:00 horas da tarde do mesmo dia, para também decidirmos quais professores iriam ficar com cada tema.
Os que ficaram para trabalhar o meu tema a cultura e Identidade Afro-Brasileira e Indígena. Foram as professoras Aurilene e Marcela. Essas são as professoras que irão trabalhar comigo na conquista do SELO UNICEF edição 2008.

Janaina kelly Ramos
12 anos - série:8°anoB
EEF Filomena Martins dos Santos(Canema)
Cruz-Ce
09/05/08

Educação para Convivência para com o Semi-Árido - Canema


Estivemos reunidos dia 17 de abril de 2008, eu Elane e as três mobilizadoras Janaina, Renata, Alaine , passamos em todas as salas para escolher 40 alunos para formar a equipe a qual trabalharíamos juntos os temas escolhidos para ediçao UNICEF 2008. Em seguida houve uma reunião no auditório da escola onde foi apresentado aos demais alunos o GT de cada mobilizadora.

o grupo GT que vai trabalhar o tema: EDUCAÇÃO PARA CONVIVENCIA NO SEMI-ÁRIDO são:
ELIANA
MAIARA
ANA PAULA
MAIANE
ALEXANDRE
EDJANE
PRISCILLA
MARIA HELENA
JUNIOR
KELIO.

Enfim foi muito legal, pois todos são meus colegas.

TEMA: Educação para Convivência com o Semi-Árido
Elane Cristina Aráújo
12 anos série - 8º Ano A
Escola de Ensino Fundamenatal Filomena Martins dos Santos

Relatório do Encontro do dia 24/03/08


No dia 24 de abril de 2008 houve uma reunião com todos os alunos e professores para a formação das equipes de trabalho da escola sobre os quatro temas os quais são: Cultura e Identidade Afro- Brasileira e Indigena, Esporte e Cidadania; Participação Politica e Orçamento Público e Educação e a Convivência com o Semi-Àrido. A minha equipe de trabalho que faz parte da temática Cultura e Identidade Afro- Brasileira e Indígena são os alunos e alunas:
Luana
Laira,
Janaelia
Cristina,
Genilson
Jaqueline
Magno
Natália
Antônia
Carolina.

Somos conscientes que para ganhar o SELO UNICEF edição 2008 é preciso de muita mobilização e compreensão não somente na escola mais na comunidade. Para conseguirmos o Selo UNICEF 2008 é preciso que as crianças e adolescentes estejam informados

Vamos lá são nossos direitos que estão em jogo.

Janaina Kelly Ramos
12 anos - Série - 8º Ano B
EEF Filomena Martins dos Santos
Cruz- Ceara- 09/05/08

Educação para Convivência com o SEMI-ÁRIDO

O nosso planeta está sendo destruido graças as ações do próprio ser humano.O semi-árido que contribui bastante para que nosso planeta se densenvolva e fique mais belo, está cada dia mais devastado. As queimadas dão uma grande contribuição para o sumiço do mesmo. A conscientização deve ser feita por todos nós.
Amanda Vasconcelos Nascimento
8º Ano - 13 anos - Semi-árido
C.E.B.Maria Pereira Brandão
Cruz-CE
09 de maio de 2008

Produção Textual - Lagoa Salgada.


A escola é boa , tem cantina , cadeiras, pátio para as crianças brincarem,um pequeno espaço. A escola é muito importante para mim. Eu acho que a escola precisa de uma quadra de esporte para melhorar o nosso lazer.

Acima uma foto das crianças fazendo pesquisa de campo na horta.
Maria Luciana Lima
2º ano - 7 anos
Tema: Semi-Árido
E.E.F.Raimunda Elvira Brandão
Lagoa salgada
Cruz-ce
09/05/2008

Pesquisa sobre CAPOEIRA - Escola de Tucuns

A CAPOEIRA é uma expressão cultural que mistura,luta, dança, cultura popular, música.
Desenvolvida por escravos africanos trazidos ao Brasil e seus descendentes,é caracterizada por movimentos ligeiros,ágeis e complexos, utilizando os pés, as mãos e elementos ginástico-acrobático.Uma característica que a distingue de outras lutas é o fato de ser acompanhada por música.
A palavra Capoeira tem alguns significados, um dos quais refere-se as áreas de mata rasteira do interior do Brasil. Foi sugerido que a capoeira obteve nome a partir dos locais que cercavam as grandes propriedades rurais de base escravocrata.
Durante o século XVI , Portugal enviou escravos para a América do Sul, provenientes da África Ocidental.O Brasil foi o maior receptor da migração de escravos, com 42% de todos os escravos enviados através do Atlântico. Os seguintes povos foram os que mais frequentemente eram vendidos no Brasil: grupo sudanês dos pocos Malesi e Hausa, e o grupo bando (incluindo os kongos, os kimbudos e os kasanjes) de Angola, Congo e Moçambique.
Os negros trouxeram consigo para o Novo Mundo as suas tradições culturais e religião. A homegeneização dos povos africanos sob a opressão da escravatura foi o catalisador da capoeira. A capoeira foi desenvolvida pelos escravos do Brasil como forma de resistir aos seus opressores, pratica em segredo a sua arte, transmitir a sua cultura e melhorar o seu moral. Há registros da prática da capoeira nos séculos XVIII e XIX nas cidades de Salvador, Rio de Janeiro e Recife, porém durante anos a capoeira foi considerada subversiva, sua prática era proibida e duramente reprimida. Devido a essa repressão, a capoeira praticamente se extinguiu no Rio de Janeiro, onde os grupos de capoeiristas eram conhecidos como maltas, e em Recife, onde segundo alguns a capoeira, estilo que passou a ser conhecido como Regional. Em contraponto, Mestre Pastinha pregava a tradição da capoeira com um jogo matreiro, de disfarce e ludibriação, estilo que passou a ser conhecido como Angola. Da dedicação desses dois grandes mestres, a capoeira deixou de ser marginalizada, e se espalhou da Bahia para todos os estados brasileiros.
Sávio Hércules Farias
10 anos - 6° ano
tema: Cultura Afro-Brasileira e Indígena
EEF Filomeno Freitas Vasconcelos
Cruz-CE
09 de Maio de 2008.